Olá, galera! Hoje falaremos sobre o Dia do Comerciante. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Dia do Comerciante – 16 de julho

O dia do comerciante é uma excelente oportunidade para o introduzir os alunos no mundo do trabalho e reforçar noções de finanças e números. Assim, o professor ou pedagogo poderá executar essa atividade nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Matemática.

O aluno desenvolverá habilidades de reconhecimento do mercado de trabalho, conhecimento financeiro e conceitos básicos sobre o funcionamento e a criação de um comércio.

Brainstorm

Para este brainstorm mostre aos estudantes diversas imagens de comércios, lojas e supermercados – isto pode acontecer através de um projetor ou de recortes em jornais e revistas.

Em seguida inicie uma rodada de indagações sobre quem é o responsável pelas atividades de um comércio. Mas, é claro, faremos isso de maneira “misteriosa”, até que alguém acerte a charada. Algumas das perguntas poderão ser as seguintes:

  • Ao ver essas imagens qual profissional você imagina?
  • Na sua opinião, quem é o responsável por esses estabelecimentos?
  • Dica: faz alusão a própria palavra comércio. E agora, pessoal, quem é que solucionou o mistério?
  • Alguém aqui possui comerciantes na família?

Os alunos deverão anotar no quadro tudo o que sabem sobre ser comerciante e com as ideias no quadro conversarão sobre o tema. Aqueles que possuem familiares que atuam no ramo poderão compartilhar as suas experiências com seus colegas, a fim de enriquecer a atividade com informações de quem possui certo nível de familiaridade com o setor comercial.

Atividade de Leitura

Para a realização da atividade de leitura você deve encorajar seus alunos a pesquisarem online sobre a história do comerciante, sobre o comércio, os pontos importantes para se montar um negócio e tudo aquilo que for pertinente ao tema.

Diga-lhes para que anotem tudo aquilo que encontrarem de importante sobre este tema. Noções de matemática financeira poderão ser incluídas na leitura para esta atividade, bem como, parte da história do comércio.

Produção Textual

Divida a turma em grupos para a etapa de produção escrita. Cada grupo será responsável por conceituar elementos importantes para o comerciante, tais como:

  • O próprio conceito de comércio;
  • Conceitos sobre lojas;
  • fluxo de caixa;
  • Entrada e saída de dinheiro.

O próximo passo será reunir os textos criados por cada grupo, criando assim o “Guia de Negócio – noções de comércio para estudantes”.

Feedback

Aproveitando-se do mês de julho como período de festas tradicionais os alunos poderão organizar uma barraquinha para vender pipoca ou doces durante as comemorações. Tal atividade precisa da supervisão de um adulto. Os estudantes serão responsáveis por escolher o produto a ser vendido. A organização e monitoramento da barraquinha será a melhor forma de feedback desta atividade.

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.