Olá pessoal, estamos trazendo aqui no Demonstre, uma vasta lista com vários deuses da mitologia grega.

Deuses da mitologia grega

deuses do olimpo

Os Deuses gregos eram cultuados pelos antigos moradores da Grécia. Eles eram politeístas, acreditavam em vários deuses. Os deuses da Grécia eram representados como figuras humanas, na maioria das vezes, belas, fortes e elegantes. Eles simbolizavam os Sentimentos, medos e desejos humanos.

Cada Deus representava algo. Uns representavam os sentimentos: Amor, Medo, Ódio, Felicidade… Outros reagiam as forças da natureza como o Céu, a Terra, os Rios, os Mares, o Sol, a Lua… Enquanto outros deuses Tinham o dom ou poder da Riqueza, Guerra, O dom de fazer armas e assim vai.

Assim como os humanos, os deuses tinham sentimentos, inveja, amor, raiva, paixão medo, ciúmes e despeito.

Todos os deuses gregos

Os deuses gregos são seres incríveis, na grande maioria com aparência humana, belos e poderosos.

Todos eles ceguem de uma mesma árvore genealógica descendentes dos deuses supremos, Urano (deus do céu) e Gaia (deusa da terra), onde tiveram seus filhos, que tiveram filhos, e assim foram formando a grande quantidade de deuses que existiam na Grécia.

Todos os deuses da mitologia grega

Na Grécia existiam uma quantidade gigantesca de deuses poderosos, cada um com um dom ou poder diferente.

Aqui neste post estão listados alguns dos mais poderosos deuses da mitologia grega. No total deste post são 37 deuses gregos sendo 18 deuses (homens) e 19 Deusas.

12 desses 37 deuses aqui listados são os deuses olímpicos, também conhecidos como ‘dodecateão’ (em grego “doze deuses”), na religião Helênica, eram tidos como os principais deuses, esses eram os residentes do topo do monte olimpo.

Deuses gregos

Dentre inúmeros deuses gregos, separamos alguns dos mais famosos, temidos, belos e corajosos deuses da mitologia grega. Dentre eles estão deuses primordiais como Urano, e os deuses supremos do Monte olimpo, como Poseidon e Hades.

Segue a baixo uma lista com 19 deuses da mitologia grega.

Deuses gregos: Zeus

Deuses gregos - Zeus

Zeus o rei dos deuses, senhor dos trovões, deus soberano do olimpo, Filho de Réia e cronos, Réia deusa da fertilidade, da vida selvagem e mãe de todos os deuses, Cronos rei dos titãs, titã do tempo. Cronos tinha medo de que seus filhos se tornassem fortes e acabassem tomando seu trono, ele tinha o abito de comer os seus filhos para que isso anão acontecesse. Réia cansada de ver seus filhos sendo comidos pelo pai decidiu esconder o ultimo de seus filhos, para ele crescer e derrotar o pai, esse filho era o deus dos trovões Zeus.

Zeus conseguiu derrotar Cronos mais antes disso o obrigou a beber um liquido magico que ajudou a trazer todos os filhos que cronos teria devorado de volta a vida. Foi então que Zeus conheceu seus quatro irmãos, Poseidon, Hades, Démeter e Héstia. Depois de 10 anos, que foi o tempo que durou a guerra entre eles, Zeus juntamente com poseidon e Hades subiram ao monte olimpo e derrotaram seu pai, Cronos. Assim, Zeus e seus irmãos comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.

Ele tinha o puder dos raios e chuvas. Criava relâmpagos e trovões e sua mão direita tinha o puder de lanchar chuvas. Ele podia usar seu puder como destruidor, mais também mandava chuvas para as plantações.

Deuses gregos: Ares – deus da guerra

Deuses gregos - Ares

Ares era o deus grego da guerra. Filho dos reis dos deuses, Zeus e Hera. Esta associado a agressão física, era um dos melhores nos campos de batalhas e nas guerras, suas características são a agressão física e a selvageria.

Era um dos 12 deuses do olimpo. Amante de Afrodite com quem teve vários filhos, Himeros e Pothos, representantes do desejo; Fobos, do medo; Deimos, do terror; Armonia, da Harmonia; Eros, do amor; e Anteros, do amor mútuo. Era amante também das amazonas, as mulheres guerreiras. Também era pai de Cycnus, Lycaon e Diomedes, inimigos de Hércules. Era irmão de Hebe, a deusa da juventude.

Ares era odiado pelos pais e considerado um deus covarde e impopular pelos deuses e imortais, isso pelo motivo de ser considerado perigoso e pelo comportamento insaciável no campo de batalha. Nenhuma cidade da Grécia o queria como patrono, mas ele era muito admirado em esparta. Sua representação era dada por um abrute, seus símbolos eram a lança e o capacete.

