Olá, pessoa! Hoje falaremos sobre o Dia de Proteção às Florestas. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Você conhece a Teoria das Gerações? Veja neste vídeo os desafios das gerações na escola e como vencer:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Dia de Proteção às Florestas– 17 de julho

O que seria de nós sem o ar que respiramos e? E o que seria do ar que respiramos sem nossas florestas? Basta passar algum tempo em metrópoles pouco arborizadas para perceber os efeitos que a falta de vegetação causa em nossa saúde.

Para celebrar o dia de Proteção às Florestas podemos trabalhar com nossos alunos conceitos de sustentabilidade e preservação da natureza. Temas relevantes para o nosso planeta poderão tornar-se mais do que meros assuntos discutidos. É preciso que convertamos estes conhecimentos em valores pelo bem da nossa própria espécie.

Nesta atividade o gênero textual dissertativo será abordado. Disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências e Geografia se beneficiarão do cronograma proposto.

Introduzindo o tema – O que você pensa quando dizem florestas?

Para este brainstorm mostre imagens de florestas virgens e de áreas desmatadas. A incrível diferença entre os dois cenários chamará a atenção dos alunos. Você poderá citar exemplos de desmatamento ou preservação ocorridos na sua própria cidade caso tenha conhecimento de algum.

As imagens poderão ser mostradas através de um projetor ou por imagens físicas (passadas de mão em mão). Após este momento estimule os alunos a dizer tudo o que sabem sobre o tema. Aspectos geográficos e científicos da devastação das florestas poderão ser abordados.

Pesquisando sobre o dia nacional de proteção às florestas

Para a atividade de leitura, os alunos serão encorajados a pesquisarem online (no laboratório de informática ou no próprio celular).

Durante a pesquisa os estudantes deverão buscar informações sobre os malefícios da devastação das florestas e a importância da preservação ambiental.

As consequências imediatas e futuras da não preservação das florestas também poderão ser abordadas. Lembre-se de pedir para seus alunos levarem caderno e lápis para anotar todas as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades.

Como salvar as florestas, caro Watson? – Uma oficina de escrita

Para a atividade de produção escrita será desenvolvido por cada aluno um texto dissertativo explicando porque é necessário preservar as florestas, como manter o patrimônio natural que possuímos hoje e o que, juntos, os estudantes podem fazer desde hoje para contribuir ao futuro do planeta.

  Como possibilidade de inspiração, sugiro que você mostre para a turma o seguinte vídeo:

Ao final das atividades será criado um cartaz sobre a preservação das florestas como resumo de tudo o que foi aprendido sobre a data celebrada.

Feedback

Como feedback para o cronograma de atividades propostas, os alunos poderão apadrinhar um cantinho verde da escola e contribuir para que este não seja destruído.

Além disso, o cartaz sobre a preservação das florestas poderá ser fixado no corredor principal da escola, contando com um quadro de avaliação logo abaixo dele, na qual deverá haver uma carinha feliz e outra triste.

Para tal, convido-o a conhecer as ferramentas de feedback existentes no final deste e-book).

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.