Fala, meu povo! Hoje o tema abordado será o Dia de São Cristóvão. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Dia de São Cristóvão – 25 de julho

O dia de São Cristóvão é uma data relevante para trabalhar em sala de aula a cultura dos alunos e abordar uma figura católica, vez que parte da construção de identidade nacional teve fortes pilares no catolicismo.

O dia de São Cristóvão também se torna relevante para realizar um link com outro dia que será trabalhado neste e-book, o Dia do Motorista, já que São Cristóvão é o padroeiro de todos os motoristas.

Dito isto, cabe-me informar-lhe que as disciplinas contempladas pelas atividades serão Língua Portuguesa, História e Religião.

Brainstorm – O que um santo?

Para a oficina de ideias escreva no quatro a palavra “Santo” e comece a fazer algumas indagações. Exemplos são os seguintes:

  • Quem aqui conhece sabe o que é um santo?
  • Conhece algum?
  • Vocês sabem quem é o santo conhecido como “casamenteiro”?
  • Ótimo, mas já ouviu falar no santo padroeiro dos motoristas?

Leve a conversa para o tom descontraído, conduzindo-a até que alguém acerte e diga o nome “São Cristóvão”. Então, realize uma breve introdução sobre o tema e a respectiva data comemorativa.

Deixe claro que a intenção da aula não é converter fiéis a alguma religião ou crença, e sim, apenas ter em mente que o Brasil é um país que foi colonizado por uma nação oficialmente católica e, posteriormente, governado por imperadores da mesma crença.

Portanto, é absolutamente normal que datas comemorativas religiosas estejam tão presentes em nosso país. Feito isso, daremos sequência ao nosso cronograma de atividades.

Lista das  5 maiores curiosidades sobre São Cristóvão

Para realizar a atividade de leitura os alunos lerão textos históricos e informativos sobre o Santo em questão. Deixo a seguinte opção disponível para você, caro colega:

O santo conhecido como padroeiro dos motoristas e viajantes é venerado pelos praticantes da fé católico e isso será prontamente constatado pelos alunos através do momento de leitura.

Logo após o término do momento anterior os alunos se reunião em grupo e discutirão o que mais lhes interessou durante a leitura, criando assim, uma lista de interesses.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável pela criação de um parágrafo (com suas próprias palavras) sobre a vida e história de São Cristóvão. A você, professor, caberá o direcionamento sobre qual parte cada grupo irá abordar (exemplo: infância, religião, contato com Deus, Santo, milagres, padroeiro dos motoristas).

Ao final da produção textual os alunos fixarão em cartaz, na ordem indicada, as partes do texto.

Feedback

Coordene a elaboração de uma breve peça teatral sobre a vida de São Cristóvão. Para saber o impacto das atividades à respeito da celebração de São Cristóvão, faça uso de alguma das nossas ferramentas de feedback disponíveis no final deste livro.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.