Era sempre acompanhado nas balhas por seus filho Deimos e Fobos. Sua mais importante batalha foi a travada contra Hércules após o guerreiro matar Kyknos. A fúria e a habilidade bélica não foram suficientes na luta e Ares perdeu para o semideus, protegido de Atena.

Deuses Gregos: Deimos e Fobos – deuses do terror e do medo

Deuses gregos - Deimos

Deuses gregos - Fobos

Deimos e Fobos, Filhos de Afrodite e Ares. Deimos era o deus do terror e Fobos o deus do medo. Os gêmeos acompanhavam o pai Ares nos campos de batalha e suas funções eram causar medo e terror nos inimigos para assim eles fugirem e ficarem vulneráveis, para que seu pai e os demais ajudantes possam entrar em cena.

Deimos espalhava o sentimento do terror e o pânico no coração de todos, enquanto Fobos espalhava o medo, fazendo com que os seus inimigos fugissem e assim, tornavam-se presas fáceis para o deus da guerra Ares e seus ajudantes.

Os gêmeos Deimos e fobos eram representados como jovens. Sendo que Fobos em particular foi algumas vezes retratado como um leão ou como um homem com a cabeça de leão.

Deuses da mitologia grega: Eros – deus do amor

Eros era o deus do amor. Ele era filho de Afrodite com Zeus, Hermes ou Ares. Ele tinha uma beleza ímpar, atendia aos desejos de Afrodite, sempre pronto para disparar as flechas do amor contra mortais e deuses, conforme as determinações da mãe. Eros era conhecido como Cupido pelos romanos que significa ‘Amor’.

Era representado como uma criança explica algumas versões que Afrodite teria reclamado com Métis, deusa da prudência, que o filho não crescia nunca. A amiga lhe recomendou então ter outro filho, o que garantiria o crescimento de Eros.

Deuses Gregos: Hefesto – deus do fogo

Deuses gregos - Hefesto

Hefesto era filho dos reis dos deuses gregos Zeus e Hera. Ele era conhecido como o deus do fogo e também das atividades relacionadas ao metal. Ele teria nascido muito feio e por esse motivo sua mãe Hera o jogou no mar, depois desse ato ele foi recolhido por Tétis. Ele que produzia os raios e trovões de Zeus com o seu poder de fogo e metais. Também construiu o Tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e também a armadura de Aquiles na guerra de Tróia.

Hefesto ao ser cuidado por Tétis aprendeu a trabalhar com metais, e a fazer Joias. Um dia sua mãe hera descobriu que era ele, Hefesto, que criava as joias de que tanto ela gostava. Sendo assim, decidiu traze-lo de volta para o olimpo, logo de inicio ele não aceitou a ideia mais decidiu ficar depois que sua mãe lhe deu a mão de Afrodite a deusa do amor em casamento. mais logo se separou pois sabia que ela tinha um caso com o deus da guerra Ares.

Deuses da mitologia grega: Poseidon – deus dos mares

Deuses gregos - Poseidon

O supremo deus dos mares. Poseidon é filho de Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Hades, Hestia, Hera e Demeter. Ele e seus irmãos derrotaram Cronos e tornaram o poder. Zeus tornou-se o rei supremo das terras e céus, Hades tornou-se o senhor do submundo, e Poseidon Tornou-se o senhor, deus, supremo dos mares e oceanos. Apesar de um dos deuses olímpicos, sua morada não era no olímpio, mas sim em um enorme palácio no fundo do mar.

Ele era representado por um homem forte, empunhado com um tridente e montado numa carruagem ou concha puxado por animais marinhos. Os navegantes oravam a ele por ventos e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível. Apesar dos sacrifícios que os navegantes faziam em seu nome, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por puro capricho.

Deuses da mitologia grega: Apolo – deus da beleza e do sol

Deuses gregos - Apolo

Apolo, deus grego, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do sol e da beleza. Era representado como um homem jovem, bonito e brilhante, na qual remete a ideia de ser o próprio sol. Era filho de Zeus e leto, nasceu na ilha de Delos, quando sua mãe se escondia de Hera esposa de Zeus.

Assim que nasceu foi alimentado com com nécta dos deuses e ambrosia. O alimento fez com que ele se tornasse diretamente de bebê para um homem. Com apenas um ano de idade ele derrotou a serpente Píton que tentou atacar sua mãe.

Deuses Gregos: Asclépio – deus da medicina

Deuses gregos - Asclépio

Asclépio era o deus grego da medicina. Folho de Corônis e Apolo, criado por um centauro chamado Kiron que lhe ensinou a medicina. Ele descobriu uma maneira de ressuscitar os mortos tornando-se o deus da medicina. Ele recebeu de Atenas o sangue das veias da Medusa que continha o veneno do lado esquerdo e o sangue do lado direito, Asclépio o utilizava para devolver a vida aos mortos.

