Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia nacional do Imigrante. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

01 de dezembro – Dia do Imigrante – Plano de aula

O dia do Imigrante é comemorado no dia 01 de dezembro, sendo uma ótima data para abordar a importância do imigrante na história do Brasil. Além disso, esta atividade poderá acontecer em parceria com a disciplina de história, com uma homenagem a cada um dos grupos de imigrantes que vieram para o Brasil.

DIA DO IMIGRANTE

Nesta atividade vamos desenvolver trabalho em equipe, produção textual, música, expressão corporal, esportes e criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física e pedagogos.

Brainstorm sobre o dia do Imigrante

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula elementos dos diferentes grupos de imigrantes que vieram para o Brasil: italianos, japoneses, alemães, dentre outros. Os elementos poderão ser imagens de imigrantes, bandeiras de cada país, vestimentas típicas, imagens dos países de origem. O professor poderá dividir a sala em grupos e fazer uma pequena brincadeira ao apresentar os elementos dos imigrantes para os alunos. Cada grupo deverá discutir a origem daquele elemento e anotar no quadro a sua resposta até que todos os elementos tenham sido apresentados. Em seguida, o professor irá apresentar a data comemorativa do dia, contando para os alunos um pouco mais sobre os imigrantes.

Atividade de leitura sobre o dia do Imigrante

Para a atividade de leitura sugerimos que os alunos sejam divididos nos seguintes grupos: japonese, alemães, italianos. Cada grupo deverá realizar uma pesquisa online acerca destes imigrantes no Brasil, compreendo a sua história, seus hábitos, estilo de vida, comida típicas, jogos e brincadeiras típicas, dentre outros. Os alunos serão estimulados a anotar os achados mais importantes.

Produção textual sobre o dia do Imigrante

Na atividade de produção textual os alunos serão manter a divisão dos grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre os imigrantes. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam e deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta. Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar apenas o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala, reconhecimento cultural, com os diferentes grupos de imigrantes, dentre outros.

Feedback sobre o dia do imigrante

Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema “Dia dos Imigrantes no Brasil”. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre a história dos imigrantes. Os alunos também poderão realizar jogos e brincadeiras típicas daquele grupo de imigrantes.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado. Os alunos poderão ainda escrever cartões de agradecimentos para os professores de Educação Física da escola.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas!

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.