Fala, meu povo! Hoje o tema abordado será o Dia do Escritor. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Dia do Escritor – 25 de julho

O que dizer sobre aquele(a) que nos faz pensarmos, rirmos, sentirmos angústia, medo, alegrias e surpresas, tudo isso através de meras palavras despejadas em um livro?

O dia do escritor é uma excelente data para estimular os alunos à leitura, bem como a trabalhar diversos gêneros textuais. As disciplinas de Língua Portuguesa, História, Literatura, Inglês e Espanhol poderão se beneficiar desta comemoração. Nesta atividade, o aluno será exposto a uma variedade de autores da literatura infantil.

Brainstorm – O dia do Escritor

Para a realização da oficina de ideias organize a turma em um círculo. Feito isso, comece a realizar perguntas aos seus alunos sobre a importância da figura do escritor e o que a turma sabe sobre ele.

Segue abaixo alguns exemplos dos tipos de perguntas que poderão ser feitas:

  • Você gosta de escrever algum gênero literário?
  • Algum livro já o marcou?
  • Qual o seu escritor predileto?
  • Quais escritores você conhece?

Ao término das respostas e colaborações dos alunos, façam uma lista onde haja o nome de cada mencionado. Então os alunos irão escolher os autores que mais gostam (ou que gostariam de conhecer) e, assim, confeccionarão um cartão (de papelão ou cartolina colorida) com o nome de cada autor.

Criando uma biografia

A atividade de leitura será realizada na biblioteca da escola, tendo como alternativa a busca online de informações sobre os escritores. Os alunos deverão procurar livros sobre os autores da lista e preencher em grupos os cartões de 3 autores com curiosidades (onde e quando nasceu, livros produzidos e trechos destes).

Em seguida, será realizado o jogo do escritor, onde um grupo apresenta para a turma as características daquele escritor (onde nasceu, quando nasceu, livros publicados) e os outros grupos terão acertar o nome do autor.

Ressalto que para a boa execução da atividade não deverá haver conceito de perdedores ou ganhadores, já que o objetivo é apresentar de forma lúdica os autores da lista.

Feedback

Ao final da atividade, os alunos deverão ler seus textos para toda a turma. Cada aluno será responsável por o seu nível de satisfação em relação as atividades realizadas.

A metodologia para tal feito será a utilização de carinhas felizes ou tristes por meio da ferramenta faces – que você poderá conferir no final deste e-book.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.