Asclépio apaixonou-se por Epione, que se tornou deusa da anestesia. Tiveram os filhos: Machaon, Telesforo, Panaceia, Iaso, Áceso, Aglaea, Hígia e Higeia.

Deuses da mitologia grega: Urano – deus do céu

Deuses gregos - Urano

Urano e Gaia eram o pai dos doze primeiros titãs, dos ciclopes e dos hecantôquiros. Ele odiava seus descendentes, e após um tempo passou a tranca-los no ventre de Gaia. Ela já desconfortável com isso decidiu convencer seus filhos a se rebelarem ao pai. Cinco dos titãs decidiram ajudar a mãe. Para isso eles fizeram um plano que era pra quatro deles ficarem em cada ponto da terra assim poderiam agarrar o pai no momento em que ele descesse para descansar sobre a terra. o quinto titã que era cronos, iria ficar no meio para atacar o pai.

Com uma foice de diamante forjada por Gaia, Cronos desmembrou Urano, Arrancando seu testículo que caiu no mar, assim errando Afrodite, a deusa do amor. Seu sangue banhou a terra, o que criou os Gigantes, as Eríneas e as Melíadas.

Deuses da mitologia grega: Hades – deus do Submundo

Deuses gregos - Hades

Hades era um dos filhos de Cronos e Réia.
Deus grego do mundo subterrâneo, um dos doze deuses gregos do olimpo, irmão de cinco deles. Era casado com perséfone que raptou do mundo superior, para ter como sua mulher e rainha.

Hades dominava o reino dos mortos, que conseguiu na sua batalha contra Cronos, junto com Poseidon e Zeus. Era um deus temido pelos gregos seu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo. Era muito temido pois seu mundo sempre havia espaço para outras almas. Ele era quem fazia e dava as sentenças dos julgamentos.

Deuses gregos: Dionísio – deus do vinho

Deuses gregos - Dionisio

Dionísio era o deus grego do vinho, filho de Zeus e da princesa Semele. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Sua mãe foi seduzida por Zeus, que se disfarçou de humano. Hera, possuída por ciúmes, armou para Semele. Fazendo-se passar pela ama de leite da princesa, ela a convenceu a pedir uma prova a Zeus de quem ele realmente era, ou, segundo outra versão, requerer-lhe que se apresentasse diante dela com suas vestes mais brilhantes.

Zeus foi obrigado a cumprir a promessa, mesmo consciente do que aconteceria, porque havia jurado pelo Estige, o rio da imortalidade. Como ele esperava, semele transformou-se em pó, pois não suportou seu brilho. Para salvar seu filho, Zeus retirou Dionísio do ventre da mãe e o gerou na própria coxa, até o seu nascimento.

Ele foi criado pela tia. Quando cresceu o deus foi enlouquecido por era, o que fez com que ele rodasse todos os recantos do planeta. Onde encontrou a deusa Cibele, na Frígia, ela lhe concedeu a cura e o formou dentro das cerimônias religiosas que ela cultuava. Foi deste modo que Dionísio se tornou deus do vinho e da vegetação, quando Sileno lhe ensinou a arte de produzir vinho, de semear a vinha, cortar os galhos e colher as uvas. Desta forma, ele assumiu o papel de revelar aos mortais os segredos do cultivo da videira.

Deuses da mitologia grega: Hélio – deus sol

Deuses gregos - Hélio

O deus Hélio era muito conhecido na Grécia antiga pois ele era titã do enorme sol que ilumina e aquece nossos dias, e por isso, já houve várias estatuas e templos para ele. Todos o confundiam com o deus Apolo, que era o deus do sol. Qual a diferença entre Hélios e Apolo? Hélios era um titã e Apolo era um deus Olímpico. Um de seus filhos foram Eetes, Circe, Perses e Pasífae.

Deuses gregos: Hermes – deus das estradas e dos ladrões

Deuses gregos - Hermes

Hermes, filho de Zeus e da Ninfa Maia, a mais jovem das plêiades, também chamada de noite. Era o deus dos viajantes e dos ladrões, Conhecido por sua velocidade. Era o mensageiro dos deuses e também fiel mensageiro do mundo das trevas.

Ainda pequeno, hermes conseguiu sair do berço, roubou um rebanho de seu irmão Apolo, criou o fogo e assou e assou duas reses. Para enganá-lo, calçou as sandálias ao contrário para que o irmão seguisse a pista falsa. Quando Apolo descobriu o roubo foi exigir de Hermes a devolução das reses. Mas Hermes negou tudo desculpando-se por ser ainda uma criança.

