in

Deuses Egípcios

82 / 100 SEO Score

Você conhece os Deuses Egípcios?

Neste post você encontrará uma lista com os Deuses Egípcios. Abaixo estarão descritas as características, as lendas, os nomes e os principais poderes dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Índice: hide

Deuses Egípcios

Localizado no noroeste da África, o Egito tem uma longa herança cultural e é considerado por muitos o berço da civilização.  Atualmente, consiste na segunda maior economia da África e sua língua materna é o árabe.

deuses-egipcios

Este país é comumente relacionado à pirâmides e esfinges, traços de sua arquitetura milenar. Além disso, é também muito conhecido pelo Deserto do Saara e pelo Rio Nilo. A maioria do povo egípcio vive nas margens desse rio, uma vez que, em contradição ao Saara, as terras são férteis e o clima mais ameno.

Hoje em dia as religiões aceitas no Egito são o islamismo, o cristianismo e o judaísmo, contudo, nos tempos antigos, a religião do país era primordialmente politeísta, com crenças em deuses com características animais e humanas que nasciam, envelheciam, morriam e passavam por todos as necessidades do corpo carnal. Os principais deuses egípcios são: Amon, Mut, Rá, Osíris, Ísis, Set, Neththys, Hórus, Hathor, Anúbis, Thoth, Bastet e Sekhmet. Abaixo você encontrar informações fascinantes sobre esses deuses e suas histórias.

Amon – Rei dos Deuses

Originalmente a personificação dos ventos, Amon possou a ser entendido com o Rei dos Deuses e Pai de todos, sendo conhecido como “O oculto”

Lenda de Amon

Diz a lenda que ele era, fisicamente, pai de todos os faraós, que recebia, o trono de suas mãos. Para gerar o herdeiro, Amon visitava a esposa do faraó reinante à noite e a tomava enquanto esta dormia em seu palácio.

amon

Símbolos e Animais Sagrados

Sol, ganso e carneiro

Parentesco

Casado com Mut e pai de Khonsu e Montu

Mut – Deusa Mãe

Conhecida como “mãe do mundo” e “senhora dos céus”, entre muitos outros títulos, Mut era retratada como uma mulher com asas de abutre segurando uma ankh (cruz egípcia tida como um símbolo da vida).

Lenda de Mut

Diz a lenda que Mut absorveu aspectos de dois deuses egípcios anteriores. Na verdade, duas deusas: Wadjet (Baixo Egito) e Nekhbet (Alto Egito), conhecidas como as duas damas. Isso simbolizou a unificação do Egito.

mut

Símbolos e Animais Sagrados

Abutre e Ankh

Parentesco

Casada com Amon e mãe de Khonsu e Montu

Rá – Deus do Sol

Deus do Sol, comumente associado à Amon.

Lenda de Rá

Diz a lenda que todos as formas de vida teriam sido criadas por Rá a partir de suas lágrimas e suor. Por esse motivo os egípcios se autodeclaravam “Gado de Rá”.

Ra

Símbolos e Animais Sagrados

Falcão e Gavião

Parentesco

Pai de Bastet, Maat e Hathor.

Osíris – Deus da Vida

Considerado também, dentre os deuses egípcios, o deus do julgamento e do além, Osíris possui vários nomes, tais como Usir e Ausar.

Lenda de Osíris

Diz a lenda que ele era o responsável por julgar os mortos na “Sala das Duas Verdades”, on prosseguia para a pesagem de corações, também chamada de psicostasia.

Osiris

Símbolos e Animais Sagrados

Pilar ou Coluna de Djed

Parentesco

Filho de Geb e Nut, irmão de Nephthys, Ísis e Seth, casado com Ísis e pai de Hórus

Ísis – Deusa da Ressurreição

Conhecida entre os deuses egípcios como a deusa da magia, Ísis é considerada o exemplo de mãe e esposa ideal.

Lenda de Ísis

Diz a lenda que a deusa quis saber o nome verdadeiro de Rá para obter o domínio sobre o seu poder. Para isso, ela fez uma serpente envenenar o deus e, em troca da cura, ordenou que Rá lhe contasse seu verdadeiro nome.

Isis

Símbolos e Animais Sagrados

Trono, disco solar e sicômoro (árvore)

Parentesco

Filha de Geb e Nut, irmã de Nephthys, Osíris e Seth, casada com Osíris e mãe de Hórus

Seth – Deus do Caos

Considerado deus do caos (violência, desordem, inveja, etc.), Seth é a reencarnação do espírito do mal.

Lenda de Seth

Diz a lenda que ele rasgou o ventre da própria mãe ao nascer e que, com inveja de Osíris, certo dia, Seth preparou uma armadilha para o irmão, prendendo-o no sarcófago e o atirando no Rio Nilo. Ísis, desesperada, vai atrás do marido para lhe conceder um enterro apropriado. Com receio de que encontrem Osíris, Seth o corta em 14 pedaços e os espalha pelo Egito. Juntas, Nephthys e Ísis encontraram e desenterraram todas, exceto o falo. Após mumificado, Ísis assume a forma de uma ave e ganha o poder de ressuscitar o marido.

seth

Símbolos e Animais Sagrados

Serpente e Grifo

Parentesco

Filho de Geb e Nut, irmão de Nephthys, Ísis e Osíris, casado com Nephthys e pai de Anúbis

Nephthys – Deusa da Morte e das Trevas

Muito parecida com sua irmã Ísis, Nephthys, ou Néftis, detém os mesmos símbolos e os mesmos nomes: “Deusa Mãe” e “Deusa dos Céus”. Também era chamada de “Senhora da Casa”.

