Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia da Astronomia. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

02 de dezembro – Dia da Astronomia – Roteiro de atividades

O dia da Astronomia é comemorado em 02 de dezembro, sendo uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula o universo e os corpos celestes, como as estrelas e os planetas. Além disso, este tema também poderá ser trabalhado de maneira lúdica, através da criação de um planetário, onde os alunos poderão desenvolver habilidades manuais e aprender brincando.

Dia da Astronomia

Nesta atividade o lado artístico e criativo do aluno será estimulado, com ênfase no conhecimento sobre astronomia. Disciplinas como ciências, línguas estrangeiras, português e artes poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm sobre o dia da Astronomia

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de recursos visuais acerca do universo, planetas e estrelas. Os alunos deverão receber as imagens e repassá-las, contando para a turma tudo o que sabem ou gostaria de saber sobre o tema. O professor poderá perguntar aos alunos sobre qual planeta eles gostariam de ser. Assim, nesta brincadeira haverá a criação de uma empatia com o tema sugerido.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que mais o interessa neste tema. Em seguida o professor mediará apresentará o dia da Astronomia para a turma.

Atividade de Leitura sobre o dia da Astronomia

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história da astronomia, o nome dos planetas, cores dos planetas do sistema solar, nomes das estrelas da nossa galáxia bem como a sua distância do planeta Terra deverão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Produção Textual sobre o dia da Astronomia

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em grupos para criarem um planetário. Cada grupo será responsável por alguns planetas do sistema solar. O professor irá distribuir bolas de isopor de diferentes tamanhos, bem como tintas, pincéis e papéis coloridos. Os alunos deverão colorir cada planeta e criar um pequeno texto explicativo.

Os professores de línguas poderão auxiliar na tradução dos nomes dos planetas e os alunos poderão ler os textos explicativos de cada planeta também em inglês ou espanhol. O professor que estiver supervisionando a atividade deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos.

Feedback sobre o dia da Astronomia

Para a atividade de feedback sugerimos que os alunos montem o planetário no mural da sala, colando os planetas e explicando para a turma cada um dos planetas do nosso sistema solar.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.