Deuses da mitologia grega: Hypnos – deus do sono

Deuses gregos - Hypnos

Hypnos era filho de Nyx e Erubus, era o deus grego do sono, era irmão gêmeo de thanatus, o deus da morte. Hypnos seria o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestres.

Hypnos se uniu a uma das Graças ou CáritesPasítea, e com ela teve mil filhos, os Oneiroi ou Oniros. De todos eles, três eram responsáveis por distribuir os sonhos a quem dormia e uma filha distribuía os sonhos aos acordados, eles eram ÍcelosMorpheusPhantasos e Phobetor, e a Phantasia.

Deuses da mitologia grega: Pluto – deus da riqueza

Deuses gregos - Pluto

Plutão, um dos deuses gregos, esse era deus da riqueza e generosidade. Filho de Hades e Perséfone. Muitas figuras mostram ele ao lado do rei e rainha do submundo. Por ser um rei generoso, só distribuía riquezas para pessoas bondosas, é foi por esse motivo que Zeus o cegou, para que assim ele pudesse distribuir riquezas indiferentemente, sem favorecer apenas os bons e virtuosos.

Diziam que se alguém o encontrasse se tornaria de imediato rico.

Deuses gregos: Moros – deus da sorte

Deuses gregos: Moros

Moros era o deus do destino e da sorte, mas também era o deus das criaturas do tártaro, o lugar mais profundo do submundo. a sua personificação era uma entidade cega. Filho de nyx por esse motivo era considerado um Daemon.

Por ser cego e, ao mesmo tempo, responsável pelo destino, Tanto os deuses como os mortais estavam subordinados a ele. Moros era representado como um homem cujo os pés estavam cobertos por terra, uma estrela e um cetro nas mãos, demonstrando sua superioridade.

Deuses da mitologia grega: Ftono – deus da inveja

Deuses gregos - Fteno

Ftono era um dos deuses gregos. Ele é a personificação e deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos. Além disso, ambos são Daemons.

Este deus, enciumado de Baco antes mesmo dele nascer, provocou o ciúme de Atena, com uma imagem de Ares com uma armadura coberta de sangue falso, e o ciúme de Hera, mandando a deusa procurar outro marido no céu, porque Zeus agora ficaria com Sêmele, e continuou provocando Hera e Atena, lembrando dos vários casos de Zeus e prevendo feitos heroicos para Baco.

Deusas gregas

Existem varia deusas mitológicas gregas, que esbanjam coragem e beleza. Separamos nesta lista as que mais se destacam, temos as deusas gregas que são Afrodite, Ártemis, Atena, Deméter, Hera, Héstia. As deusas primordiais, essas são as que nasceram primeiro, são os membros femininos da primeira geração, elas são: Gaia, Nyx, Hemera e Tálassa.

Deusas gregas

Nesta lista não podem faltar outras deusas da mitologia grega, as Titânides, que são nada mais, nada menos que os titãs em forma feminina. Vamos falar sobre as seis principais, Febe, Tétis, Mnemósine, Témis, Téia e Réia.

Quer se preparar para um concurso público dando aula? Veja esse vídeo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Deusas gregas: Hera

Deusas Gregas - Hera

Hera, a rainha das deusas, rainha do Olimpo, mulher e irmã do rei dos deuses Zeus, filha dos titãs Cronos e Réia. Deusa grega do casamento, da vida e das mulheres, governava o olimpo com Zeus. Seu animal favorito era o pavão. Tinha a fama de ser muito ciumenta, mas era com razão, pois seu marido Zeus era muito infiel. Eles tiveram dois filhos Ares e Hefesto.

Hera considerava muito o casamento e foi muito humilhada por Zeus pelas suas traições. O que a deixou muito triste foi quando ele gerou sua filha sozinho mostrando que não precisava dela para conceber um filho.

Um dos inúmeros episódios de ciúmes de Hera foi com a deusa Calisto, que por muita beleza conquistou seu marido. Hera para separar os dois a transformou em uma Ursa. calisto ficou muito isolada de todos e também com medo da floresta por causa dos caçadores. Até que um dia ao reconhecer o seu filho Arcas correu para abraçá-lo, mas Arcas já preparava sua lança por não reconhecer sua mãe.

Então, Hera vendo o que acontecia lançou um feitiço os transformando em estrelas, a ursa maior e a ursa menor. É para não deixar eles livres e saciar sua raiva, decidiu falar com Tétis e o Oceano, para que eles não deixassem as constelações descansarem em suas águas, sendo assim elas irião ficar sempre em círculos e nunca iram descer para trás das águas como as outras estrelas.

