Olá, pessoa! Hoje falaremos sobre o Dia da Caridade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Dia da Caridade – 19 de julho

No dia da caridade você pode trabalhar alguns valores com seus alunos por meio dos gêneros textuais e das atividades cooperativas. Seja você professor ou pedagogo, saiba que poderá utilizar as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes durante a execução desta atividade. Os alunos desenvolverão habilidades de escrita, criatividade e a capacidade de olhar para o outro com empatia.

Trabalhando o dia da caridade na sala de aula

Para a oficina de ideias tenho um grande quebra-cabeças para que você instigue seus alunos. Distribua aleatoriamente pela sala as letras C, A, R, I, D, A, D e E escritas em folhas A4.

Escolha oito alunos para que portem cada um deles uma letra. Após isso, estes oito estudantes deverão ficar diante de toda a turma (com as palavras embaralhadas).

A missão dos alunos que não portarem nenhuma letra será descobrir qual palavra se obtém de todas aquelas letras que estão dispostas aleatoriamente. Em seguida, o tema caridade será apresentado à turma em uma breve introdução.

Vivenciando o dia da caridade na prática

Como o tema abordado será a caridade, sugiro a realização de uma campanha com foco na ajuda ao próximo. Assim, pois no Brasil o mês de julho é marcado por temperaturas mais baixas, onde muitas pessoas em condições precárias passam frio.

Uma campanha de arrecadação de agasalhos é uma alternativa de atividade, onde os alunos poderão ler sobre o tema em pesquisa online e desenvolver toda a campanha.

Para a campanha de arrecadação de agasalhos serão criados:

  • Panfleto de divulgação;
  • Cartaz de divulgação;
  • Arte da caixa de papelão para os agasalhos.

Dia da caridade – na ponta do lápis

Para a atividade de produção escrita os alunos serão encorajados a criarem o texto e a arte de um folheto e um cartaz para a campanha do agasalho.   A atividade poderá ser feita em grupo com a aprovação de todos os alunos e o auxílio do professor para enviar as artes desenvolvidas para uma gráfica. A pesquisa online realizada anteriormente ajudará na estruturação e execução desta produção escrita.

Feedback

O feedback desta atividade será analisado através do engajamento da turma na atividade de doação. Além disso, próxima à caixa de papelão onde serão arrecadados os agasalhos, crie uma escala de avaliação para que cada doador possa marcar se gostou da iniciativa ou não gostou (confira exemplos de ferramentas para feedback no final deste ebook).

Ao final da campanha de arrecadação, colha o testemunho dos agraciados, pois isso será extremamente importante para mostrar aos alunos o impacto de suas ações sobre o próximo. Esse é o verdadeiro espírito da palavra caridade!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.