Deuses do Olimpo

0

Chegamos uma parte muito legal e a mais conhecida da Mitologia Grega, que é a sessão dos deuses do Olimpo.

Os Deuses do Olimpo

Quem nunca ouviu falar sobre algum deus do Olimpo, tanto na literatura ou em filmes populares, eles estão presentes, despertando nossa curiosidade e admiração.

Eles eram os principais deuses do panteão grego e moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassava o céu.

Então,  vamos conhecê-los mais um pouco!

Zeus – Deuses do Olimpo

Origem de Zeus:

Era o filho mais novo do titã Cronos e de Reia.

História de Zeus:

Zeus é considerado o pais dos deuses e dos homens, mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como pai. É ele quem governa o monte Olimpo, moradas dos deuses.

Teve várias esposas porém, a mais reputada é Hera. Zeus é conhecido, também, por suas aventuras amorosas, que frequentemente resultavam em filhos divinos e heroicos.

Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos, o mais citado é o controle sobre os raios, que também era utilizados como armas.

Poderes de Zeus:

Reis dos Deuses e dos homens e controlava os fenômenos atmosféricos.

Hera – Deuses do Olimpo

Origem de Hera:

Era a filha de  Cronos e de Reia.

História de Hera:

Irmão e esposa de Zeus, Hera era a deusa das bodas, da maternidade e das esposas, também considera a rainha dos deuses. Era muitas vezes citadas nos contos como ciumenta e agressiva com a amantes de Zeus, Hera odiava e perseguia as amantes de Zeus, e os filhos bastardos gerados desses relacionamentos.

Poderes de Hera:

Deusa das bodas, da maternidade, e das esposas.

Poseidon – Deuses do Olimpo

 

Origem de Poseidon:

Era um dos filhos de Cronos e Reia, irmão de Zeus.

História de Poseidon:

Poseidon é o deus dos mares, das tempestades e dos terremotos. Possuía temperamento violento e estável. Também teve inúmeras aventuras amorosas das quais deram origem a vários descendentes.

Poderes de Poseidon:

Deus dos mares, das tempestades e dos terremotos.

Atena – Deuses do Olimpo

Origem de Atena:

A versão mais corrente, diz que ela nasceu da cabeça de Zeus, já armada com um escudo e um capacete.

História de Atena:

Atena é considerada a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Se destacava também pela inteligência e forte senso de justiça. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua.

Poderes de Atena:

Deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade.

Ares – Deuses do Olimpo

Origem de Ares:

Era filho do rei e rainha dos deuses, Zeus e Hera.

História de Ares:

Ares era o deus da guerra, mais especificamente, o deus da guerra selvagem, pois tendia mais para a violência imprevisível da guerra, ao contrário de Atena, que era mais direcionada para a guerra estratégica.

Teve um relacionamento com Afrodite que era esposa de Hefesto e por isso, foi banido do Monte Olimpo durante um tempo.

Poderes de Ares:

Deus da guerra selvagem.

Deméter – Deuses do Olimpo

Origem de Deméter:

Filha de Cronos e Reia.

História de Deméter:

Deméter é a deusa da colheita, da agricultura e das estações do ano. Teve  vários filhos, porém a mais icônica  foi Perséfone, filha de Deméter e Zeus, a qual foi raptada por Hades, o deus do submundo. Que depois da intervenção de Zeus, foi feito um acordo, no qual sua filha ficaria um período do ano com Deméter e outro com Hades.

Poderes de Deméter:

Deusa da colheita, da agricultura e das estações do ano.

Apolo – Deuses do Olimpo

Origem de Apolo:

Era filho de Zeus e da ninfa Leto e Irmão gêmeo de Ártemis.

História de Apolo:

Apolo,  possuía muitos atributos e funções, ele era o deus do sol, das artes, da profecia, da ordem e da justiça, da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas. Depois de Zeus, era o deus mais cultuado do Olimpo.

Diz o conto que, depois de parto complicado, por conta dos ciúmes de Hera, Apolo nasceu em Delos. Lá,  Têmis deu a ele o néctar dos deuses para beber e a ambrosia divina para comer, tornando-o um homem adulto, destemido, além de, ganhar a imortalidade.

Apolo auxiliou os troianos na Guerra de Troia salvando vários guerreiros. Foi por seu intermédio que Paris conseguiu acertar com uma flecha o calcanhar de Aquiles, que foi derrotado.

Teve diversos relacionamentos amorosos, do qual merece destaque o da ninfa Dafne.

Poderes de Apolo:

Um dos deuses mais adorados do Olimpo, era o deus do sol, das artes, da profecia, da ordem e da justiça, da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas.

Ártemis – Deuses do Olimpo

 

Origem de Ártemis:

Era filha de Zeus e Leto.

História de Ártemis:

Ártemis, irmã gêmea de Apolo, ela era a deusa ligada à vida selvagem e à caça, à lua e à magia. Era sempre retratada em florestas. Tinha um temperamento contraditório, era amorosa e protetora e, ao mesmo tempo, vingativa e raivosa.

Grande parte dos contos relatam que ela permaneceu virgem.

Poderes de Ártemis:

Deusa da vida selvagem e à caça, da lua e da magia.

Hefesto – Deuses do Olimpo

Origem de Hefesto:

Era filho de Zeus e Hera.

História de Hefesto:

Hefesto era o deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões. Foi um grande forjador e trabalhava próximo dos vulcões com a ajuda dos gigantes de um olho só, os ciclopes. Era o ferreiro dos deuses. Hefesto era manco e tinha uma aparência bizarra.

Poderes de Hefesto:

Deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões e ferreiro dos deuses.

Afrodite – Deuses do Olimpo

Origem de Afrodite:

A versão mais corrente, diz que Afrodite nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano, e ao arremessá-lo no mar, ela surgiu.

História de Afrodite:

Afrodite era a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Muito bela, casou-se com Hefesto mas teve vários amantes, entre deuses e homens. Como resultado dessas aventuras amorosas ele teve vários filhos.

Poderes de Afrodite:

Deusa do amor, da beleza e da sexualidade.

Hermes – Deuses do Olimpo

Origem de Hermes:

Filho de Zeus e de Maia.

História de Hermes:

Hermes era deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.

Teve vária atribuições, entre elas ele era considerado o mensageiro dos deuses, possuía uma sandália com assas, que lhe dava mais  agilidade. Também guiava os mortos no submundo de Hades. Além de ser patrono da ginástica, era o deus das competições esportivas e seu nome está ligado às Olimpíadas.

Ele ainda inventou o fogo.

Poderes de Hermes:

Deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.

Dioníso – Deuses do Olimpo

 

Origem de Dioníso:

Filho de Zeus e da princesa da princesa Sêmele, o único filho de uma mortal a morar no Olimpo.

História de Dioníso:

Dioníso era o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos mas, sobretudo, da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. E como deus do vinho e do prazer rendeu-lhe vários festivais teatrais em sua honra.

Devido as armadilhas de Hera, sua mãe morreu com ele ainda em seu ventre. Zeus recolheu Dioníso, ainda como feto, e o coloca em sua coxa até ele nascer.

Poderes de Dioníso:

Deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos.

Obrigado por ler meu texto sobre os Deuses do Olimpo

E aí, gostaram? Eles são muito interessantes!

Não fique de fora, acompanhe nosso site!