Deusas gregas: Hemera – deusa da luz

Deusas gregas - Hemera

Hemera na mitologia grega foi a primeira deusa a representar o sol.

Filha de Nix, a noite, e de Érebo, a escuridão, esta Deusa era a personificação do dia e do ciclo da manhã. Era também a guardiã das fronteiras entre o mundo das sombras e o mundo onde chegava a luz.

Os gregos consideravam que o dia começava com o anoitecer e com a escuridão, portanto a noite precedia o dia. Isso explicava como e porque a união de Nix com Érebo resultou no nascimento do dia e da luz.

Também segundo esse mito, Hemera e suas irmãs, as Hespérides, nasceram para ajudar Nix a não se cansar. Todas estas deidades em conjunto conduzem a dança das Horas: Hemera traz o dia; as Hespérides trazem a tarde e Nix traz a absoluta Noite.

Deusas gregas: Tálassa – deusa do mar

Resultado de imagem para Tálassa deusa do mar

Tálassa foi, na mitologia grega, uma deusa primordial do mar, filha de Éter e Hemera.1 Ela era a personificação feminina do mar Mediterrâneo.

Com Pontos, ela foi a mãe de todos os peixes e seres do mar,1 da ninfa Hália, às vezes também do gigante Egeon, a personificação do Mar Egeu e dos nove Telquines.

Quando o sêmen de Urano a fecundou, ela teve Dione, a deusa das ninfas. Outra versão coloca Dione como uma das oceânides e essa mesma versão coloca Tálassa como mãe de Afrodite com Urano.

Deusas gregas: Mnemósine – deusa da memória

Deusas Gregas - Mnemósine

Mnemosine – a deusa de memória, era filha de Géia e Urano. Tendo se unido a Zeus gerou nove filhas: as Musas. Hesíodo pastoreava seus rebanhos no Hélicon quando as Musas se dirigiram a ele e lhe disseram que sabiam mentir e revelar a verdade. Deram-lhe um ramo de loureiro e iniciaram-no como poeta. Em vista disso, ele contou-nos as origens ancestrais dos deuses.

O esquecimento das tristezas e cessação dos cuidados eram governados pela personificação de Lethe ou Lesmosyne – a deusa do esquecimento. Como um rio, faz parte do Mundo Subterrâneo que era denominado “campos leteus ou a casa de Lethe”, porque na região infernal havia também uma fonte de Mnemósine.

Deusas da mitologia grega: Febe  – deusa da lua

Resultado de imagem para Febe deusa da lua

Febe ou Foibe era conhecida como “a mais bela entre as Titânides”. Seu nome está ligado aos vocábulos gregos phoibos (“brilhante” ou “radiante””).

Talvez a primeira deusa da Lua que os gregos conheceram, Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hipérion e Téia), e também com suas netas Ártemis e Hécate. Febe é a deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer “brilhante”, nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo. Febe se uniu à Céos e tiveram as deusas Leto (mãe de Ártemis e Apolo) e Astéria (mãe de Hécate).

Deusas gregas: Persérfone – rainha dos infernos

Deusas Gregas - Persefone

Perséone era a deusa da primavera e das flores. Filha de Zeus e Deméter. O deus do submundo Hades se apaixonou por ela e pediu a sua mão em casamento mais a sua mãe Deméter não deixou pois ela era virgem e queria que assim fosse. Desconformado com isso Hades resolve rapta-la e leva-la para o submundo.

Perséfone se tornou, além de deusa da primavera e das flores, a rainha e deusa do submundo juntamente com seu marido Hades. Como rainha do mundo das trevas ela passou a vigiar as almas e sabia de todos os segredos das trevas.

Deusas da mitologia grega: Moiras – deusas do destino

Deusas Gregas - Moiras

As Moiras eram as três irmãs que decidiam o destino, dos deuses e dos mortais. Eram três mulheres, responsáveis por fabricar e cortar o fio da vida. Durante o trabalho, as Moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio de cada pessoa em sua parte mais privilegiada, o topo; ou em sua parte menos desejável, o fundo, mostrando assim os períodos em que as pessoas teriam boa ou má sorte.

As deusas decidiam o destino individual dos antigos gregos e criaram Têmis, Nêmesis e as Erínias. Pertenciam à primeira geração, eram divinas originadas do Caos. As Moiras eram filhas de Nyx.

Deusas gregas: Afrodite – deusa do amor

Resultado de imagem para afrodite

Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor. Tinha uma estonteante. Filha de Urano e tassála. Seu nascimento foi de uma forma muito incomum. Após Cronos cortar o testículo de Urano e joga-lo no mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca, que misturada com o mar, deu origem a Afrodite.

