Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios, vamos lá?

Atividades para o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios – 01 de Abril

Hoje diz-se também sobre a comemoração do dia da abolição da escravidão indígena. Em 1º de Abril de 1680 foi sancionada pelo Rei de Portugal uma lei que “abolia” o escravismo de índios no Brasil. Mas, há grandes controvérsias sobre a lei e a real funcionalidade desta.

Em texto publicado pela CECIERJ – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, o professor José Ribamar Bessa Freire que faz parte do Programa de Estudo de Povos Indígenas da Uerj afirma que essa promulgação na verdade não passou de mais uma “pegadinha” do dia da mentira, pois a lei apenas proibia a aquisição de novos índios, mas não libertava os que já se encontravam em regime escravagista. Encontramos como via de compração a Lei do Ventre Livre, onde as crianças nascidas depois do decreto são consideradas livres.

Bessa afirma também que a relação com o icônico dia da mentira, se dá pois a lei não chegou nem a entrar em vigor, e a escravidão do povo indígena aconteceu mesmo só em 1755 – Grão do Pará e Maranhão – e depois em 1758 para todo o país. A lei decretada por Marquês de Pombal visava a simpatia dos índios com base em interesses da coroa.

Então, desta forma a abolição da escravidão indígena passa a ser legalizada. Porém, isso não garantia a total liberdade desse povo que continua sendo explorado por meio do trabalho compulsório, que consiste na reunião do povo indígena em aldeias controladas por um cidadão de “ilibada reputação” escolhido pelos colonos.

O trabalho compulsório foi instaurado porque com o fim da escravidão a economia local sofreu forte crise em decorrência da falta de mão de obra escrava, tendo em vista que os povos indígenas ao se libertar retornavam ao seu antigo modo de vida. Sendo assim, entra em vigor em 1757 o Diretório de Pombalino que propõe essa e outras medidas em relação a libertação dos povos indígenas.

O que é o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios?

O dia da Abolição da Escravidão dos Índios relembra uma data muito importante para a história do Brasil. Levando em consideração que o mês de abril oferece temáticas sobre a história do Brasil e a participação dos índios, essa data possibilita a abordagem nas disciplinas de história e português.

Para essa atividade, sugerimos o desenvolvimento de um texto histórico, ressaltando a relevância da data comemorativa. A atividade possibilitará que os alunos desenvolvam habilidades de escrita, pesquisa, resumo e apresentação.

01 de abril - Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1680)

           Atividades introdutórias sobre o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios – 01 de Abril

Na oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversas imagens (impressa ou digital) de índios. Com os alunos reunidos em círculo, o professor mostrará uma imagem e os alunos deverão indicar a forma das pessoas ou objetos mostrados, suas cores, quantidades e características.

A cada resposta correta, o professor poderá apresentar um pouco mais sobre a data comemorativa. Os alunos estarão livres para fazer perguntas e interagir. Todas as novas ideias, dúvidas, perguntas e respostas desta conversa poderão ser anotadas pelos alunos no quadro negro. Ao final da atividade o professor falará mais sobre o “Dia da Abolição da Escravidão dos Índios”.

Atividade de Leitura para o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios

Para a atividade de leitura, os alunos deverão ser divididos em duplas e conduzidos ao laboratório de informática. Os alunos serão orientados a fazerem uma pesquisa sobre o tema “Abolição da Escravidão dos Índios” e em seguida, será realizada uma leitura do material pela dupla. Por cerca de 10 minutos os alunos poderão refletir e discutir sobre os textos. O professor poderá preparar os textos ou direcionar a pesquisa. Sugerimos alguns links como:

https://books.scielo.org/id/27nk7/pdf/malheiros-9788579820731.pdf
https://scielo.br/pdf/alm/n1/2236-4633-alm-01-00052.pdf
https://demonstre.com/dia-do-indio-e-a-matematica/

01 de abril Dia da Abolição da Escravidão dos Índios 1680 2

Atividade de Produção textual para o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios – Gênero Texto histórico

Para a atividade de produção, sugerimos o desenvolvimento de um texto histórico. O professor deverá previamente trabalhar os elementos textuais necessários para o desenvolvimento desse tipo de texto. Ainda em duplas, os alunos deverão escrever um texto histórico sobre “Abolição da Escravidão dos Índios”. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor.

Atividade de Avaliação para o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios

Para a atividade de avaliação sugerimos a leitura dos textos e o uso de uma ferramenta de avaliação (confira mais no final deste e-book). Cada grupo será orientado a ler a sua produção textual para a turma. O professor está livre para escolher a melhor dinâmica de leitura para a sala. Ao final, sugerimos a aplicação da ferramenta de avaliação das estrelas. Os alunos serão convidados a apontar quantas estrelas a atividade merece (de 0 a 5).

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Capa Ebook Atividades de ABRIL 1 7675451

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://hotmart.com/product/51-atividades-para-o-mes-de-abril-datas-comemorativas/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!