Dia da Lei Eusébio Queirós – Plano de Aula

1
556
Dia da Lei Eusébio Queirós - Plano de Aula 1

Olá, hoje trago para vocês um plano de aula sobre o Dia da Lei Eusébio Queirós. Um tema  muito importante para despertar a reflexão da cultura do país. Boa leitura!

04 de setembro – Dia da Lei Eusébio Queirós – Plano de Aula

O dia da Lei Eusébio Queirós tem grande relevância no cenário histórico e cultural do nosso país, por estabelecer medidas para a repressão do trafico de africanos no Brasil Império. Assim, esta data traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura e a história brasileira.

Dia da Lei Eusébio Queirós

Nesta atividade, abordaremos a escravidão, o tráfico de africanos e os impactos sociais da abolição deste tráfico na história brasileira. Nesta atividade, o aluno desenvolverá a construção de uma identidade cultural e histórica. Professores das disciplinas de português, história, artes, línguas e pedagogos poderão utilizar esta atividade em sala de aula.

Brainstorm para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro negro uma lista de povos africanos que foram traficados para o Brasil, na época do Império. Ao apresentar o nome de cada um dos povos, o professor poderá distribuir entre os alunos fotos desses povos, estimulando o contado dos alunos com novas etnias. Aspectos da vida, cultura, história e localização geográfica destes povos deverão ser abordados de maneira descontraída.

Os alunos poderão discutir sobre cada etnia. Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca dos do tráfico de africanos para o Brasil e irá apresentar a lei que aboliu esta atividade: a Lei Eusébio Queirós.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade de Leitura Para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Na atividade de aprendizagem propomos uma pesquisa online e na biblioteca da escola sobre aspectos da abolição do tráfico de africanos. Sugerimos a leitura na íntegra da Lei Nº 581 de 4 de setembro 1850. O professor de história poderá utilizar esta atividade para passar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.

 Dia da Lei Eusébio Queirós

Em seguida, os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre a arte e cultura negra, seus elementos e cores. Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem uma obra de arte com referências africanas.

Produção Textual para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em primeira pessoa, como se cada aluno fosse um africano traficado para o Brasil, contando suas percepções acerca da escravidão e da Lei Eusébio Queirós. Ao final cada aluno deverá criar e colorir uma imagem que exemplifique o seu texto.

Adicionalmente, as histórias poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.

Feedback para o final da sua aula sobre o Dia da Lei Eusébio Queirós

Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste e-book. Além disso, os alunos serão convidados a lerem sua história para a turma, contando a sua percepção acerca do impacto social da escravidão no Brasil. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.

Compartilhe o nosso plano de aula para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Muito obrigado acompanhar até aqui. Até mais!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom texto. Entender a história do país é essencial para qualquer aluno e saber o contexto é mais importante ainda! A proibição do tráfico de escravos através da Lei Eusébio de Queiroz freou bruscamente a escravidão e botou o Brasil na linha de progresso do Direito. É importante mostrar a situação do africano nessa época e explicar o quão desumano era o tratamento de escravos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.