Afrodite se casou com o deus do fogo, Hefesto, porem não teve nenhum filho com ele. Teve inúmeros amantes tanto deuses como seres humanos. com que teve vários filhos.

Deusas da mitologia grega: Atena – deusa da sabedoria

Deusas Gregas - Atena

Atena, deusa grega da sabedoria e das artes. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, Zeus engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono. Para isso acontecer Métis em uma brincadeira teve que se transformar em uma mosca, a qual Zeus engoliu.

O tempo se passou e Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para que Hefesto lhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saiu de dentro da cabeça do seu pai, já com armadura, elmo e escudo.

Atena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, foi a primeira pessoa que consegui amansar os cavalos para que os homens conseguissem monta-los.

Deusas da mitologia grega: Hebe – deusa da juventude

Resultado de imagem para Hebe deusa

Hebe é a Deusa Grega filha de Zeus e Hera, o seu nome significa juventude, puberdade. Esta Deusa personifica a eterna juventude, mas é também associada como a Deusa da beleza e dos casamentos entre jovens casais. Hebe devido à sua juventude, estava encarregue das tarefas domésticas no Olimpo, sendo uma das suas funções servir néctar e ambrósia aos Deuses. No entanto foi destituída deste cargo após ter derramado ambrosia em cima de um Deus, substituída por Ganimedes. Hebe era também mensageira de Afrodite e ajudante de sua mãe Hera. Foi dada como esposa ao herói Hércules quando este foi admitido no Olimpo como um Deus, e tiveram dois filhos, Alexiares e Anicerus.

Deusas gregas: Gaia – deusa da terra

Deusas Gregas - Gaia

Gaia, é uma deusa primordial. Esposa de Urano geradora de todos os deuses e titãs. A deusa é um dos primeiros elementos que surgiu na criação, junto com o Ar, Mar e Céu.
Ela é conhecida como a grande mãe, os deuses celestiais foram filhos de sua união com Uranos (o Céu), os deuses marinhos de seu caso com Pontos (o Mar), os Gigantes de sua união com Tártaros (o submundo) e as criaturas mortais foram crescendo ou nascendo pelo seu corpo.

Deusas da mitologia grega: Réia – mãe de Zeus

Deusas Gregas - Réia

Réia é a mãe de cinco deuses do olimpo Zeus, Poseidon, Hera, Hades, Héstia e deméter. E  a deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da vida selvagem. Ela é representada como uma mulher de seios fartos, sentada num trono entre dois leões ou em uma carruagem puxada por leões.

Réia é filha de Urano e Gaia, e era mulher de Cronos. Ele por medo que seus filhos ficassem fortes, ele devorava-os para garantir seu domínio, mas Réia conseguiu salvar um de seus filhos, Zeus, o qual escondeu até que ele ficasse forte para derrotar o pai e salvar os seus irmãos.

Deusas gregas: Ártemis – deusa da caça e da lua

Deusas Gregas - Ártemis

Ártemis, deusa grega responsavel pelas atividades da caça, é representada como uma imagem lunar arisca e selvagem, juntamente com animais geralmente leões. Sempre com um arco dourado em suas mãos, e nos ombros um coldre de seta.

Dizem que quando ela ainda era uma criança, Zeus a questionou sobre seu maior desejo para seu aniversário, e ela lhe pediu que pudesse circular livremente pelas matas, ao lado dos animais, dispensada para sempre da obrigação de se casar. O pai imediatamente realizou seu sonho.

Deusas gregas: Deméter – deusa da vegetação.

Deusas Gregas - Demeter

Deméter, a deusa da agricultura na Mitologia Grega. Era considerada como a protetora do casamento e deusa da gestação. Uma das doze divindades do Olimpo, filha de Cronos e Réia. Mãe de Pluto e perséfone. Teve um filho com poseidon que a desejava muito.
Deméter numa tentativa de tirar Poseidon de sua vida se transformou em égua, mas ele soube de seu plano e se transformou em cavalo e assim nasceu Aríon, que era um cavalo que podia falar e era mágico.

Deusas da mitologia grega: Íris – deusa do arco-íris

Deusas Gregas - Íris

Íris era a deusa do céu e do mar, a personificação do arco-íris que une o céu e a Terra, por esse motivo é a mensageira dos deuses, transmitia as mensagens pelo arco-iris. Ela era adorada tanto pelos Deuses quanto pelos mortais por sua natureza de bondade e amor.

Filha de Taumante que era filho de Pontus e de Gaia. Íris é casada com Zéfiro. Suas irmãs eram as harpias: Arce, Aelo, Celeno e Ocípite. Existe uma versão da mitologia que afirma ter sido Íris e não Afrodite quem deu à luz a Eros, o Deus do Amor, em outras, Íris é mãe de Potos, a saudade.

