in

Deuses Brasileiros

Deuses Brasileiros 1

Você conhece os Deuses Brasileiros? Neste post você encontrará uma lista com Deuses Brasileiros. Abaixo estarão descritas as características, sua principal lenda, os nomes e os principais poderes dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Deuses Brasileiros

A mitologia indígena brasileira é pouco difundida ao redor do mundo quando comparada com as mitologias grega, romana, egípcia e nórdica, mas é tão rica quanto. Ela se baseia principalmente nas crenças tupi-guarani, que explicavam os fenômenos da natureza e as características humanas através de seus deuses.

deuses-brasileirosEntretanto, além dos deuses brasileiros (indígenas) que serão descritos a seguir, a cultura tupi-guarani é extremamente rica em criaturas místicas e lendas, que fazem parte do folclore brasileiro, tais como saci, boitatá, curupira, etc. Tais traços culturais complementam as histórias passadas de geração em geração através dos tempos e enriquecem ainda mais esse universo fantástico.

À nível religioso, os povos indígenas brasileiros são, em sua maioria, politeístas e tem, entre suas crenças, o xamanismo (representado pelo pajé na cultura tupi-guarani) que lida com as conexões entre os seres vivos, a natureza e o mundo dos vivos e dos mortos. Abaixo você vai encontrar um pouco sobre a cultura e religião desse povo, de forma a aprender uma pouco mais sobre seus deuses, principais lendas e características. Algumas lendas apresentarão contradições entre si, mas isso se deve principalmente ao fato de que as lendas são oriundas de várias tribos distintas.

Nhanderuvuçu – Deus Supremo

É considerado o Deus Supremo na mitologia tupi-guarani. Não tem forma física, sendo representado pela energia primordial.

Lenda de Nhanderuvuçu

Diz a lenda que Nhanderuvuçu criou tudo que existe. Criou os mares, a terra e os animais e colocou estrelas no céu para enfeitá-lo. Para povoar o mundo que criou, Nhanderuvuçu decidiu modelar duas estátuas a partir da argila: o primeiro homem (Rupave) e a primeira mulher (Cypave). Quando satisfeito, soprou vida dentro delas. No seu sopro, o bem e o mal foram liberados.

sunrise 1756274 1920

Poderes

Criação

Parentesco

Pai de todos os seres

Tupã – Deus do Trovão

Algumas vezes, confundido com Nhanderuvuçu, Tupã é uma entidade mitológica indígena considerada o mensageiro de Tupã. Ele é representado pelo som do trovão.

Lenda de Tupã

Diz a lenda que apesar de a Nhanderuvuçu ser o responsável pela criação dos homens, Tupã, como seu mensageiro foi quem desceu à Terra para realizar o desejo do Deus criador. Por esse motivo, ainda hoje, todos os atos realizados por Nhanderuvuçu são atribuídos dos a Tupã.

lenda-de-tupa

Poderes

Controla tempestades, raios e trovões

Parentesco

Casado com Jaci

Guaraci – Deus do sol e do fogo

Guaraci, deus do sol e do fogo, é o representante e protetor de todas as criaturas durante o dia.

Lenda de Guaraci

Diz a lenda que Guaraci, o deus do Sol, um dia cansou-se de seu ofício e dormiu. Quando isso aconteceu o mundo caiu em trevas. Para iluminar a escuridão durante esse período Tupã criou Jaci, deusa da lua, que iluminaria a terra enquanto Guaraci dormia. Bela como a lua, Guaraci, ao despertar, não resistiu aos seus encantos e se apaixonou por ela. Infelizmente, quando ele abria os olhos para admirar a Jaci, ela sempre desaparecia. Então ele criou Ruda, o Amor e seu mensageiro, para que ele pudesse dizer a Jaci o quanto ele a amava, e as estrelas, para que ela nunca estivesse sozinha.

lenda-de-guaraci

Poderes

Controla o sol, o dia e o fogo

Parentesco

Amante de Jaci

Jaci – Deusa da lua e da noite

Considerada a deusa da lua e da noite, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução, Jaci é uma das principais entidades entre os deuses brasileiros.

Lenda de Jaci

Diz a lenda que Naiá era uma índia que todas as noites ia em busca da lua. Em uma dessas noites resolveu descansar à beira de um lago. Quando acordou se surpreendeu pois percebeu pela primeira vez o reflexo da lua nas águas do lago. Inocente, pensou que a lua havia descido do céu para banhar-se. Sem hesitar Naiá atirou-se no lago para conseguir chegar mais perto da lua, porém acabou se afogando. Jaci, deusa da lua, vendo o sacrifício de Naiá, se apiedou e a transformou em uma estrela especial que não pertenceria aos céus mas sim às águas: A Vitória-Régia.

lenda-de-jaci

Poderes

Controla a lua e a noite 

Parentesco

Casada com Tupã
Amante de Guaraci

Yorixiriamori – Deus dos Índios Ianomâmis (Deus Pássaro)

Considerado um Deus por enfeitiçar as mulheres com sua voz e beleza, é uma entidade mitológica dos índios Ianomâmis.

