Dia do Garçom – Roteiro de atividades

0

Olá, pessoal! Hoje o nosso roteiro de atividades é sobre o Dia do Garçom. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Garçom – 11 de agosto

O dia do garçom faz parte da temática de profissionais. Introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho auxilia na definição de gostos e habilidades.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Nesta atividade os alunos irão brincar de ter um restaurante e terão noções de administração, finanças, cozinha e serviço ao cliente. Disciplinas como português, matemática e artes se beneficiarão desta atividade.

Brainstorm

Para este brainstorm o professor deve trazer para a sala de aula uma bandeja com frutas cortadas e biscoitos. Ao servir os alunos o professor irá conversar sobre o mundo dos restaurantes, quais profissionais fazem parte deste trabalho até que a profissão garçom apareça na conversa.

Em seguida, os alunos deverão ir ao quadro e escreverem tudo o que sabem sobre os garçons e tudo o que gostariam de saber. O professor irá apresentar então o “dia do Garçom”.

Atividade de Leitura

A atividade de leitura será realizada em duas etapas. Na primeira etapa os alunos deverão ler um texto em sala de aula um texto que conta a história do garçom. Na segunda etapa, os alunos deverão se reunir em grupos e pesquisar sobre como montar um restaurante, o que é preciso, quais funcionários contratar, o que servir e como funciona a questão financeira.

Além disso, esta atividade pode ser utilizada para trabalhos com matemática, auxiliando os alunos na compreensão sobre investimentos, fluxo de caixa, salário, pagamento de despesas e lucro.

Produção Textual

Para a produção textual os alunos deverão criar uma história sobre o dia a dia de um restaurante, onde cada aluno escrevendo na primeira pessoa, deverá ser o garçom do local.

Todas as informações pesquisadas anteriormente servirão como base para esta etapa. O professor poderá ajudar os alunos em caso de dúvida.

Feedback

Para o feedback, o professor deverá fazer contato com a cantina da escola e sob supervisão os alunos irão fazer uma receita escolhida (poderá ser algo de fácil preparo, como macarrão por exemplo).

Em seguida, os alunos criarão na sala de aula o ambiente de um restaurante, com os donos, os clientes que irão pedir a comida e os garçons. Todo o processo deverá ser simulado, como a entrada do cliente, a função dos garçons, servindo a comida e por fim o pagamento da conta.

A avaliação da atividade será feita de maneira descontraída enquanto os alunos comem a comida que eles mesmo produziram.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!