Dia da Primeira Viagem à Lua (1969) – Atividades para celebrar esta importante data

Olá, pessoa! Hoje falaremos sobre o Dia da Primeira Viagem à Lua. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Dia da Primeira Viagem à Lua – 20 de julho

O dia da 1ª Viagem à Lua é uma data relevante para trabalhar em sala de aula o conhecimento sobre história, ciências, além de conhecimentos gerais sobre os astros e o desenvolvimento textual do gênero fictício.

Durante o período de atividades nossos alunos aprimorarão suas  habilidades de escrita, interpretação, leitura e criatividade. As disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa, Espanhol e Geografia poderão ter ganhos positivos com a aplicação das rotinas propostas.

Viajando até a lua

Para a oficina de ideias traga para a sala de aula uma grande bola plástica, de preferência cinza. Poderá ser até mesmo de isopor, o que importa é o formato esférico.

O passo seguinte é questionar seus alunos sobre o que aquela bola se parece. O nome lua surgirá em pouco tempo e você pode estimular seus alunos a chegarem na resposta correta. Deixo um exemplo de direcionamento com dicas em caso de dificuldade no acerto:

  • Com o que essa esfera se parece?
  • Dica: está presente como inspiração em muitos filmes de romance.
  • Podemos ver este objeto todos os dias.
  • Estamos “embaixo” dele.
  • Fica muito distante de onde estamos.
  • Nos desenhos animados dizem que é feito de queijo.

Sem dúvida, os alunos acertarão prontamente após você dizer-lhes as dicas citadas acima. Já sabendo que se trata da lua, incentive os alunos a falarem tudo o que sabem sobre este importante satélite natural e aquilo que gostariam de aprender.

Agora realize uma breve introdução sobre o tema “Abordando os aspectos históricos da primeira da 1ª Viagem à Lua”. No tema estarão incluídos aspectos astrológicos, conceitos de noite e dia, dentre outros. O tema “lua” também poderá ser trabalhado nas disciplinas de língua estrangeira.

Atividade de Leitura – Do livro à lua

Seguindo o fluxo desta data comemorativa os alunos deverão iniciar a atividade de leitura. Para tal,  recomendo os textos dispostos abaixo:

Ao final da leitura os alunos serão conduzidos a trabalhar com bolinhas de isopor para criarem a sua própria lua. Para a execução desta fase, é preciso contar com as bolinhas de isopor, tinta cinza e a bandeira dos Estados Unidos da América (EUA), que pode ser fixada em um palito de dente. Cabe aos alunos confeccionar e colorir as suas próprias luas e bandeiras.

Uma aventura lunar

Para a atividade de produção escrita é preciso estudar a história do homem na lua. Assim, com base na atividade anterior e nas ideias construídas, cada aluno deverá escrever um texto resumo da história da 1ª Viagem à Lua.

Em paralelo, cada um deles será convidado a criar uma história fictícia de como eles próprios descobriram a sua lua. Filmes de ficção científica podem ser citados como fonte de inspiração.

Até mesmo desenhos animados e histórias em quadrinhos de super-heróis muitas vezes caem no nicho da ficção científica, pois viajam para outros planetas e fazem aventuras interplanetárias. Incentive a criatividade!

Feedback

Para o feedback desta atividade serão distribuídas pequenas bandeirinhas verdes e amarelas para avaliar tudo o que foi desenvolvido na forma de muito bom ou pode melhorar, respectivamente.

Os alunos serão convidados a fixarem as bandeirinhas de avaliação na sua lua e todas elas ficarão expostas no canto ou parte da sala que for conveniente para você, caro colega.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

Add Comment