Lenda de Yorixiriamori

Diz a lenda que Yorixiriamori tinha o poder de encantar, com o seu charme e belo canto, todas as mulheres com quem encontrava. Devido a isso ele acabou ganhando o ódio dos homens, que o atacaram Para fugir da fúria de seus perseguidores ele se transformou em pássaro e deixou a Terra.

phoenix 500469 1920

Poderes

Canto

Parentesco

Não possui

Anhangá – Deus das regiões infernais e protetor dos animais

Considerado o inimigo de Tupã, Anhangá é o deus dos mortos e das regiões infernais na mitologia dos deuses brasileiros. Por ser protetor dos animais, tem a capacidade de se transformar em cada um deles. Normalmente aparece sob a forma de um veado.

Lenda de Anhangá

Diz a lenda que Anhangá, apesar de ser sempre relacionado à morte, era, principalmente, um protetor das matas, rios e animais selvagens. Ele costumava punir caçadores que maltratavam ou matavam animais na floresta.

lenda-de-anhanga

Poderes

Metamorfose e controle do mundo dos mortos

Parentesco

Não possui

Ceuci – Deusa das moradias, das lavouras e mão protetora

Tida como a mãe protetora, Ceuci recebeu esse titulo por causa do seu filho, Jurupari, a quem concebeu por ter comido um fruto proibido.

Lenda de Ceuci

Diz a lenda que Ceuci comeu os frutos da cucura, que é uma árvore da Amazônia que dá frutos em cachos como as uvas – frutos proibidos para mulheres em período fértil. Enquanto comia, o suco da fruta escorreu pelo seu corpo e encostou em suas partes intimas. Algum tempo depois ela percebeu que estava grávida. Indignação assolou sua tribo e, como resultado, ela foi banida. Longe da tribo ela teve seu filho: o Jurupari. Mais tarde, pelas mãos de seu filho ela viria a se tornar uma estrela na constelação de Plêiades.

Deuses Brasileiros 2

Poderes

Controla as lavrouras e protege as moradias

Parentesco

Mãe de Jurupari

Akuanduba – Deus dos Índios Arara (O flautista)

Akuanduba era um deus que adorava tocar sua flauta para promover ordem e harmonia no mundo.

Lenda de Akuanduba

Diz a lenda que no inicio dos tempos os humanos viviam no céu felizes e em harmonia com o auxilio da flauta de Akuanduba, porém, certa vez, houve uma grande briga e nem sua flauta foi suficiente para trazer a paz. Com a briga o céu se rompeu e os humanos despencaram para a Terra, nas águas de um rio. Muitos morreram afogados, mas os que sobreviveram passaram a povoar a Terra.

whistle 924346 1920

Poderes

O som harmonioso de sua flauta que trazia ordem e paz

Parentesco

Não possui

Wanadi – Deus dos Índios Iecuanas

Nascido do sol e da lua, Wanadi era adorado pelos índios  Iecuanas.

Lenda de Wanadi

Diz a lenda que O Sol criou três seres para povoar o mundo. Contudo, os dois primeiros não deram certo e acabaram se transformando nos males do mundo (fome, doenças, etc.). O terceiro no entanto, foi um sucesso e concluiu o evento da criação: Wanadi.

fantasy 2861107 1920

Poderes

Repartir a beleza, a bondade e a alegria

Parentesco

Irmão da maldade e da fome
Filho do Sol e da Lua

Yebá Beló – Deusa da Criação

Conhecida como “A mulher que apareceu do nada”, Yebá Beló é entendida como a desusa da criação na mitologia dos deuses brasileiros.

Lenda de Yebá Beló

Diz a lenda que Yebá Beló  é a responsável pela criação da humanidade segundo os índios Dessanas. Ela criava os homens e mulheres a partir das folhas de coca que mastigava.

lenda-de-yeba-belo

Poderes

Criava homens e mulheres ao mastigar folhas de coca

Parentesco

Considerada mãe dos homens e mulheres

Sumé – Deus das Leis e Regras

Sumé é um deus misterioso dotado de poderes extraordinários e sabedoria infinita.

Lenda de Sumé

Diz a lenda que Sumé é uma antiga entidade que transmitiu vários conhecimentos aos índios, tais como fogo, agricultura e como cozinhar a mandioca. Ele teria aparecido entre os índios antes da chegada dos portugueses para passar sua sabedoria e teria partido, caminhando nas águas do mar.

manioc 892517 1920

Poderes

Abrandar chuvas e secas, dominar as ondas do mar e controlar os animais ferozes

Parentesco

Não possui

Fim do Artigo Sobre Deuses Brasileiros

Bom, aqui termina a lista Deuses Brasileiros. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!

projeto sem titulo 1 1

Datas Comemorativas de Outubro – Atividades e Projetos

Vídeo: Filósofos - Sidarta Gautama

Vídeo: Filósofos – Sidarta Gautama