Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades)

1
375
Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades) 2

Fala, pessoal! O tema da vez é o Dia do Eclipse Solar 2017. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia do Eclipse Solar 2017

O dia 21 de agosto é marcado pelo Eclipse Solar, sendo esta uma interessante data para trabalhar em sala de aula o conhecimento sobre história, astros e desenvolvimento textual gênero fictício.

Nesta atividade os alunos desenvolverão habilidades de escrita, interpretação, leitura e criatividade. As disciplinas de português, ciências e história poderão ter ganhos positivos com a aplicação desta atividade.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para a sala de aula uma bola plástica grande, de preferência cinza, outra bolsa plástica um pouco maior, de preferência amarela e uma bola plástica azul, maior que que a cinza e menor do que a amarela. O professor irá convidar três alunos para segurarem cada uma das bolas. A bolsa amarela deverá ficar na esquerda, a bolsa cinza no centro e a bola azul na direita.

A bola amarela representa o sol, a bola cinza a lua e a bola azul a o planeta terra. Neste posicionamento, o professor poderá perguntar aos outros alunos o que estas bolas representam. Então, o professor poderá começar a explicar o eclipse solar, quando a lua se interpõe entre a terra e o sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre.

Atividade de Leitura

Seguindo o fluxo desta data comemorativa os alunos serão introduzidos na atividade de leitura. Para realizar esta atividade os alunos serão conduzidos a textos históricos e explicativos sobre o eclipse solar.

Ao final desta atividade, os alunos deverão trabalhar com bolinhas de isopor para criarem sua própria um modelo de eclipse, formado pelo sol, pela lua e pelo planeta terra.

Serão distribuídas três bolinhas de isopor para cada aluno e tinta colorida para a confecção dos astros e da terra.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos deverão trabalhar os aspectos históricos da descoberta do eclipse sola e de quanto em quanto tempo este fenômeno acontece. Assim, com base na atividade anterior e nas ideias construídas, cada aluno deverá escrever um texto resumo sobre o eclipse solar.

O professor de história poderá contribuir com os aspectos históricos deste fenômeno, incentivando e dando suporte aos alunos. Da mesma maneira, o professor de ciências poderá ajudar na explicação dos astros e porque acontece este fenômeno.

Feedback

Para o feedback desta atividade serão distribuídas pequenas bandeirinhas verdes e amarelas para avaliar a atividade em “muito boa” ou “pode melhorar”, respectivamente (ver ferramenta de feedback no final deste ebook).

Os alunos serão convidados a explicarem o eclipse solar com as suas próprias palavras, além de avaliarem verbalmente a atividade proposta.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

  1. É interessante saber como funciona o fenômeno de um eclipse e ver um de perto. É uma pena que o eclipse de hoje não dê para ser visto de alguns lugares do Brasil, não sendo aplicável no sul. Porém é sempre bom entender os fenômenos que acontecem ao nosso redor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.