Deusas gregas: Tália – deusa da comédia

https://www.youtube.com/watch?v=V0Mah12phUc

Tália era uma das musas da mitologia grega, responsavel pela arte da comédia e da poesia búcolica ou pastoril. Representada segurando um cajado e uma mascara de teatro cômica, era tida como uma deusa brincalhona e divertida

Filha de Zeus com Mnemósine, Tália teve um caso com Apolo, assim dando a luz aos Coribantes. Era a organizadora das festas e os banquetes. A mais forte das três Cárites, Nas representações artísticas. É a única das três que usa flores na cabeça ou enredadas nas suas vestimentas, ela usava em seus pés sandálias.

Deusas gregas: Têmis – deusa da lei

Deusas Gregas - Temis

Temis era filha de Urano e Gaia, irmã mais velha de saturno e tia de Zeus. Deusa das leis, foi criadora de leis divinas que regem tudo. Temis queria guardar sua virgindade, mas que Zeus obrigou-a a desposá-lo, e que a tornou mãe de três filhas, a Equidade, a Lei e a Paz.

Ela era encarregada por Zeus á fazer as mais difíceis e importantes missões. Ela era vista como a deusa da justiça, muito adorada pelos gregos

Deusas da mitologia grega: Héstia – deusa do fogo

Deusas Gregas - Héstia

Héstia, deusa do fogo. Filha de Cronos e Réia, irmã de Poseidon, Zeus, Hades, Hera e Deméter. Ela era venerada em Tróia. Os gregos apreciavam muito ela, sempre começavam e acabavam todos os seus sacrifícios adorando a deusa do fogo Héstia, e a invocavam em primeiro lugar antes de todos os outros deuses.

Em Corinto existia um templo de Héstia, mas sem nenhuma estátua; só tinham apenas, bem no centro desse templo um altar para os sacrifícios que se celebravam em honra da deusa.

Deusas gregas: Nyx – deusa da noite

Deusas Gregas - Nyx

A deusa grega Nyx era a personificação da noite. Filha do Caos, seus filhos são Hemera, Éther e Hespérides, e colocou Hélios como seu filho quandos os outros titãs queriam assasinalo.
Era a deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite, era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas. Zeus tinha muito medo por isso criou respeito pela deusa da Noite.
Ela conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, por esse motivo Zeus tinha muito medo dela, assim passou a ter respeito pela deusa da Noite. Assim como Hades, Nyx possuía um capuz que a tornava invisível e podia assistir a tudo e todos sem ser notada.

Deuses do olimpo

Dentre os deuses da mitologia grega, se destacam 12 deles, que são os deuses olimpianos, eles são os mais poderosos, conhecidos e adorados deuses da grecia antiga. Esses moram no topo do monto olimpo que é como se fosse a casa branca da grecia.

monte olimpo

Os 12 deuses do olimpo

Segue logo a baixo os 12 deuses olimpianos.

Zeus – Deus dos deuses. Seu poder era manifestado através de relâmpagos e tempestades, sempre indicando a sua insatisfação com alguma situação específica. A sua supremacia nasceu após ele conseguir aprisionar Cronos no abismo das trevas.

Poseidon – Deus dos mares. Ele é o grande deus dentro do oceano, possuindo grandes poderes sobre os mares. Quando irritado, seria capaz de provocar tsunamis e terremotos. Assim como seu irmão, o governante do grupo dos deuses de olimpo, Poseidon também foi muito mulherengo e teve diversos casos.

Hera – Esposa de Zeus e grande rainha do Olimpo. É considerada por muitos como a forma de se entender a união entre homens e mulheres, tida como o símbolo do matrimônio.

Atena – Deusa da estratégia, principalmente, quando o assunto é lidar com guerras – considerada sua especialidade. E apesar de tamanha beleza, jamais se casou ou foi fã de casos.

Afrodite – Deusa do amor. Foi considerada a mais bonita das deusas, causando grande interesse dos demais deuses do Olimpo. Para evitar problemas, Zeus a obrigou a casar com Hefesto – tido como mais feio dos deuses.

Apolo – Deus da luz e das melodias. Era um dos mais belos deuses, mas também bastante vaidoso.

Ares – Ares era o deus da guerra. Tinha prazer em ver o sofrimento dos outros e causava sentimentos negativos em humanos que ficassem próximos dele.

Hefesto – Deus do fogo e das praticas feitas com metais. Forjou diversos itens importantes dentro da mitologia grega como o raio de Zeus e o Tridente de Poseidon.

Dionísio – Deus das festas, da farra e do vinho. Sua aparência física era a mais semelhante aos mortais entre todos os deuses do Olimpo.

