Deuses Chineses

0

Você conhece os Deuses Chineses?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Deuses Chineses. Abaixo estarão descritas as lendas, os nomes e as principais características dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Deuses Chineses

Com vasta extensão territorial e um grande número de habitantes, sendo considerado o país mais populoso do planeta, a China tem origem milenar a altamente complexa. Atualmente, dentre inúmeras características, é considerado um país capitalista e uma das maiores potências mundiais.

deuses-chineses

Com relação a sua cultura e costumes, a China é um país extremamente rico, contudo, alguns aspectos dessa cultura acabam sendo limitados devido ao governo atual, como é o caso da liberdade religiosa. As três religiões adotadas no país são o budismo, o confucionismo e o taoísmo. Seus deuses, os quais serão descritos abaixo, são essencialmente figuras históricas que se mostraram excepcionais em vida e divindades fantásticas relacionadas aos mitos da origem do universo e da criação.

PANKU

Pan ku é o deus criador do universo, é o responsável por sustentar as duas partes o Yin que, por ser mais pesado formou a terra e o Yang por ser mais leve formou o céu. Panku permaneceu sustentando eles por 18 mil anos e depois descansou. As partes do seu corpo deram origem a tudo que há.Sua respiração tornou-se o vento, sua voz, o trovão, seu olho esquerdo o Sol, seu olho direito a Lua, seu corpo transformou-se nas montanhas, seu sangue formou os rios, sua barba as mudas e arbustos, seus pelos, as florestas, sua pele, o chão e seus ossos os minerais.

Lenda

Diz a lenda que no princípio não existia nada além do Vazio. A partir desse Vazio foi foi criado um ovo negro contendo em seu interior Panku, Yin e Yang, coexistindo. Após ser chocado por 18 mil anos, Panku, com muita determinação, consegue romper sua casca formando assim o universo. Separando o Yin e o Yang foram então formados o céu e a terra.

NU WA, FU XI E SHENNONG

Nu Wa, Fu Xi e Shennong são considerados os Três Soberanos ou os três patriarcas, juntos eles foram os criadores da civilização chinesa. Nu Wa é a deusa responsável por criar a humanidade, sua aparência é retratada sendo metade serpente e metade mulher. Ela é casada com seu irmão Fu Xi, o deus responsável pela criação da escrita, da pescaria e da caça. Por último Shennong, o terceiro soberano, é o responsável pela medicina chinesa.

Lenda

Diz lenda que após Pan ku romper a casca do ovo negro e originar o universo ele descansou. Dele foi originado diversas coisas, além dos três soberanos. Nu Wa uma das divindades criadas, após se sentir sozinha, cria a humanidade a partir do barro. Sabendo da sua capacidade de reprodução, ela cria o número de pessoas capazes de procriar e habitar toda a criação. Fu Xi e Shennong, por sua vez, criam atividades fundamentais ao desenvolvimento da humanidade e transmitem o conhecimento aos seres criados pela divindade feminina.

HUANG DI

É, popularmente, conhecido como Imperador amarelo. Acredita-se que ele tenha introduzido o calendário chinês, além de diversos outros elementos característicos da cultura tradicional chinesa e, por isso, é associado à sua pessoa o título de ancestral de todos os chineses da etnia Han. Moralmente perfeito, o imperador amarelo teria governado entre 2698 a.c e 2598 a.c.

Lenda

Diz a lenda que desde criança Huang Di era uma criança extraordinária. Com um intelecto diferenciado, capaz de desenvolver raciocínio muito avançado para sua idade acerca dos mais diferenciados temas. Sua glória teve início após liderar sua tribo em uma batalha contra uma tribo vizinha.

YI

Também chamado de Houyi, Yi é retratado como um deus do tiro com arco e flecha com o intuito de auxiliar a humanidade. Sua aparência é tida como um habilidoso arqueiro que salvou o mundo destruindo diversos sóis. Yi possui uma relação de matrimônio com Chang’e, uma deusa lunar.

Lenda

Diz a lenda que desde criança Huang Di era uma criança extraordinária. Com um intelecto diferenciado, capaz de desenvolver raciocínio muito avançado para sua idade acerca dos mais diferenciados temas. Sua glória teve início após liderar sua tribo em uma batalha contra uma tribo vizinha.

FU HSING, LU HSING E SHOU USING

Essas três divindades representam uma boa vida. Também conhecidos como os três deuses da felicidade. Fu Hsing é o deus da sorte. Lu Hsing é o deus da riqueza. E Shou Hsing é o deus da longevidade. Suas imagens são, comumente, apresentadas nas fachadas dos templos, sendo sua organização da direita para a esquerda. Fu localizado à direita, Lu de maneira central e Shou à esquerda.

Lenda

Diz a lenda que Fu Hsing está associado a um governador que arriscou a sua vida escrevendo um memorial ao governador para salvar o povo. Quando morreu, o povo edificou um templo para comemora-lo. Ele foi então considerado o deus da sorte. Acerca de Lu Hsing, a lenda diz que Lu se personificou na dinastia Shu Later. A palavra lu refere-se especificamente ao salário de um funcionário do governo. assim, Lu trás referência à prosperidade, riqueza. Por último, Shou Using a lenda diz que ela controla a vida dos mortais e, por isso, está associado à longevidade.

Fim do artigo sobre Deuses Chineses

Bom, aqui termina a lista dos Deuses Chineses. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.