Olá pessoal, como estão? O ano de 2018 está acabando e vem ai o ano de 2019 e com ele o Demonstre vai lançar uma série, onde a cada mês publicaremos algumas datas comemorativas juntamente com uma lista de 5 atividades para se trabalhar com a criança. Aliando assim conhecimento e diversão.

Nada melhor que mostrar através de atividades lúdicas e divertidas, a importância de alguns dias especiais que temos no nosso calendário. Além de demostrar como surgiram essas datas e porque elas são especiais. Assim trazemos cultura, informação e conhecimento de forma interativa e alegre para as crianças.

Por isso, não deixe de nos acompanhar que vem muito conteúdo legal por aí.

Vamos a nossa primeira data, 01 de janeiro e atividades de ano novo vem aí!!

 

FELIZ ANO NOVO!!! Um novo ano começa e junto com ele um novo ciclo de vida, que traz muita esperança, alegria e expectativas. Mas o que significa isso?

Ano Novo – Dia da Confraternização Universal

O dia 01 de janeiro é o primeiro dia do chamado ano novo, onde um novo calendário se inicia. Comemora-se o ano novo na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro.

Tem-se por costumes fazer “promessas” para realização de alguns objetivos e metas no novo ciclo que se inicia.

Além disso, nesse primeiro dia do ano, comemora-se também o dia da Confraternização Universal e o dia Mundial da Paz entre os povos.

Nesse primeiro dia do ano temos uma ótima oportunidade de trabalhar e consolidar alguns valores com nossos filhos que são tão citados nas festas de Natal e fim de ano.

 

Segue abaixo uma lista de 5 atividades lúdicas e divertidas para se fazer em família:

Carta de promessas – Ano novo

Essa atividade deve ser feita com crianças acima de 7 anos. Seria uma reprodução do “esse ano eu vou…”

Materiais para Carta de promessas

Papel pautado e caneta.

Passo a passo da Carta de promessas:

Peça para criança escrever no papel 5 desejos que ela gostaria de realizar durante o ano. Nessa hora pode estimular a criatividade da criança, onde os desejos  não se atenha apenas ao material, mas converse que pode ser um novo hábito a ser adquirido, um livro a ser lido, uma nova responsabilidade em casa. Quando a criança acabar de escrever guardem em uma caixa, para que seja lido somente no início do ano seguinte.

Colagem de desejos – Dia da Confraternização Universal

Essa atividade, é uma versão simplificada da atividade acima, para ser feitas com crianças menores que ainda não são alfabetizadas.

Materiais para Colagem de desejos

Revistas, tesoura sem ponta, cartolina e cola.

Passo a passo da Colagem de desejos:

A criança deve buscar nas revistas imagens dos seus desejos, depois recorte com ela e cole na cartolina. Também deve ser guardado para ser vista somente no início do ano seguinte.  

Construindo o meu calendário – Ano novo

Essa atividade tem por intuito apresentar para seu filho a estrutura de um ano. Alguns conceitos são mais fáceis de compreender e assimilar quando a criança consegue vizualizá-los. Assim, quando for montar o calendário, vá explicando o que são dias da semana, os meses do ano e etc.

Materiais para atividade: Construindo o meu calendário

Cartolina, canetinhas coloridas, e recortes de figuras coloridas, como coração, estrela, joinha, smile e etc.

Passo a passo da atividade: Construindo meu calendário

Desenhe junto com a criança um calendário anual, coloque os meses do ano, e vá lhe mostrando como um ano é formado. Depois marque nos meses datas importantes, como o aniversário da criança, do papai, da mamãe, dos familiares, alguma viagem que já esteja programada. Pode pendurar no quarto ou em algum lugar visível da casa depois.

Balão da motivação – Dia da Confraternização Universal

Essa brincadeira busca a interação e integração. Pode ser feita somente com a família, ou pode-se convidar também amigos.

Materiais para o Balão da motivação

Balões coloridos, pequenos pedaços de papel, caneta.

Como brincar com o Balão da motivação

Peça para criança escrever em um pedaço de papel uma frase onde ele deseje algo de bom para outra pessoa, como por exemplo: “seu ano seja cheio de alegria”. Coloque cada voto em um balão, encha e feche. Contem de 1 a 5 e joguem o balão no ar, o objetivo é cada pessoa pegar um balão diferente do que estava segurando e ler o voto que recebeu.

Lançador de confete – Ano novo

Avisamos aos pais que essa atividade faz um pouquinho de sujeira, então se preferir faça ao ar livre, no quintal, ou sacada da residência. Mas garantimos muitas risadas e diversão na certa!

Material para fazer o Lançador de confete

Miolo de papel higiênico, fitas adesivas coloridas, balão colorido, e papeis coloridos picados ou confete.

Passo a passo para brincar com o Lançador de confete

Para montar o lançador o primeiro passo é cortar a parte debaixo do balão, depois prenda ele a um dos lados do miolo do papel higiênico e faça um nó na ponta. Passe a fita adesiva colorida de forma que prenda o balão ao rolo, e o restante que ficar sobrando pode decorar como quiser. Depois só colocar os papéis coloridos picados dentro, puxar o balão e soltar. Pronto é diversão garantida para a garotada!!!

Obrigado por se interessar pelo dia da confraternização universal!

Obrigado pelo interesse no tema. Teremos mais posts nos estilos diariamente aqui no blog, por isso não esqueça de salvar o nosso blog nos favoritos e assinar nossa lista de e-mails!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.