Dia do Nordestino – Roteiro de atividades para sala de aula

0
1268
Dia do Nordestino - Roteiro de atividades para sala de aula 6

Olá pessoal, hoje é o Dia do Nordestino e o Demonstre praparou uma série muito legal de atividades que pode-se fazer nesse dia! Confira agora esse plano de aula e boa leitura!

08 de outubro – Dia do Nordestino – Roteiro de atividades

No dia 08 de outubro comemora-se o Dia do Nordestino. Através desta data é possível ressaltar a cultura nordestina, fortemente reconhecida em todo o país, com elementos como a tapioca, os cangaceiros, o forró, dentre outros. Assim, este dia é uma ótima oportunidade para abordar a diversidade cultural do nosso país em sala de aula, chamando atenção para elementos históricos, costumes e tradições do nordestino.

 Dia do nordestino - Roteiro de atividades

Nesta data, vamos trabalhar com a expressão cultural, a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, artes e pedagogos.

Brainstorm para o Dia do Nordestino

 

 Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor escreva no quadro a palavra NORDESTINO e distribua entre os alunos imagens de elementos folclóricos da região nordeste do nosso país. Com os alunos organizados em um círculo e passando as imagens, o professor deve estimular que a turma discuta sobre o tema, falando o que já aprenderam ou gostaria de aprender. O professor poderá ainda fazer uma breve introdução sobre o nordestino estimulando os alunos a participarem da atividade.

 

Dia do nordestino - Roteiro de atividades

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade de Leitura no dia do Nordestino

 

Para esta atividade sugerimos que os alunos realizem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre a região nordeste do país.

  Além disso, os alunos serão estimulados a pesquisarem em grupos todos os elementos históricos e culturais do povo do Nordeste, seus costumes, comidas, vestimentas, dia a dia e sua importância no aspecto histórico brasileiro. Os achados mais importantes deverão ser anotados.

Dia do nordestino - Roteiro de atividades

Produção Textual sobre o Dia do Nordestino

 

Para a atividade de produção textual, os alunos serão divididos em grupos, onde deverão desenvolver um texto sobre a história e a cultura do nordestino. As informações coletadas na fase anterior deverão ser utilizadas como base.

  Na sequencia, os alunos deverão desenvolver um cartaz sobre o texto que criaram, abordando o essa data comemorativa. Os alunos deverão dispor de cartolina, folhas coloridas, flores, canetas, cartazes, purpurina, dentre outros materiais.

 

Dia do nordestino - Roteiro de atividades

Feedback

 

Para a atividade de feedback, cada grupo deverá apresentar para a turma o cartaz criado sobre a história e cultura do povo do Nordeste. Os alunos poderão fazer perguntar e interagir livremente. Além disso, o professor poderá sugerir um debate sobre o tema para desenvolver o pensamento crítico e oratória dos alunos.

Ao final das apresentações, cada aluno poderá classificar a atividade com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.