Dia da Compreensão Mundial

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “17  de setembro – Dia da Compreensão Mundial” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

17  de setembro – Dia da Compreensão Mundial

O dia da Compreensão Mundial é uma excelente data para ajudar os alunos a pensarem acerca da importância do respeito mútuo e da empatia. Este dia poderá conscientizar os alunos sobre o exercício da compreensão para se alcançar a paz mundial.

Para o Dia da Compreensão Mundial propomos trabalhar com:

  • Desenvolvimento de habilidades como escrita e criatividade;
  • Desenvolvimento da compreensão acerca do tema;
  • Atividade interdisciplinar.

Dia da Compreensão Mundial

Estrutura dessa proposta da atividade para o Dia da Compreensão Mundial

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor entregará para cada aluno uma folha com um balão de pensamento em branco. Cada aluno deverá escrever dentro do balão de pensamento uma ideia, ideologia ou valor no qual ele acredita ou um problema mundial ou nacional que esteja ocorrendo no momento.

O professor deve encorajar ideias individuais. Em seguida, cada aluno deverá ler a sua ideia para a turma. Após a leitura de todas as ideias, o professor irá iniciar a discussão com os alunos em círculo, abordando a necessidade de compreensão para alcançar a paz e a melhor convivência entre os indivíduos, onde devemos todos nos respeitar. Assim, o professor irá apresentar o dia da Compreensão Mundial.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura, sugerimos que os alunos pesquisem em revistas, jornais e/ou notícias online sobre conflitos mundiais que são causados por falta de compreensão ideológica, religiosa ou econômica. O professor deve direcionar à pesquisa. Os alunos estarão livres para leitura individual, no entanto, o importante é encorajar a discussão entre os alunos sobre o tema. Ao final da atividade de leitura, os alunos deverão criar uma lista com todos os conflitos pesquisados.

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos serão convidados à trabalharem em grupos e desenvolverem uma solução compreensiva para alguns dos conflitos listados na etapa anterior. Os alunos deverão pautar estas soluções no conceito da compreensão, buscando respostas amigáveis. Em seguida, cada grupo deverá criar um cartaz com as soluções desenvolvidas.

Conheça uma das nossas atividades: Feedback

Para a atividade de avaliação cada grupo poderá apresentar o cartaz para a turma, explicando as soluções encontradas. Além disso, sugerimos a aplicação de uma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

Sugerimos a primeira ferramenta com as carinhas feliz ou triste. O aluno também estará livre para expressar o que aprendeu nesta atividade.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

Não perca tempo!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.