Lenda de Nephthys

Diz a lenda que era a deusa protetora dos mortos e que os ajudava na travessia para os campos de Osíris.

neftis

Símbolos e Animais Sagrados

Casa, cesto e invólucro das múmias

Parentesco

Filha de Geb e Nut, irmã de Seth, Ísis e Osíris, casada com Seth e mãe de Anúbis

Hórus – Deus dos Céus e dos Vivos

Hórus é o deus dos céus. É filho de Osíris, embora sua concepção tenha se dado após sua morte.

Lenda de Hórus

Diz a lenda que matou Seth por vingança ao pai Osíris e em uma disputa pelo comando do Egito. Após esse feito também ficou conhecido como deus da vingança, se tornando deus dos vivos no Egito. Durante o confronto com Seth, no entanto, Hórus perdeu um olho e passou a usar um amuleto de serpente no lugar. Esse amuleto ficou conhecimento como “O olho de Hórus”.

Horus

Símbolos e Animais Sagrados

Olho de Hórus (Amuleto)

Parentesco

Filho de Osíris e Ísis e casado com Hathor

Hathor – Deusa da Maternidade

Dentre os deuses egípcios, Hathor é a que personifica os princípios do amor, da beleza, da música e da alegria. É conhecida como “Senhora do Ocidente” ou como “Grande Enchente”.

Lenda de Hathor

Uma de suas lendas diz que era o olho de Rá, sendo considerada sua Filha. Em outras lendas, no entanto, é afirmado que Hathor era, na verdade, mãe de Rá e o carregava entre os chifres. Ela lhe dava à luz toda manhã no horizonte ocidental e, como esposa, o concebia todo dia em uma união como próprio Rá.

Hathor

Símbolos e Animais Sagrados

Vaca

Parentesco

Filha/Mãe/Mulher de Rá e casada com Hórus

Anúbis – Deus dos Mortos e Moribundos (Embalsamador Divino)

É o deus associado à mumificação e à vida após à morte.

Lenda de Anúbis

Diz a lenda que Osíris, após ser morto por seu irmão Seth, teve seu corpo embalsamado por Anúbis. Ato que tornou Osíris a primeira múmia. A partir daí, Anúbis passou a ser considerado o deus do embalsamamento.

Anubis

Símbolos e Animais Sagrados

Chacal e chicote (que carrega junto ao corpo)

Parentesco

Filho de Seth e Nephthys e casado com Anput

Thoth – Deus do Conhecimento e da Sabedoria

Deus da sabedoria, Thoth é representado como um escriba com cabeça de íbis (ave que lhe era consagrada).

Lenda de Thoth

Diz a lenda que na briga entre Hórus e Seth, foi Thoth quem curou o olho de Hórus arrancado por Seth. Já na disputa entre Osíris e Seth, outra de suas lendas diz que, após a morte de Osíris, ele ensinou os feitiços a Ísis que a permitiram trazer o marido de volta à vida.

Thoth

Símbolos e Animais Sagrados

Íbis, lua e babuíno

Parentesco

Filho de Rá e casado com Maat

Bastet – Deusa Felina

Bastet é uma divindade solar, apesar de ser relacionada à lua e aos eclipses. É deusa da fertilidade e protetora das mulheres grávidas.

Lenda de Bastet

Diz a lenda que Rá e Bastet, ambos deuses egípcios, viajam pelo céu durante o dia em um barco, protegendo a terra de inimigos. À noite, porém, Bastet se transforma por completo em um gato para enxergar no escuro e proteger todos de Apophis (deus serpente inimigo de Rá).

Bastet

Símbolos e Animais Sagrados

Sintro (instrumente de percussão) e gatos

Parentesco

Filha de Rá

Sekhmet – Deusa da Guerra, da vingança e da Cura

Deusa da vingança, da guerra, das doenças e da cura, Sekhmet era comumente confundida com Bastet.

Lenda de Sekhmet

Diz a lenda que, certa vez, Rá ordenou que Sekhmet punisse a raça humana por sua desobediência, porém a deusa executou a tarefa com tanta fúria que o deus Rá precisou intervir para que a humanidade não fosse exterminada. Para tanto, embebedou-a com vinho, fingindo que era sangue.

sekhmet

Símbolos e Animais Sagrados

Arco e flecha e Leoas

Parentesco

Casada com Ptah e Mãe de Nefertem

Maat – Deusa da Verdade

É conhecida entre os deuses egípcios como a força que move as estrelas e as estações do ano. Além de deusa da verdade, também é considerada deusa da harmonia e da justiça. A ela também são atribuídos os princípios da moralidade e da ética.

Lenda de Maat

Diz a lenda que ela era responsável pela pesagem das almas/coração auxiliando Osíris. Seria então sua pena o objeto usado como medida para avaliar se os mortos alcançariam o paraíso.

MaatSímbolos e Animais Sagrados

Pena de Avestruz

Parentesco

Filha de Rá e casada com Thoth

Fim do Artigo Sobre Deuses Egípcios

Bom, aqui termina a lista dos Deuses Egípcios. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!

Cantadas para Crush

Cantadas Safadas