Dia do Cantor – Um guia de atividades completo!

0

Olá meu povo, tudo bem? Hoje abordaremos a celebração do Dia do Cantor. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre, basta clicar nos respectivos links. Desde já lhe agradeço a visita e desejo uma boa leitura!

Dia do Cantor – 13 de julho

O que seria da vida sem a música, e, da música sem o canto? Com essa indagação eu inicio o tema de hoje; o dia do cantor. O canto obviamente faz parte da música e ambos estão interligados, uma vez que a melodia provavelmente se originou com o canto e foi aos poucos complementada e diversificada com o uso dos instrumentos musicais.

Nesta atividade os alunos poderão desenvolver habilidades de ritmo, escrita e criatividade, além de introduzir com um novo gênero textual, que neste caso será a paródia. As disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Espanhol e História poderão ser agraciadas com esta data.

Brainstorm

Para a oficina de ideias você deverá dispor de microfone ou da imagem de um. Com os alunos em círculo, passe o microfone (ou imagem) de mão em mão. Assim que isso se finde, pergunte quem é o profissional que utiliza tal instrumento como ferramenta de trabalho.

Caro colega, não são muitas as profissões que usam o microfone como principal ferramenta de trabalho. Mas, é claro que poderá haver um momento de suspense – pois existem profissões que poderão ser mencionadas em vez da de cantor. Um exemplo disso?

Locutor, dublador e apresentador (Silvio Santos, quer maior referência do que essa?) são profissões que fazem uso do microfone. Isso faz parte da dinâmica! A intenção é de gerar suspense, chamar a atenção do aluno com a isca do mistério!

Quando algum aluno acertar, parabenize-o e faça uma breve introdução sobre a profissão de cantor. Caso deseje, você poderá mostrar um vídeo sobre a história do surgimento da música – que está diretamente ligada com o canto.

Para acrescentar, também adicionei um vídeo específico de uma reportagem sobre o dia do cantor. Confira:

Atividade de Leitura

Será divida entre música e paródia. Na etapa de música, apresente para a turma a letra de uma música. Em seguida, peça para seus alunos que cantem-na; tentando descobrir quem é o seu cantor e seu estilo musical.

Numa segunda etapa, sugira a elaboração de uma paródia. Para isso, caso necessário, convide os alunos a realizarem uma busca online sobre como fazer uma paródia. Eles deverão anotar os passos fundamentais de uma paródia. Se quiser, você poderá mostrar uma música original e paródia, assim a turma terá uma referência.

O idioma da música poderá ser de acordo com a disciplina. Deixo claro que a busca pela paródia é opcional, pois os alunos do Ensino Fundamental II podem muito bem vir a desenvolver uma paródia sem busca prévia. Avalie o seu ambiente e adapte a atividade conforme as circunstâncias.

Produção Textual

O gênero textual “paródia” será o  foco do nosso trabalho desta vez. Em grupos, os alunos deverão ter algum tempo para escolherem uma música. Feito isso, iniciarão a elaboração da paródia tentando harmonizá-la com a melodia – este é princípio básico para a criação de uma boa paródia.

O tema da paródia deverá ser algo relacionado com o ambiente escolar, podendo ser qualquer uma das seguintes opções:

  • Disciplina preferida;
  • Disciplina não tão preferida assim (aposto que você entendeu a sutiliza);
  • Fatos engraçados;
  • Retrospectiva dos últimos meses;
  • Notas recebidas;
  • Como é a vida de estudante;
  • Agradecimentos, entre outras.

Acompanhe o desenvolvimento das paródias e preste auxílio quando necessário. O processo deve ser feito sob um clima agradável e descontraído, com o intuito de garantir a proatividade da turma.

Feedback

Para a atividade de feedback institua um concurso de paródias. Cada grupo deverá cantar para toda turma as suas respectivas paródias. A avaliação se dará da seguinte forma: haverão plaquinhas verdes, sinalizando muito bom, e amarelas, significando pode melhorar.

A turma deverá avaliar o trabalho feito pelos seus próprios colegas, podendo haver até mesmo três categorias escolhidas, sendo elas os quesitos “paródia criativa”, “paródia engraçada” e “paródia destaque”. Nenhum grupo poderá receber mais de um título, pois isso inibe o sentimento de injustiça pela parte dos demais grupos participantes.

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!