Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista – Plano de Aula

1
1012
Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista - Plano de Aula 1

Olá pessoal, a pauta de vez é sobre o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. Boa leitura!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista – 9 de julho

No dia 09 de julho ocorre no Estado de São Paulo o feriado conhecido por todos como o Dia da Revolução e do Constitucionalista (fato ocorrido no dia 9 de julho de 1932). A comemoração é uma homenagem ao movimento que lutou bravamente contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas.

A data é muito conhecida pelos reveses políticos e militares ocorridos em território nacional, onde estados até então aliados lutaram ferozmente entre si. Tal evento foi o último combate armado de grandes proporções em nosso país.

O dia da revolução e do soldado constitucionalista é um grande momento para abordar este fato histórico brasileiro. As disciplinas de Língua Portuguesa e História são diretamente beneficiadas por esta atividade, onde os alunos poderão adquirir conhecimento histórico e desenvolver habilidades de pesquisa e a escrita de gêneros textuais, assim como a carta, por exemplo.   Recomendo tais atividades para alunos do Ensino Fundamental II e concluintes do Ensino Fundamental I.

Brainstorm

Para este brainstorm motive seus alunos a falar sobre os momentos históricos e políticos que conhecem. Em um círculo, cada um dirá o que sabe e o que gostaria de saber. Após este momento, mostre uma imagem da revolução constitucionalista, podendo ser a deste texto. Então se iniciará um momento de reflexão e questionamentos. Instigue seus alunos a imaginar quem foi o soldado (que porta uma corneta ao lado da bandeira paulista), com perguntas, que podem ser como as seguintes:

  • Quem é esse soldado?
  • Por qual causa ele luta?
  • O que ele pode ter feito de importante pelo país?
  • O que ele representa para você?
  • Qual foi o seu destino?

Tais perguntas gerarão ideias e imagens na mente dos seus alunos. Ao instigá-los dessa maneira, estaremos trazendo-os para dentro do tema, familiarizando-os e proporcionando maior proximidade com o assunto. Isso tornará os passos seguintes mais fáceis

Atividade de Leitura para o Dia do Soldado

Será dividida em duas partes. Primeiramente, os alunos deverão ler um texto em sala de aula sobre a revolução constitucionalista. Sugerimos dois textos:

O segundo passo é orientar seus alunos a realizar uma pesquisa nos livros de história da biblioteca ou nos arquivos online, em busca de mais informações sobre a Revolução Constitucionalista.

Se for do seu interesse, deixo a aqui um documentário completo sobre a revolução:

Produção Textual para o dia do Soldado Constituicionalista

Para a produção textual, cada aluno deverá usar como base o que anotou sobre a revolução. Será trabalhado o gênero textual carta, onde o aluno será responsável por escrever uma carta endereçada a um amigo contando sobre a revolução e o soldado constitucionalista. Para tal, é necessário criar um clima de imersão, com fotos e vídeos antigos da época.

Lembrando que em tal período a comunicação se dava de maneira lenta e a locomoção de pessoas não era diferente. Passar essa perspectiva para a turma é essencial, para que a carta seja coerente.

Dia do soldado constitucionalista

Feedback da aula do dia do soldado

No processo de feedback você deve providenciar um cartaz. Cada aluno lerá sua carta e posteriormente a fixará no cartaz enquanto divide com a turma o que aprendeu nesta atividade.

Sugiro que sejam disponibilizadas algumas das ferramentas de feedback deste e-book (você pode conferir a lista completa no final deste livro).

Compre a apostila completa para o mês de julho! – Muitas atividades sobre datas comemorativas

Este e mais 30 materiais ainda mais completos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3

APENAS 10 REAIS!


1 COMENTÁRIO

  1. Interessantíssima ideia! Trazer um assunto tão importante quanto a luta contra a ditadura estatal é uma das maneiras de evitar que o educado aceite um regime ditatorial como foi o de Vargas. Relembro aqui uma frase de Edmund Burke: “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.