Olá, pessoal! Tudo OK? O tema de hoje é dia do Cego. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

13 de dezembro – Dia do Cego – Roteiro de atividades

No dia 13 de dezembro, comemora-se o Dia do Cego, instituído durante o governo de Jânio Quadros para homenagear a data da morte de José Álvares de Azevedo. O jovem cego introduziu o sistema braille no Brasil, em 1850, depois de aprendê-lo na França, e inspirou Dom Pedro II a criar o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, hoje Instituto Benjamim Constant, localizado no Rio de Janeiro. No entanto, a data acabou não tendo a mesma repercussão que o Dia de Santa Luzia.

O cego ainda tem um longo caminho a percorrer até conseguir ter seus direitos e sua acessibilidade na prática, assim como outros tipos de deficiência. Além disso, os desafios da realidade do cego é pouco conhecida e discutida na sociedade. Cabe a nós como professores contribuir com a mudança desse cenário, trazendo a realidade do cego para a diária da sala de aula.

dia do cego

Nesta atividade os alunos serão introduzidos à leitura em braille e o professor poderá trabalhar valores de inclusão social, um tema já abordado neste e-book. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm sobre o dia do Cego

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito DIA DO CEGO com letras em alto relevo. Os alunos serão convidados a fecharem os olhos e tocarem o cartaz para descobrir o que está escrito no cartaz. Assim, que a turma descobrir o tema do dia, o professor irá introduzir o dia do Cego. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre o tema.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema e o que gostaria de aprender. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

dia do cego

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividade de Leitura sobre o dia do Cego

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão convidados a pesquisarem online sobre a leitura e escrita em braille. Os alunos poderão fazer a pesquisa individualmente, no entanto poderão discutir o tema em grupo. Sugerimos os vídeos nos link 1 e link 2.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita a uma escola que trabalhe com o braille. O contato direto do aluno com este tema ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

dia do cego

Produção escrita sobre o dia do Cego

Motivados pela visita realizada na fase anterior, os alunos estarão livres para criar uma peça de teatro, sobre o dia do Cego e o braille. Em grupos, os estudantes deverão criar o cenário, os figurinos, o roteiro e as falas. Diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros estarão à disposição dos alunos.

O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos.

dia do cego

Feedback sobre o dia do Cego

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar o seu teatro no pátio da escola, introduzindo aos seus colegas e professores o dia do Cego e trabalhando a inclusão social. Um cartaz grande com o nome do teatro poderá chamar a atenção do público da escola para o uso do braille.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Espero que tenha aprovado e gostado desse texto!  Aceitamos sugestões de temas! Comenta aqui o que achou desse texto sobre o dia do Cego ou deixe qualquer sugestão!

Você pode ainda pode gostar do texto de atividades sobre o dia nacional do Cego na escola e do texto sobre os benefícios da inclusão na escola. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.