Dia do Alfaiate - Plano de Aula 1

Olá meus queridos! Hoje o tema será o Dia do Alfaiate. Data importante para ser trabalhada em sala de aula. Boa leitura!

06 de setembro – Dia do Alfaiate – Plano de Aula

O dia do Alfaiate é comemorado em 06 de setembro. Mantendo a temática das profissões, o alfaiate surge como um profissional pouco explorado no contexto escolar, mas que apresenta uma grande relevância por desenhar, cortar, costurar e reformar roupas masculinas sob medida e de forma artesanal. Acreditamos que o contato precoce com o mundo do trabalho faz com que os alunos adquiram desde cedo a definição de gostos e habilidades.

Dia do Alfaiate

Assim, os alunos terão a oportunidade de conhecerem mais uma profissão e compreender as mudanças históricas que levaram ao alfaiate se tornar um profissional pouco encontrado nos dias atuais. Além de identificar quais profissões modernas se aproximaria mais da alfaiataria. Nesta atividade, disciplinas como português e história poderão ser beneficiadas.

Brainstorm Para o Dia do Alfaiate

Para a oficina de ideias o professor irá trazer para a sala de aula uma tesoura (sem ponta), tecidos e fitas. Passando estes objetos para os alunos, o professor deverá guiar uma discussão sobre a profissão alfaiate. Os alunos deverão falar tudo o que sabem sobre este tema. Em seguida, o professor irá distribuir pequenos pedaços de tecido e tinta para tecido. Os alunos deverão escrever palavras no tecido que se relacionem com o profissional abordado. Por fim, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema e abordará a data que se comemora este profissional.

Atividade de Leitura Para o Dia do Alfaiate

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a uma atividade investigativa sobre a profissão alfaiate. Divididos em equipes, os alunos deverão procurar por evidências em textos históricos e informativos sobre este profissional como se fossem detetives.

Todas as evidências deverão ser coletadas em uma pasta de plástico preta com o título “Arquivo Confidencial – a história do alfaiate”. Os alunos poderão conversar entre si sobre o tema e tentar investigar ao máximo esta profissão. Deverão ser explorados temas como:

Dia do Alfaiate

Produção Textual Para o Dia do Alfaiate

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um texto sobre o alfaiate com as próprias palavras e com base nas evidências coletadas. Após a produção textual, os grupos deverão se reunir e discutirem os aspectos de todos os textos produzidos.
O professor irá convidar os alunos a criarem um cartaz com o tema “Arquivo Confidencial – a história do alfaiate”, onde os alunos deverão criar a arte e o texto do cartaz, de maneira atrativa para os leitores. As mudanças históricas que levaram o alfaiate se tornar um profissional pouco encontrado nos dias atuais deverão ser abordados.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia do Alfaiate

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar o dia a dia do alfaiate, em um breve teatro. Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros. Ao final do teatro, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Não deixe de conferir nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Até mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.