Dia da Navegação – Plano de Aula

0
571
Dia da Navegação - Plano de Aula 1

Olá, hoje nosso tema é o Dia da Navegação, confira o nosso plano de aula. Boa leitura!

30 de setembro – Dia da Navegação – Plano de Aula

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia da Navegação. Compreendida como a maneira com a qual planeja-se qualquer viagem de um determinado lugar ao outro, a navegação traz para a sala de aula a   oportunidade   de  se trabalhar  temáticas referentes  à      direção geográfica, destinos e viagens.

Dia da Navegação

Assim, o professor poderá desenvolver nos alunos habilidades de localização e planejamento geográfico. As disciplinas de língua portuguesa, ciências e geográfica se beneficiarão desta atividade.

Brainstorm Para o Dia da Navegação

Para este brainstorm, o professor deverá dispor de imagens de bússolas, mapas territoriais, imagens de viagens, carros e destinos. Distribuindo estes recursos visuais para os alunos, o professor deverá desenvolver o tema Navegação e introduzir esta data comemorativa aos alunos.

Após uma breve discussão sobre o tema, os alunos serão convidados a anotarem em seu caderno todas as ideias que tiveram acerca da navegação, além de suas dúvidas e interesses de aprendizagem.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade de Leitura Para o Dia da Navegação

Na atividade de leitura os alunos irão realizar uma pesquisa online no laboratório de informática sobre o tema “Navegação”. Os alunos deverão realizar esta atividade individualmente, anotando todos os achados importantes.

Abaixo sugerimos uma lista de itens que poderão ser pesquisados pelos alunos:

História da navegação
Navegadores famosos
Navegação e meteorologia
Como navegar

Produção Textual Para o Dia da Navegação

Para a atividade de produção textual, sugerimos uma fase de produção escrita e uma fase de produção criativa. Em um primeiro momento, os alunos serão convidados a desenvolverem um texto explicativo contando sobre o “Dia da Navegação”, sua história e importância. Os conhecimentos pesquisados anteriormente, servirão como base para esta atividade.

Dia da Navegação

Em um segundo momento, os alunos serão convidados a desenharem em cartazes todos os elementos que estão relacionados à navegação. Assim, poderão pintar e colorir as ideias que tiveram, com base no que foi pesquisado.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia da Navegação

Para a atividade de feedback os alunos deverão ler para a turma os textos produzidos. Após a leitura dos textos, os alunos deverão classificar a atividade com faces felizes (para “muito bom”) e tristes (para “pode melhorar”), expressando a sua opinião sobre a atividade desenvolvida.

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas. Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here