Atividades para o Dia do Infectologista – 11 de Abril

0

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Infectologista, vamos lá?

Atividades para o Dia do Infectologista – 11 de Abril

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) instituiu o dia

A criação de uma data em homenagem aos médicos da especialidade atende decisão da Assembléia Geral da SBI realizada em novembro de 2005 durante o XIV Congresso Brasileiro de Infectologia, referendada posteriormente na reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade ocorrida em janeiro de 2006, em São Paulo.

Este dia foi escolhido por se tratar da data de nascimento do Dr. Emílio Ribas, renomado e ilustre médico atuante no campo das doenças infecciosas, constituindo-se assim, no país, um dos pioneiros da Infectologia.

Na atualidade, a Infectologia ocupa enorme papel no contexto da Medicina, cabendo aos seus especialistas, ações individuais e coletivas que redundam em benefícios palpáveis a grande parte da comunidade na qual atuam. “Torna-se então alvissareira a oportunidade de, em dia permanente a cada ano, ressaltar e valorizar as atuações dos infectologistas”, defende João Silva de Mendonça, presidente da SBI na gestão 2006/2007.

O que é o Dia do Infectologista?

O dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, se configurando como uma excelente oportunidade para trabalhar em sala de aula uma profissão, dentro da temática que envolve mais uma vez a saúde. Assim, o professor ou pedagogo desenvolver nos alunos noções de sobre esta profissão e temas relacionados auxiliando na definição de gostos e identificação com diversas profissões.

Nesta atividade habilidades de leitura, escrita e transcrição serão trabalhadas. As disciplinas de ciências, língua portuguesa, línguas estrangeiras e história poderão se beneficiar desta proposta pedagógica.

11 de abril – Dia do Infectologista

Atividades introdutórias sobre o Dia do Infectologista – 11 de Abril

Para este brainstorm, o professor mostrará diversas imagens de pessoas doentes e apresentar aos alunos. Depois, irá perguntar aos alunos quem é o responsável por cuidar de pessoas com doenças infeciosas. Se o nome Infectologista não surgir dentre os alunos, o professor poderá apresentar o Dia do Infectologista. Os alunos deverão anotar no quadro tudo o que sabem sobre ser um médico infectologista e com as ideias no quadro conversarão sobre o tema.

Atividade de Leitura para o Dia do Infectologista

Para a atividade de leitura, sugerimos que o professor trabalhe com os alunos os temas: infectologista e doenças infecciosas. Os alunos serão encorajados a pesquisarem online sobre:

  • O que faz um infectologista
  • O que são doenças infeciosas
  • Quais são as doenças infecciosas
  • Como tratar doenças infecciosas

Sugestão de links:

https://demonstre.com/10-doencas-infecciosas/

Atividade de Produção textual para o Dia do Infectologista – Gênero Lista de doenças

Para a atividade de produção escrita, os alunos serão divididos em grupos. De acordo com o que foi pesquisado na fase anterior, os alunos deverão transcrever uma lista contendo o maior número de doenças infecciosas que encontrarem.

Após esta etapa de produção escrita, os alunos poderão escolher algumas doenças para pesquisar um pouco mais, perguntar ao professor de ciências ou simplesmente conversarem em sala de aula.

Atividade de Avaliação para o Dia do Infectologista

Como feedback para esta atividade os alunos poderão criar um cartaz resumindo o trabalho do Infectologista. Dispondo dos materiais necessários (cartolina, lápis de colorir, canetas, revistas, tesoura, cola) os alunos estarão livres para criarem o conceito artístico no cartaz, reunindo os conhecimentos gerados por esta atividade.

Ao final, o cartaz será fixado ao mural da sala de aula e os alunos poderão classificar a atividade com alguma das ferramentas de feedback no final deste e-book.

 

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://go.hotmart.com/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia do Infectologista

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!