Artêmis – Deusa da caça e da vida selvagem. Possuía um arco e flecha muito bonito e feito de prata.

Hermes – Hermes era considerado o mensageiro dos deuses. Também protegia viajantes e comerciantes dos perigos impostos por outros seres de má fé.

Deméter – A deusa Deméter era considerada como símbolo da agricultura. Teve diversos casos e filhos. Protegia as colheitas, plantas, flores e as estações do ano.

Deuses gregos e seus significados

Ares – Ares é um nome predominantemente masculino, de origem Grega que significa “Marte”.

Deimos – Filho de Vênus e Marte.

Fobos – Derivado do grego que significa Pánico.

Eros – Deus do amor.

Hefesto – Deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metarlugia, fogo e dos vulcões.

Poséidon – Poseidon é um nome predominantemente masculino, de origem Grega que significa “Dominador dos mares”.

Apolo – A origem do nome Apolo é Latim. O mais belo dos deuses. Deus do sol.

Asclépio – Asclépio era uma personagem da mitologia grego-romana, o mesmo que Esculápio.

Jano – A origem do nome Jano é Romano. O mais antigo rei da itália, era filho de Apolo e Creusa.

Urano – Deus do ceú

Hades – Tem origem no grego Haides, derivado de aides, que quer dizer “invisível”.

Dionísio – O nome Dionísio significa Vinho, alegria.

Hélio – O nome Hélio significa O sol.

Hermes – A origem do nome Hermes é Romano. Significa mensageiro – O que leva mensagem. / Anunciador. / Aquilo que envolve preságio. / Aquele que faz preságio. – . Na mitologia greco-romana é o deus mensageiro, deus do comércio.

Hypnos – Nome de origém grega, predominante masculino significa “Deus do sono”.

Pã – Pã é um nome predominantemente masculino, de origem Latim que significa “Divindade protetora dos pastores e dos rebanhos”.

Pluto – Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de riqueza.

Moros – Nome de origem grega, significa “Sorte” “Deus da sorte”.

Ftono – Nome de origem grega,predominante masculino que significa “Inveja”.

Hemera – Nome de origem grega, predominante feminino, Significa “Dia”.

Tálassa – A origem do nome Talassa é Grego. Vinda do mar.

Mnemósine – Deusa da memória.

Febe – A origem do nome Febe é Latim. Phoebe, Grego. Phoíbe, radiante, brilhante.

perséfone – Deusa do submundo.

Moiras – Deusas do destino.

Afrodite – A origem do nome Afrodite é Grego. Nome da mitologia grega que significa nascida – Abscesso, furúnculo. – das espumas do mar.

Atena – Atena é um nome predominantemente feminino, de origem Grega que significa “Deusa da guerra”.

Hebe – A origem do nome Hebe é Grego. Hebe, juventude, mocidade; era a deusa da juventude. Nome da deusa mitológica da juventude.

Gaia – Deusa da Terra. Mãe dos titãs e dos cyclops, é representada como uma mulher gigantesca de Formas bem pronunciadas.

Réia – Nome de descendência grega, significa “Deusa da fertilidade”.

Ártemis – O nome Ártemis significa Deusa da Lua e Hunt.

Deméter – O nome Deméter significa Seguidor de Deméter. Deusa a agricultura.

Íris – O nome Íris significa Arco-íris.

Tália – A origem do nome Talia é Grego. Uma das nove musas.

Têmis – O nome Têmis é de origem Grego e significa titânia, personifica a justiça e a lei eterna.

Héstia – Héstia é um nome predominantemente feminino, de origem Grega que significa “Vesta”.

Nyx – Deusa da noite.

Zeus – Zeus é um nome predominantemente masculino, de origem Grega que significa “Pai dos deuses e dos homens”.

Hera – A origem do nome Hera é Latim. Hera, senhora. Hera, a deusa Juno, esposa de Júpiter.

FIM

Obrigado por ler o nosso post até aqui! Comente o que você achou e no que podemos melhorar. Tudo de bom para vocês e até o próximo post sobre mitologia grega!

Fontes:

Toda Matéria: https://www.todamateria.com.br/mitologia-grega/
Portal dos Mitos: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/
Info Escola: https://www.infoescola.com/mitologia/mitologia-grega/
Sua pesquisa: https://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
Mitologia Grega Br: http://mitologiagrega.net.br/
Buscar e saber: http://www.buscaresaber.com/
Astrocentro: http://astrocentro.com.br/
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
Mitologia online: http://www.mitologiaonline.com/

3 COMMENTS

  1. Parabéns pelo trabalho, pesquisa sobre os deuses gregos. Texto simples, fácil e ótimas imagens

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.