Fala, pessoal. Tudo bem? Hoje falaremos sobre o Dia do Cabeleireiro. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

03 de novembro – Dia do Cabeleireiro – Roteiro de atividades

O dia do Cabelereiro traz para a sala de aula a temática profissional abordada no mês de novembro. Os alunos poderão ser apresentados a uma nova profissão e poderão ainda desenvolver habilidades manuais e artísticas, com elementos históricos. A produção textual também será apresentada nesta atividade, onde sugerimos o trabalho com o gênero manual de instruções.

Dia do Cabeleireiro

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, criatividade dos alunos, trabalho em equipe e identidade pessoal. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, línguas estrangeiras, artes e pedagogos.

Brainstorm sobre o dia do Cabeleireiro

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversos imagens de cabelereiros durante o seu trabalho e os distribua entre os alunos. Em seguida, o professor deverá perguntar “Qual o profissional responsável por cuidar dos nossos cabelos?”. Os alunos poderão responder livremente. Seguindo a oficina de ideias, o professor deverá dispor de um grande cartaz com a palavra CABELEREIRO escrita no centro. Esta profissão será apresentada os alunos com abordagem do surgimento desta profissão e suas atribuições.

Para finalizar a primeira atividade, os alunos receberão pedaços de papel em branco e serão convidados a escreverem tudo o que estiver relacionado com a profissão abordada. Os alunos poderão colorir os pedaços de papel e escrever as palavras em português, inglês ou espanhol com o auxílio dos professores desta disciplina. Cada aluno será convidado à colar os pedaços de papel no cartaz, dizendo para a sala as palavras escritas, em português, inglês ou espanhol. Esta etapa trabalha fonética e pronúncia em línguas com os alunos.

Dia do Cabeleireiro

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade de Leitura sobre o dia do Cabeleireiro

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online em duplas seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • Profissão
  • História do cabelereiro
  • Cuidando dos cabelos
  • Tipos de cortes de cabelo
  • Materiais – cabelereiro
  • Como desenvolver manual para o cuidado com os cabelos

Dia do Cabeleireiro

Produção Textual sobre o dia do Cabeleireiro

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar individualmente em um primeiro momento. Com base no que foi pesquisado anteriormente, cada aluno deverá criar um texto contendo o passo a passo de como cuidar dos cabelos diariamente. Os alunos poderão ser criativos e pensar em cores, formas e estilos diferentes de cuidar dos cabelos. O texto deverá ser detalhado e informativo, contendo quantidade de cremes, shampoos, tintas, máscaras hidratantes, movimentos que devem ser feitos, tempo de secagem uso dos produtos, materiais utilizados e instruções. O professor poderá guiar os alunos em caso de dúvidas. Uma lista de materiais será criada a partir dos textos criados pelos alunos, viabilizando a segunda parte da atividade.

Em um segundo momento, os alunos reunirão todos os textos instrutivos e criarão o “Manual do Cabelereiro” com o nome da turma. Os alunos estarão livres para fazerem a capa e desenhos ilustrativos dentro do manual, contando também a história desta profissão.

Dia do Cabeleireiro

Feedback sobre o dia do Cabeleireiro

 Para a atividade de feedback, cada aluno irá apresentar na frente da sala de aula o texto produzido. Em seguida, o próprio aluno irá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.