Fala, pessoal. O tema de hoje é o Dia do Capoeirista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Capoeirista – 03 de agosto

dia do capoeirista 2 1072295

O dia do Capoeirista é uma ótima oportunidade para abordar a temática cultural em sala de aula, chamando atenção para elementos históricos do nosso país. Além disso, esta atividade poderá acontecer em parceria com a disciplina de Educação Física, introduzindo os alunos à capoeira.

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, expressão corporal e criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física e pedagogos.

Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor de educação física venha até a sala de aula e apresente para os alunos os movimentos básicos da capoeira. Com o professor de educação física representando o capoeirista e com os alunos reunidos em um círculo, o professor da disciplina ou pedagogo deverá perguntar aos alunos tudo o que eles sabem sobre capoeira.

Em uma conversa descontraída o professor poderá introduzir a história do capoeirista trazendo elementos da história do Brasil, colonização, a raça negra e a escravatura. Em seguida, cada aluno deverá anotar no quadro o que gostaria de aprender sobre este tema.

Atividade de Leitura

 Para a atividade de leitura sugerimos uma base científica para os professores através do trabalho neste link. Assim, tanto o professor de português ou de história poderá trabalhar em conjunto com o professor de educação física.   Os alunos serão estimulados a pesquisarem em grupos aspectos da escravidão no Brasil e o papel do negro na sociedade. Em seguida deverão fazer um paralelo com a história da capoeira. Uma pesquisa online também poderá ser conduzida, com anotação dos achados mais importantes.

Produção Textual

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre “O papel histórico e cultural da capoeira no Brasil”. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam.

Elementos da arte e da cultura africana poderão ser introduzidos em todos os trabalhos e os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta. Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar apenas o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala, reconhecimento cultural e racial, dentre outros.

Feedback

Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema “Dia do Capoeirista”. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre a história da capoeira e a história dos africanos no Brasil. Ao mesmo tempo, o professor de educação física será responsável por criar e manter uma roda de capoeira, ensinando os movimentos para os alunos e para os visitantes.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

45 atividades para datas comemorativas 8407933


btn-buy-green-4519907-6393987

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!