Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Contador de Histórias, vamos lá?

Atividades para o Dia do Contador de Histórias – 20 de Março

Através dos tempos, a arte de contar histórias marcou a história da humanidade. Sua importância não é somente em relação à construção da história, mas a construção de estímulos em relação à leitura e ao imaginário.

Criança ou adulto, quem não gosta de ouvir uma boa história? Quem já não atuou como um contador de histórias ao narrar um acontecimento numa roda de bate-papo?

Se permitir a mágica de vivenciar um conto de fadas, na fase adulta, ou interagir como autor dessa construção com os pequeninos, é pura magia!! Como escreveu Kilder Alves, contar história consiste na fórmula certa para atingir o público com temas suaves e reais e pela sua magia e entretenimento é sempre bem vindo em todos os ambientes em que se estimula o ser criança.

O que é o Dia do Contador de Histórias?

O dia do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março e traz para a sala de aula mais uma atividade lúdica. Com essa atividade os alunos poderão adquirir mais gosto pela leitura e ainda habilidades artísticas. Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Nesta atividade os alunos irão aprender como contar histórias e como fazer um fantoche. Disciplinas como português, literatura, línguas estrangeiras e artes se beneficiarão desta atividade.20 de março – Dia do Contador de Histórias

Atividades introdutórias sobre o Dia do Contador de Histórias – 20 de Março

Para este brainstorm o professor deve trazer para a sala de aula uma história muito interessante e surpreendente para os alunos. Reunindo a turma em um círculo, o professor deverá contar a história, fazendo com que os alunos se conectem com o tema. Após isso, o professor distribuirá entre os alunos pequenos pedaços de papel colorido em forma de um livro e pedirá que os alunos anotem todas as ideias que tiveram no decorrer da história.

Depois, os alunos deverão ler o que escreveram e o professor irá apresentar o “Dia do Contador de Histórias”. Esta abordagem irá auxiliar o professor a compreender o que os alunos já sabem sobre o tema e o que eles precisam aprender.

Atividade de Leitura para o Dia do Contador de Histórias

A atividade de leitura será realizada na biblioteca. Os alunos serão conduzidos à biblioteca da escola e divididos em grupos deverão ler histórias e livros de histórias. O professor deve criar um clima agradável e tranquilo. E os alunos poderão mergulhar no mundo das histórias. De volta a sala de aula, cada aluno deverá escolher um tema e criar a sua própria história para a outra fase dessa atividade.

Atividade de Produção textual para o Dia do Contador de Histórias – Gênero História de Fantoches

Para a atividade de produção, sugerimos que os alunos criem uma história de fantoches com o tema escolhido anteriormente. O professor poderá orientar a criação dos fantoches com o material artístico disponível como feltro, tecido, meias, fitas e cola para tecido.

Os alunos estão livres para criar os fantoches com base nos personagens da sua história. O professor poderá ajudar os alunos em caso de dúvida.

Links de apoio:

Atividade de Avaliação para o Dia do Contador de Histórias

Para a atividade de feedback, os alunos deverão fazer “O Dia de Contar Histórias”. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou no pátio da escola, e reunidos em círculos, os alunos deverão contar para outras crianças a história com os fantoches. O professor poderá passar algumas das ferramentas de feedback no final deste e-book ou optar por uma avaliação feita de maneira descontraída enquanto os alunos contam o que aprenderam com esta proposta.

 

 

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

 

Fim das Atividades para o Dia do Contador de Histórias

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.