Dia do Funcionário Municipal – Plano de Aula

0

Olá, hoje iremos falar sobre o Dia do Funcionário Público, Boa leitura!

20 de setembro – Dia do Funcionário Municipal – Plano de Aula

O dia do Funcionário Municipal é comemorado em 20 de setembro, em homenagem àqueles que trabalham para a prefeitura de um município. Acreditamos que introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho auxilia na definição de gostos e habilidades. Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Dia do Funcionário Municipal

Nesta atividade o lado artístico e criativo do aluno será estimulado, com ênfase na escrita e apresentação oral e corporal. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm Para o Dia do Funcionário Municipal

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em
círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito FUNCIONÁRIO MUNICIPAL. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre este profissional e tudo o que gostariam de aprender.
Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema e se gostaria de trabalhar como um funcionário municipal. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

Atividade de Aprendizagem Para o Dia do Funcionário Municipal

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a o trabalho do funcionário municipal, suas atribuições e os concursos para pleitear esta posição poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Dia do Funcionário Municipal

Produção Artística Para o Dia do Funcionário Municipal

Nesta atividade sugerimos que os alunos criem um teatro sobre o funcionário municipal. Os aspectos pesquisados na fase anterior serão base para a produção artística. Em grupos, os estudantes deverão criar o cenário, os figurinos, o roteiro e as falas. Diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros estarão à disposição dos alunos.
O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia do Funcionário Municipal

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar o seu teatro sobre o “Dia do Funcionário Municipal. Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe o nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigada por nos acompanhar até aqui, confira nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Até breve!