in , ,

Dia do Economista – Plano de aula

Dia do Economista – Plano de aula 3

Olá, pessoal! Hoje o nosso roteiro de atividades é sobre o Dia do Economista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Economista – 13 de agosto

O dia do Economista está dentro da temática do mundo do trabalho, representando uma opção futura para o caminho profissional dos alunos.

Dia do Economista – Plano de aula 1

Acreditamos que compreender o universo das profissões garante ao aluno a definição dos seus gostos e habilidades. Abordando este tema de maneira lúdica, o processo de ensino se torna enriquecido e os alunos podem aprender durante as brincadeiras e atividades.

Nesta atividade, o professor ou pedagogo poderá trabalhar o gênero textual “entrevista”, nas disciplinas de línguas (português, inglês e espanhol). As habilidades de pensamento, pesquisa, leitura e escrita serão estimuladas nos alunos.

Brainstorm

Para esta oficina de ideias o professor deverá levar para a sala de aula diversos pedaços de papel em branco. O professor irá escrever no quadro a palavra ECONOMISTA e em seguida irá introduzir esta profissão aos alunos, apresentando brevemente as suas funções.

Os alunos serão convidados a escreverem nos pedaços de papel todas as ideias, pensamentos e conceitos que tem sobre este profissional e colarem estes pedaços de papel no quadro ou no mural da sala.

Dia do Economista – Plano de aula 2

O professor poderá pegar diferentes pedaços de papel e comentar sobre as ideias e palavras escritas em cada um deles, permeando os alunos nos conceitos aplicados na primeira fase desta atividade.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura sugerimos como base o site do Conselho Federal de Economia. O professor poderá preparar textos, aulas e guias com base neste site. Além disso, uma atividade de pesquisa online no laboratório de informática ajudará os alunos a entrarem em contato com a profissão e compreenderem melhor as suas atribuições. Sugerimos os seguintes tópicos para a pesquisa nesta atividade de leitura:

  • O que faz um economista
  • História da profissão
  • Faculdade necessária
  • Anos de faculdade
  • Ambiente de trabalho
  • Horas de trabalho
  • Vestimenta
  • Salário

Produção Textual

O gênero textual entrevista será trabalhado nesta atividade. Em um primeiro momento, o professor irá desenvolver com os alunos os requisitos necessários para a escrita de uma entrevista. O professor poderá introduzir a estrutura do texto e estará durante toda a atividade dando dicas para os alunos.

Os alunos irão trabalhar em duplas, onde um aluno será o entrevistador e o outro aluno será o economista entrevistado.

A criatividade será estimulada nesta atividade. As entrevistas produzidas também poderão ser desenvolvidas em inglês e/ou espanhol com o auxílio dos professores de línguas.

Feedback

Cada grupo será responsável por apresentar uma aula sobre a profissão do economista para o restante da turma, introduzindo o texto da entrevista criado na etapa anterior. A aula poderá contar com recursos como o quadro negro, apresentação de cartazes, dentre outros.

O feedback desta atividade será feito através da aplicação de uma das ferramentas de feedback no final deste ebook. Sugerimos a primeira ferramenta com as faces feliz ou triste. Os alunos também estarão livres para expressarem o que foi aprendido nesta atividade. E o professor poderá avaliar o desenvolvimento de cada aluno durante a atividade.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

Dia do Economista – Plano de aula 3


Dia do Economista – Plano de aula 4

 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

Brincadeiras de criança: uma reflexão sobre o que mudou 1

Brincadeiras de criança: uma reflexão sobre o que mudou

Dia do Canhoto – Roteiro de aula 1

Dia do Canhoto – Roteiro de aula