Dia da Liberdade de Pensamento – Guia de atividades

0
57

Olá pessoal! Hoje abordaremos a celebração do Dia da Liberdade de Pensamento. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos respectivos links. Desde já agradeço sua visita!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia da Liberdade de Pensamento – 14 de julho

Todos possuímos o direito de manter e defender ideias com relação a alguma coisa. Trata-se de um princípio fundamental citado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A liberdade de pensamento e de expressão já foram cerceadas muitas vezes durante a história humana, e isso nunca ocorreu para bons propósitos.

Ao perceber a importância desta comemoração poderemos tirar proveito de tudo o que ela representa a fim de perpetuar o pensamento livre nas novas gerações. Incumbo a você, caro colega, a missão de transmitir essa ideia durante as atividades comemorativas do Dia da Liberdade de Pensamento.

Seja você professor ou pedagogo, saiba que poderá trabalhar tal data nas disciplinas de Língua Portuguesa e História, incentivando a expressão de pensamentos e o respeito ao próximo, independentemente de crença, ideia ou pensamento. Trabalharemos para estimular em nossos alunos as habilidades de pensamento crítico, respeito, leitura e escrita.

Brainstorm

Para a execução do brainstorm entregue aos alunos folhas nas quais haverá um balão de pensamento em branco (ver próxima página, sugestão de impressão). Cada aluno deverá escrever dentro do balão de pensamento uma ideia, ideologia, valor ou crença na qual acredita.

Encoraje as ideias individuais. Existem alunos que, apesar de não seguirem em si alguma ideologia, já possuem visão crítica sobre determinados assuntos. Em seguida, cada aluno deverá ler a sua ideia para a turma e, assim que essa fase acabar, dê início a uma discussão, utilizando-se da acomodação em círculo.

Aborde as diferenças micro e macro culturais, as diferentes crenças dos países, povos, grupos e indivíduos, pois não há ninguém que pense exatamente igual sobre tudo a nenhum outro ser humano neste planeta. Seja dentro ou fora da sala de aula, todas as ideias e pensamentos precisam ser respeitados.

Atividade de Leitura

A atividade de leitura será realizada na biblioteca da escola. Conduza os alunos até a biblioteca e diga a eles que busquem diferentes fábulas e as leiam em grupos. Eles também poderão realizar a leitura de maneira individual, no entanto, leve em conta que é importante encorajar a discussão sobre a estrutura da fábula, seu objetivo, personagens, história e ensinamentos abordados.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos desenvolverão o gênero textual fábula, onde deverão abordar o tema liberdade de pensamento. Se for da sua vontade, introduza a estrutura do texto aos alunos para que eles tenham um norte. Esteja presente para acompanhar o desenvolvimento de toda a produção escrita.

Duvidas poderão surgir e você terá de prestar o devido auxílio, além é claro, de indicar boas sugestões. A fabula um gênero normalmente abordado para a leitura, mas raras vezes tem incentivada a sua produção escrita. Aproveite a oportunidade e avalie a utilidade deste modelo de atividade proposto.

Feedback

Como opção de feedback, como de praxe, indico a utilização de aplicação de uma das ferramentas disponibilizadas no final deste ebook. A ferramenta com emojis de feliz e triste é muito boa.

Ainda assim, é importante ter um momento para ouvir a opinião expressa do aluno. Ele poderá dizer o que aprendeu com essa atividade, quais pontos considerou difíceis ou fáceis, além de poder falar abertamente o que gostou ou não durante a atividade realizada.

Estar aberto a sugestões, críticas  e opiniões é extremamente importante. Ainda mais durante o Dia da Liberdade de Pensamento!

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.