Deuses Hindus

0

Você conhece os Deuses Hindus?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Deuses Hindus. Abaixo estarão descritas as características e principais simbologias e ensinamentos a que eles estão relacionados, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Deuses Hindus

Os hindus constituem um povo antigo que hoje tem sua maior representação na Índia. Eles são entendidos como seguidores do hinduísmo, que consiste em uma religião que une crenças e estilos de vida.

deuses-hindus

Os praticantes dessa religião acreditam em diversas divindades e vivem sobre um sistema de castas, entre outras coisas. As castas são divididas em: Brâmades (sacerdotes), xátrias (guerreiros), vaixias (comerciantes e artesãos), sudras (servos) e párias (escória da sociedades). Segundo suas crenças, pertencer à determinada casta é resultado de um Karma de vidas passadas.

Com relação aos seus deuses, os hindus adoram três entidades principais: Brahma, Vishnu e Shiva. Porém, muitas outras são cultuadas dentro dessa religião. Abaixo você conhecerá um pouco sobre os principais deuses do hinduísmo e sobre o que eles representam para esse povo.

BRAHMA

Brahma é conhecido como o deus da criação, sendo responsável pela criação de todos os seres e do universo. Ele é um dos três principais deuses da cultura hindu. Sua representação é feita por uma pessoa idosa com quatro faces que recitam as escrituras sagradas da cultura hindu.

SIMBOLOGIA

Possui quatro braços e cada um deles carrega um objeto: uma flor de lótus, um livro, um “rosários” e uma jarra com água.

VISHNU

Vishnu é o deus da preservação, isto é, da manutenção da ordem natural e da vida. É conhecido como o segundo deus da trindade hindu. Sua aparência também é retratada como um ser com quatro braços sobre uma serpente. Sua representação busca exprimir a calma diante do medo.

SIMBOLOGIA

Possui quatro braços e leva um objeto em cada um deles: uma concha (pantchdjanya), uma flor de lótus, um cajado (Cajado de Vishnu) e um disco/roda de energia.

SHIVA

Shiva é o deus da destruição. É o terceiro e último integrante da trindade hindu. Seu papel é fundamental no que se refere à destruição e dissolução. Ele fecha o ciclo no qual Brahma cria e Vishnu mantém a vida. É comumente representado como um ser humano de pele azul e com uma serpente ao redor do pescoço.

SIMBOLOGIA

Segura em uma das mãos um tridente (trishula), tem uma naja ao redor do pescoço, uma jarra no topo da cabeça e a lua ao lado da jarra.

GANESHA

Ganesha é o deus dos obstáculos. Com um característica singular, isto é, cabeça de elefante, Ganesha é conhecido por ofertar sabedoria aos seus seguidores, proporcionando a solução de entraves. É o primeiro filho de Shiva e Parvati, sendo muitas vezes associado ao sucesso, à fartura e à sabedoria.

SIMBOLOGIA

Cada um de seus braços leva um símbolo: um machadinho, uma flor de lótus, um chicote e, por último, uma benção.

PARVATI

É a deusa do amor e da fertilidade, sendo representada por uma figura feminina. É a esposa de Shiva e a mãe de Ganesha. Sua ilustração é diferente, isto é, quando acompanhada pelo marido, Parvati é representada por uma mulher com dois braços e duas armas, uma em cada mão. Quando representada sozinha sua ilustração é feita através de uma mulher com quatro braços montada sobre um tigre.

SIMBOLOGIA

Os principais símbolos de Parvati são o elefante, o tigre, a flor de lótus e a dança.

LAKISHMI

É a deusa do dinheiro e da riqueza. Sua representação é feita através de uma figura feminina com quatro braços dourados, comumente sentada sobre uma flor de lótus distribuindo moedas e com botões de lótus nas mãos. Lakshmi é considerada administradora da riqueza, tanto no mundo material quanto espiritual. É a esposa de Vishnu.

SIMBOLOGIA

Os principais objetos que representam Lakshmi são as moedas de ouro, a suástica e os botões de lótus.

Fim do artigo sobre Deuses Hindus

Bom, aqui termina a lista dos Deuses Hindus. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.