Você conhece os Deuses Incas?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Deuses Incas. Abaixo estarão descritas as características, as lendas, nomes, símbolos e os principais poderes dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Deuses Incas

Os incas foram uma civilização que se desenvolveu no Vale de Cuzco, no Peru. Eles formaram o maior império já existente na América do Sul, entre 1200 e 1533. Seu imperador era conhecido como O Inca, porém, além dele, dentre as classes sociais, existiam os nobres, os líderes militares, os líderes religiosos, os governadores das províncias e suas famílias e os camponeses.

deuses-incas

Com relação à religiosidade, os incas eram considerados uma civilização politeísta que acreditava no conceito de dualidade (forças do bem e do mal). Eles construíam templos e realizavam sacrifícios humanos e de animais dedicados aos deuses que cultuavam. O templo mais conhecido é o Templo do Sol em Cuzco. Abaixo estão descritas diversas informações sobre os deuses cultuados por essa civilização e suas peculiaridades.

INTI

É o deus sol para a cultura inca. Acredita-se que ele é filho de Viracocha o Deus da criação. Inti ou Apu Pachau, como era conhecido, é representado como um disco grande e dourado com fisionomia humana. Reverenciado pela cultura tradicional inca, pois é através dele emanam o calor e a luz, sendo estes, fatores indispensáveis para a vida.

Deuses Incas 2

Lenda

Diz a lenda que Inti era casado com a deusa lunar, Mama Quila. Juntos eles tiveram dois filhos. Então, Inti ensinou a arte da civilização para seus filhos e os enviou à terra para que eles pudessem ajudar a humanidade.

VIRACOCHA

É o deus da criação. Sua aparência é retratada como um deus hermafrodita, indivisível e onipresente. Acredita-se que Viracocha após a criação do universo ele o dividiu em três partes: Kay Pacha (que representa o mundo terreno, onde vivemos, simbolizado pelo Puma), Hanan Pacha (que representa a superioridade, ou seja, o céu, simbolizado pelo condor) e Uchu Pacha (que representa o submundo, simbolizado pela serpente).

Deuses Incas 3

Lenda

Diz a lenda que Viracocha criou um mundo, em princípio, de trevas. Começou então a criar o homem a partir de enormes rochas. Quando posicionados em lugares específicos as estátuas ganhavam vida. Contudo, essa raça de gigantes era ruim aos olhos da divindade então ele mandou um dilúvio que transformou as criaturas novamente em rochas e assim foram formados os montes. Então Virachocha criou o sol, as estrelas a lua e novos seres humanos a partir do barro.

MAMA COCHA

É a deusa das águas. Seu nome pode ser traduzido como “Mãe do mar” . Mama Cocha é tida como uma das quatro mães elementares, além dela as outras três eram a Pacha Mama, Mama Nina e Mama Waira. A tradição conta que a divindade em questão é esposa do Deus supremo da mitologia inca (Viracocha).

Deuses Incas 4

Lenda

Diz a lenda que Mama Cocha era filha do Sol e da Lua e que ela habitava Hanan Pacha (o céu para a cultura inca). Ela teria sido enviada com o intuito de ensinar aos seres humanos a viver em paz e a trabalhar com amor.

ILLAPA

É o deus dos raios e das tempestades. Seu nome pode ser traduzido como “Relâmpago” no idioma quechúa. A esta divindade é associada a escassez de água, inundações e até mesmo a neve. Os fenômenos climáticos eram interpretados como reflexo de como a divindades estava se sentindo acerca das atitudes humanas.

Deuses Incas 5

Lenda

Diz a lenda que Illapa retirava água com um jarro da via láctea para fazer chover na terra. Quando enraivecido a divindade provocava catástrofes, cessando a oferta de água por isso durante grandes períodos de estiagem os sacerdotes amarravam cães com fome e sede na esperança que o deus se apiedasse e enviasse água sob a terra.

PACHACÁMAC

É o deus dos terremotos. A etimologia do seu nome traduz bem a divindade (pacha = terra; camac = animador). Sua representação era feita por meio de um totem escupido em madeira com mais de dois metros. Apresentava duas faces opostas, em uma havia serpentes, que traduzia o aspecto de destruição, e na outra uma espiga de milho, simbolizando um elemento fundamental da base alimentar daquela cultura e a criação.

Deuses Incas 6

Lenda

Diz a lenda que certa vez a divindade se encantou pela beleza de uma curandeira que residia nas proximidades do seu tempo. Com a impossibilidade de vir ao reino dos mortais, Pachacamac, colocou seu sêmen em um fruto local e a curandeira engravidou do deus dando origem a Vichama, um semideus.

Fim do artigo sobre Deuses Incas

Bom, aqui termina a lista dos Deuses Incas. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!