Atividades para o Dia do Diplomata – 20 de Abril

0

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Diplomata, vamos lá?

Atividades para o Dia do Diplomata – 20 de Abril

Esta data homenageia a importante função do diplomata, que tem a responsabilidade de informar, representar e negociar variados assuntos e discussões entre os interesses de diferentes países.

Um diplomata representa o seu país em um território estrangeiro, portanto deve ser um ótimo articulador na hora de debater sobre os assuntos internos de seu país com um representante de outra nação.

No Brasil, para se tornar diplomata o interessado deve prestar uma prova de concurso, caso seja aprovado, ainda deverá se submeter a um estágio probatório de dois anos. Após essa primeira fase, o diplomata vai progredindo em sua carreira, passando pelos cargos de Terceiro, Segundo e Primeiro Secretário consecutivamente; Conselheiro; Ministro de Segunda Classe e, por fim, Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Para garantir as várias oportunidades de viagens e o bom salário, o diplomata têm em mãos uma grande responsabilidade de representar a nação fora do país. Dedicação, bons conhecimentos gerais, articulação e organização são componentes essenciais para um bom profissional.

O que é o Dia do Diplomata?

Comemora-se no dia 20 de abril o Dia do Diplomata, o profissional que trabalha em nome da diplomacia, sendo mais uma temática relacionada ao mundo do trabalho. A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes países. Ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Nesta atividade os alunos os alunos desenvolverão habilidades de escrita e criatividade em disciplinas como português, história, inglês, espanhol e artes.

20 de abril – Dia do Diplomata

Atividades introdutórias sobre o Dia do Diplomata – 20 de Abril

No brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversas notícias sobre diplomacia no mundo. Após esse primeiro momento, o professor deverá perguntar “Qual o personagem principal destas notícias?”. Os alunos poderão responder livremente. Seguindo a oficina de ideias, o professor deverá dispor de um grande cartaz com as palavras “Dia do Diplomara” escritas no centro. Este tema será apresentado os alunos.

Para finalizar a primeira atividade, os alunos receberão pedaços de papel em branco e serão convidados a escreverem tudo o que estiver relacionado ao tema. Os alunos poderão colorir os pedaços de papel e escrever as palavras em português, inglês ou espanhol com o auxílio dos professores desta disciplina. Cada aluno será convidado à colar os pedaços de papel no cartaz, dizendo para a sala as palavras escritas, em português, inglês ou espanhol. Esta etapa trabalha fonética e pronúncia em línguas com os alunos.

Atividade de Leitura para o Dia do Diplomata

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online em duplas seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • A história da diplomacia no mundo
  • O que faz um diplomata
  • Como se tornar um diplomata

Links sugeridos:

https://www.institutoriobranco.itamaraty.gov.br/a-carreira-de-diplomata

https://www.institutoriobranco.itamaraty.gov.br/concurso-de-admissao-a-carreira-de-diplomata

https://www.youtube.com/watch?v=htu1Zwz_J14

Atividade de Produção textual para o Dia do Diplomata – Gênero A profissão Diplomata

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar individualmente. Com base no que foi pesquisado anteriormente, cada aluno deverá criar um texto sobre “A profissão Diplomata”. O texto deverá ser detalhado e informativo. O professor poderá guiar os alunos em caso de dúvidas. A partir do primeiro texto criado, os alunos poderão desenvolver um texto jornalístico contando sobre a data comemorado hoje, em referência às notícias apresentadas na Oficina de Ideias.

Atividade de Avaliação para o Dia do Diplomata

Para a atividade de feedback, cada aluno irá apresentar na frente da sala de aula os textos criados. Depois, o próprio aluno irá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”. Note o processo procedimental de pesquisa, produção de texto e Autocrítica.

 

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://go.hotmart.com/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia do Diplomata

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!