Olá pessoal, neste artigo tentaremos montar o material mais completo possível sobre o Dia do Meio Ambiente e pensamos em excelentes filmes para o dia do meio ambiente!

Filmes para o dia do Meio Ambiente

Essa é uma iniciativa minha de relacionar ótimos conteúdos disponíveis na rede e fora dela, assim como relacionar o que de bom já existe no cânone educacional sobre o assunto, afim de criar um espaço bacana para aqueles que desejam trabalhar o tema em sua sala de aula e seguir essa nova tendencia dos posts aqui do Demonstre, que são justamente os textos mais completos possíveis para auxiliar professores, pais e alunos em sua árdua tarefa de educar.

Dia do Meio Ambiente na escola!

No dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi recomendada pela ONU na histórica Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972.

dia do meio ambiente

No Brasil, entretanto, há um decreto que garante que uma série de eventos em prol ao meio ambiente vá além da data recomendada pela ONU: o Decreto Federal  86.028, em vigor desde 1981, institui, em todo o Território Nacional, a “Semana Nacional do Meio Ambiente”. Ela deve ser comemorada durante a primeira semana de junho, como uma forma de conscientizar a comunidade sobre as principais pautas do tema.

Portanto, se neste ano o Dia Mundial caiu no domingo, ainda há toda uma semana a ser trabalhada, principalmente nas escolas. Além disso, vale lembrar que, pela lei 9.795, de 1999, a educação ambiental é considerada essencial para a formação do processo educativo em todos os níveis, devendo ser aplicada em todas as escolas, uma realidade que, infelizmente, está longe de ser concretizada. As propostas abaixo podem ser trabalhadas ora dentro de ambientes escolares em que a presença da educação ambiental possibilitou uma articulação para Semana com eventos externos, da comunidade em que a escola está inserida, ora em locais em que há pouca discussão do tema no cotidiano dos alunos.

A semana do meio ambiente na sua comunidade

Sendo assim, como um bom professor, acredito que a primeira dica que temos para dar na hora de trabalhar o a semana do meio ambiente, é justamente consultar a programação de sua cidade!

Acontece que em vários municípios, a Semana do Meio Ambiente é um evento obrigatório. Nestes casos, a programação costuma ser rica e direcionada a vários públicos, inclusive o escolar. É interessante pensar em possibilidades para a participação dos alunos nestes eventos, caso eles estejam ocorrendo na cidade em que a escola está localizada.

Tendo feito isso, fica mais fácil pensar em um programa de atividades para realizar com os alunos e sugerir temas. A partir daí, minha primeira proposta é compartilhar esses eventos. Trabalhando com turmas menores, um pequeno quadro de avisos na agenda do aluno, com pedido de assinatura do responsável para que ele leia, já é uma ótima ideia, se não, com alunos maiores, é justamente convidar ativamente eles a participar, marcando passeios pela escola, ou mesmo marcando presença nestes eventos e pedindo a presença deles.

Esta já é uma grande ferramenta de integração com o alunado, e sem dúvidas vai fazer a diferença quando estes rememorarem o professor, que passa a ser parceiro, ativo e consciente das atividades e causas da comunidade.

Acredito que apenas a partir desse primeiro contato, compartilhando a agenda da comunidade, que devemos partir para as atividades seguintes, como uso de filmes, gincanas e atividades nessa fase.

Uso de filmes na semana do meio ambiente

Daí nossa segunda dica, que está a apresentação do tema através de uma bem pensada aula cinema. Sabemos que independentemente do público escolar – ensino infantil, fundamental ou médio -, o uso de livros e filmes com histórias relacionadas ao meio ambiente é sempre uma ótima opção. Enquanto as leituras são mais direcionadas, as produções audiovisuais dessa temática geralmente são universais, e podem ser usados para faixas etárias distintas.

Confira a lista que elaboramos:

Dia do Meio Ambiente – O menino e o mundo

O menino e o mundo: A produção brasileira, indicada ao Oscar, conta a história de um garoto que procura pelo pai, dentro de um mundo marcado pelos principais problemas do capitalismo, como o trabalho desenfreado e o consumismo irresponsável. O desenho é ótimo para abordar várias questões, e aqui seria excelente para discutir o modo como o meio ambiente é retratado, dentro de um mundo marcado pela degradação material.

Filme para o dia do meio ambiente – Wall-E

Wall-E: Animação da Pixar, foi considerado pela revista norte-americana Times como o melhor filme da década 2001-2010. Conta a história de um robô criado em um futuro distante para limpar a Terra da sua grande acumulação de lixo que tornou o planeta impróprio para a habitação. É uma reflexão para todas as idades sobre os maiores desafios enfrentados neste século pela Humanidade sobre os avanços do Meio Ambiente.

Documentário para o dia do meio ambiente – A ilha das flores

A ilha das flores: O curta-metragem do diretor Jorge Furtado é da década de 80, mas até hoje é referência para ser trabalhado nas escolas, graças a forma didática e engraçada que seus quinze minutos mostram os perigos da acumulação do lixo para a sociedade.

Animação para o dia do meio ambiente – O Lorax

O Lorax: De 2013, a animação é inspirada na série de livros e no seriado do mesmo nome, e conta a história de um ser engraçado e de personalidade forte que luta contra o desmatamento da floresta em que vive.

Animação para semana do meio ambiente – Era uma vez na floresta

Era uma vez na floresta: Essa produção de 1993 conta a história de três amigos que precisam salvar uma amiga e a floresta em que moram do ataque de gases tóxicos provocado por seres invasores. É uma animação muito interessante para discussão sobre a poluição do ar.

Animação sobre o meio ambiente – O homem que plantava árvores

O homem que plantava árvores: Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem em 1988, conta a história de um solitário camponês que decide reflorestar uma área desmatada.

Animação japonesa para trabalhar o dia do meio ambiente – Nausicaa do Vale do Vento

Nausicaa do Vale do Vento: Do famoso diretor japonês Hayao Miyazaki, conta a história de uma garota que precisa recuperar uma floresta marcada pela destruição. Uma fábula sobre a intervenção humana na natureza.

Dia do meio ambiente filme – A maior flor do mundo

A maior flor do mundo: Animação galega inspirada no conto de José Saramago e que é uma metáfora sobre como ser um cidadão ativo e solidário, perfeito para discutir como todos nós podemos fazer a nossa parte para a preservação do meio ambiente.

Como você pode ver, boa parte dos vídeos sugeridos são animações. Acontece que nos preocupamos em trabalhar com o lúdico e visual, entretendo e encantando a moçada. É claro que essa lista pode ser recheada ainda mais com: Procurando Nemo (2003); Bambi (1942); Mogli – O Menino Lobo (1967); Branca de Neve (1938); Encantada (2007); A Pequena Sereia (1989); Vida de Inseto (1998); Pocahontas (1995); Tarzan (1999); O Rei Leão (1994); Irmão Urso (2003), que discutem não tão diretamente o tema, mas permitem muitas abordagens aos pais e professores interessados.

Filmes sobre o meio ambiente para adultos

Claro que para aqueles com turmas mais adultas, uma boa seleção de curtas e documentários podem fazer a diferença na hora de abordar o tema mais diretamente: Mataram Irmã Dorothy (2008); A Última Hora (2007); A História Das Coisas (2007); A Enseada – The Cove (2009); Terra – Disney Nature (2009); Lixo Extraordinário (2009); Uma Verdade Inconveniente (2006); A Era Da Estupidez (2009); Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009); Meat The Truth – Uma Verdade Mais Que Inconveniente (2008); Alimentos S.A. (2008).

Então é isso. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.