Atividades para o Dia do Correio – 08 de Abril

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Correio, vamos lá?

Atividades para o Dia do Correio – 08 de Abril

Desde o começo dos serviços de postagem até os dias de hoje, os Correios são quem assumem o papel de aproximar pessoas e principalmente buscar um aperfeiçoamento de produtos e serviços que são oferecidos a uma sociedade por uma das instituições mais respeitadas do Brasil.

Os primeiros serviços postais no Brasil eram direcionados para Portugal e o assunto sempre era relacionado ao novo território. As cartas eram a única forma de comunicação de longa distância e foram muito utilizadas desde o começo da colonização dependendo é claro, da atuação de particulares.

A coroa portuguesa, porém, que estava interessada em controlar as informações sobre as riquezas coloniais, acabou proibindo a atuação do correio no interior do país a partir do ano de 1730 e estes fatos acabaram levando as experiências de criação de diversas linhas de transportes postais que são organizadas por representantes de estado português, mesmo que de uma forma mais rudimentar.

O que é o Dia do Correio?

O Dia do Correio é comemorado em 08 de abril. Essa data traz para a sala de aula a oportunidade de abordar gênero textual, além de habilidades de pesquisa, escrita e criatividade.

Durante esta atividade sugerimos o desenvolvimento o gênero textual carta, além de trabalhar aspectos sobre a história do correio. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, literatura, línguas estrangeiras, história e pedagogos.

08 de abril – Dia do Correio

Atividades introdutórias sobre o Dia do Correio – 08 de Abril

Na oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversos envelopes coloridos e os distribua entre os alunos. Com os alunos reunidos em círculo, o professor poderá perguntar “se a gente precisara enviar uma carta para um amigo, quem é o responsável por esse envio?” Os alunos deverão responder de forma descontraída e interessada na atividade até que a palavra Correio apareça.

A cada resposta correta, o professor poderá apresentar imagens de correios, carteiros, cartas, pacotes, dentre outros. Os alunos estarão livres para fazer perguntas e interagir. Todas as novas ideias, dúvidas, perguntas e respostas desta conversa poderão ser anotadas pelos alunos no quadro negro.

Atividade de Leitura para o Dia do Correio

Para a atividade de leitura, os alunos deverão ser divididos em grupos de até 5 alunos (dependendo do tamanho da turma). O professor será responsável por distribuir textos sobre o tema Correio. O professor poderá abordar a história do Correio na disciplina de história, ou como funciona o correio em outros países na disciplina de línguas estrangeiras.

Os alunos serão orientados a fazerem uma leitura em silêncio e outra leitura em voz alta, dentro do grupo. Por cerca de 10 minutos os alunos poderão refletir e discutir sobre os textos.

Atividade de Produção textual para o Dia do Correio – Gênero Enviando cartas

Para a atividade de produção, sugerimos o desenvolvimento de uma carta. O professor deverá previamente trabalhar os elementos textuais necessários para o desenvolvimento de uma carta. Os alunos deverão escrever essa carta individualmente, escolhendo para quem a carta será endereçada. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor.

Ao final da confecção das cartas, os alunos serão convidados a procurarem o endereço correto para o envio da carta. Se necessário essa atividade ficará para o dia seguinte.

Atividade de Avaliação para o Dia do Correio

Para a atividade de avaliação sugerimos que os alunos visitem o correio e enviem as suas cartas. Essa atividade será divertida e ajudará na fixação do conteúdo. Ao final, sugerimos a aplicação da ferramenta de avaliação das estrelas. Os alunos serão convidados a apontar quantas estrelas a atividade merece (de 0 a 5).

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://www.hotmart.com/product/51-atividades-para-o-mes-de-abril-datas-comemorativas/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia do Correio

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment