Trabalhar para Deus

Trabalhar para Deus é  prioridade para quem foi chamado para ser herdeiro do reino de Deus. Esse termo pode soar de varias formas diferentes, dependendo da intenção, fé e amor que se tem para com o Senhor.

trabalhar para Deus
Trabalhar para Deus- o que a biblia diz

Alguns consideram que trabalhar para Deus é fazer menção de seus feitos registrados na Bíblia ou contar milagres relatados por pessoas que foram abençoadas.

Outros consideram o cuidado com os pobres, o amparo aos vulneráveis, a ajuda prestada aos enfermos, e toda sorte de boas obras, como forma de realizar algo, do qual seja digno de uma recompensa, ou salário vindo das mãos do Todo Poderoso!

Mas, o que realmente significa trabalhar para Deus? É o que descobriremos juntos no decorrer deste texto, quer vir com a gente ?

Trabalhar para Deus : A contratação

 A Bíblia nos conta algo interessante no evangelho de São Mateus capitulo 20, vamos ler?

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.

E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.

Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?

Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.

E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.

E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.

trabalhadores
Trabalhadores

E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga do dia.

Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?

Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Mateus 20:1-16

Trabalhar para Deus – Chamados ou escolhidos

O que desperta em você o relato acima? Nos dias de hoje acontece o mesmo?  Dificilmente não acha? Mas, no reino de Deus acontece diferente, pois a avaliação do Senhor não é feita conforme os homens pensam.

Todos são chamados a fazerem o bem, cuidar do próximo, ser bom pai, bom filho, amigo, irmão. Mas, infelizmente, poucos realizam a vontade de Deus esperando receber na eternidade.

Muitos desejam que seu trabalho seja reconhecido aqui, nessa vida, quando ainda se julgam dignos de bençãos maiores, pois se sacrificam mais, ofertam em maior quantidade, realizam boas obras mais que outros.

No entanto, a parábola do jornaleiro, mostra que Deus não nos recompensa visando a quantidade, mas, ele busca a qualidade, o amor, a dedicação no trabalho que esta sendo feito para ele!

Se fosse você o dono de uma grande empresa com milhares de funcionários, todos contratados para produzir peças de roupas. Imagine que seus colaboradores receberam todos o mesmo trabalho, mas, a qualidade de suas produções fossem diferentes.

Suponhamos que decida presentear uma celebridade a qual tem grande admiração com uma peça exclusiva produzida em sua fábrica.

Você pegaria qualquer funcionario para fabricar a peça especial, sabendo que a qualidade entre eles se difere, ou escolheria o melhor para realizar essa tarefa?

As intenções do coração são esquadrinhadas pelo Rei, e embora não faça acepção de pessoas, as obras são vistas com diferenças diante dele. Ele sabe quando realizamos o trabalho com dedicação e quando o burlamos.

Um dia, o qual não está distante, vai chegar o momento do acerto… Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

Nossa vida e intelecto tornou-se a maior ferramenta que possuímos desde que nascemos. A forma de mostrar que amamos a Deus e trabalhamos para o reino de Deus com verdade, será vista na forma como agimos em relação ao próximo.

semeadores

Da forma que tratamos ao irmão, nossa conduta moral e espiritual mostrará se fomos apenas chamados e vivemos um cristianismo de fachada, ou somos realmente produtores da peça escolhida pelo Rei.

Trabalhar para Deus – Como agir com dignidade

A obediência e uma qualidade a qual a maioria dos empresários esperam de seus funcionários. Ele sabe que a fidelidade daqueles que o servem faz com que seus negócios fiquem protegidos.

Com Deus não é diferente. Ele espera que nos mantenhamos leais a sua vontade, e o apostolo Paulo, fez questão de destacar: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.”

 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. E para complementar ele orienta aos trabalhadores do reino de Deus:

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

 Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.

Paulo ainda faz questão de chamar nossa atenção, a fim de que durante nossa jornada, mantenhamos a honestidade, livre de confusões e trabalhando sempre. Isso se aplica tanto na vida física quanto ao serviço espiritual, portanto reforça:

E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;

Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.

Trabalhar para Deus – Anunciar o evangelho

Trabalhar para Deus é ter o cuidado de anunciar sua Palavra, pois ela consegue convencer as pessoas de tomarem as decisões certas, desistirem das vinganças, serem mais amorosas e compreensivas… Enfim, as últimas ordens que Jesus nos deu antes de subir ao Pai, após sua ressurreição, foi a de trabalhar para o crescimento do reino de Deus:  

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Ou ainda na versão de Marcos 16:15

pregador
Anunciador de boas novas

 “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Deus quer que o homem esqueça as brigas e divisões e amem mais a si mesmo e ao próximo:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Embora as boas obras sejam um requisito para quem se diz pertencer a família de Deus, elas sozinha não nos justificam, nem garantem nossa salvação. Para nos tornarmos justo, precisamos crer verdadeiramente que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Como trabalhadores do reino de Deus, precisamos proclamar as boas novas!Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Portanto, seja na vida secular ou espiritual, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens

Trabalhar para Deus- Compromisso e lealdade

Trabalhar para Deus será sempre gratificante. Portanto, prossigamos, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Não devemos esperar recompensas só nessa vida pelo fato de estarmos servindo a Deus. Ele não prometeu que ficaríamos livre de problemas, mas sim de estar conosco quando as lutas vierem, escrito está: Não te deixarei nem te desampararei. E para termos garantia de sua companhia precisamos seguir os conselhos de Paulo que disse:

 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Fim

Trabalhar para Deus será sempre compensador acredite! Se você está gostando das mensagens do reino de Deus e deseja ler mais, continue conosco, traremos muito mais mensagens para você!

Como trabalhadores de Cristo desejamos que você entenda o quanto ele te ama e deseja que também faça parte de sua seara , portanto:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Um abraço e até  breve!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20