in ,

Dia da Lei Eusébio de Queirós

Dia da Lei Eusébio de Queirós 1

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “04 de setembro – Dia da Lei Eusébio de Queirós ” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

04 de setembro – Dia da Lei Eusébio de Queirós

O dia da Lei Eusébio Queirós tem grande relevância no cenário histórico e cultural do nosso país, por estabelecer medidas para a repressão do trafico de africanos no Brasil Império.

Portanto, esta data traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura e a história brasileira. Nesta atividade, abordaremos a escravidão, o tráfico de africanos e os impactos sociais da abolição deste tráfico para a  história brasileira.

Para o Dia da Lei Eusébio de Queirós propomos trabalhar com:

  • Desenvolvimento da escrita do aluno;
  • Construção da percepção da identidade nacional;
  • Atividade interdisciplinas entre as disciplinas de história, português, artes e línguas.

Dia da Lei Eusébio de Queirós

Estrutura dessa proposta da atividade para o dia da Lei Eusébio de Queirós

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça agora uma de nossas atividades: Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro  uma lista de povos africanos que foram traficados para o Brasil, na época do Império. Ao apresentar o nome de cada um dos povos, o professor poderá distribuir entre os alunos fotos desses povos, estimulando o contato dos alunos com novas etnias. Aspectos da vida, cultura, história e localização geográfica destes povos serão abordados de maneira descontraída.

  Os alunos poderão discutir sobre cada etnia. Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca do tráfico de africanos para o Brasil e irá apresentar a lei que aboliu esta atividade: a Lei Eusébio Queirós.

Conheça agora uma de nossas atividades: Atividade de Leitura

 Na atividade de aprendizagem, propomos uma pesquisa online e/ou na biblioteca da escola sobre aspectos da abolição do tráfico de africanos. Sugerimos a leitura na íntegra da Lei Nº 581 de 4 de setembro 1850. O professor de história poderá utilizar esta atividade para lecionar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.

  Em seguida os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre a arte e a cultura negra, seus elementos e cores. Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem uma obra de arte com referências africanas.

Conheça agora uma de nossas atividades: Produção Textual

Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em primeira pessoa, como se cada aluno fosse um africano traficado para o Brasil, contando suas percepções acerca da escravidão e da Lei Eusébio Queirós. Ao final cada aluno deverá criar e colorir uma imagem que exemplifique o seu texto.

 Adicionalmente, as histórias poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.

Dia da Lei Eusébio de Queirós

Conheça agora uma de nossas atividades: Feedback

Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste e-book. Além disso, os alunos serão convidados a lerem suas histórias para a turma, contando a sua percepção acerca do impacto social da escravidão Para Brasil. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

atividades de setembro

Não perca tempo!

Livro: Fábulas - Volume 2

Livro: Fábulas – Volume 2

Livro: Fábulas - Volume 1

Livro: Fábulas – Volume 1