Dia da Infância – Plano de aula

0

Olá, meus queridos! Tudo bem? O tema da vez é o Dia da Infância. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura.

Dia da Infância – 24 de agosto

O mês de agosto traz temáticas muito relevantes para a formação e estruturação do aluno. Uma delas é a comemoração do dia da Infância.

Dia da Infância – Plano de aula 1

Com esta data, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a sua própria infância e sobre a importância dela para um desenvolvimento saudável. Através de brincadeiras, vamos fortalecer as memórias da infância. Além disso, sugerimos um breve trabalhado com as fases da vida, para a criança compreenda que irá passar por diversas mudanças no ciclo da vida.

Neste dia daremos preferência a atividades de aprendizagem e desenvolvimento. As disciplinas de português, artes, ciências se beneficiarão com esta metodologia proposta.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor deverá dispor brinquedos e imagens de crianças brincado. Com os alunos dispostos em círculo, o professor irá perguntar o que é infância para cada um dos alunos. A medida que os brinquedos e as imagens forem rodando a sala, os alunos se sentiram mais motivados e relaxados para falarem livremente sobre o tema.

Dia da Infância

Atividade de Leitura

Para a primeira atividade de leitura sugerimos uma pesquisa online sobre os aspectos da infância. Questões conceituais, tempo da infância, alimentação e saúde nesta fase poderão ser pesquisados. Sugerimos o seguinte texto do Ministério da Saúde.

Dia da Infância 1

Após este momento, os alunos serão reunidos em círculo e serão convidados a contarem para a turma sobre a sua infância e sobre as brincadeiras que mais gostam. Enquanto os alunos conversam, o professor deverá fazer uma lista de brincadeiras no quadro da sala. O professor de ciências também poderá abordar com os alunos as fases da vida.

Produção Textual

Com base no que foi pesquisado anteriormente, os alunos deverão criar um cartaz com o tema “Minhas Infância”. Todos os alunos deverão contribuir para a atividade. Além disso, os alunos deverão dispor de tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.

Dia da Infância 2

Após a confecção do cartaz, os alunos serão convidados a brincarem livremente seguindo as brincadeiras que mais gostam. Esta atividade reforça a alegria de estar na fase da infância, criando laços de bem-estar do aluno com a escola, além de favorecer o aprendizado.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos contar para a turma o que mais gostaram nesta data comemorativa. O professor poderá ainda avaliar a participação dos alunos durante todas as etapas desse dia. Como sugestão, alguma das ferramentas de feedback deste ebook, poderá ser aplicada (ver final do ebook).

Dia da Infância 4

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

Dia da Infância – Plano de aula 2


Dia da Infância – Plano de aula 3

Fim de Dia da Infância

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

Você pode gostar também de:

Dia da família: cinco atividades para família e escola