Dia do Policial – diferenças em polícia civil e militar

0
1268
Dia do Policial - diferenças em polícia civil e militar

Dia do Policial Civil e Militar: quais as diferenças entre eles e como dialogar a função da policia no ambiente escolar

No dia 21 de abril comemora-se o dia do policial civil e militar, ambos com grandes papéis em nossa sociedade. Não existe país no mundo capaz de manter a ordem e soberania interna sem que se utilize de forças públicas, em outras palavras, de forças policiais.

Dia do policial

E o melhor de tudo é que dialogar suas funções no ambiente escolar é fácil. Vamos lá?

O caráter regional das polícias no Brasil

O primeiro passo é compreender que as polícias civis e militares atuantes no Brasil possuem caráter regional, especificamente falando, elas atuam somente em seus respectivos estados. Cada estado possui uma polícia civil e outra militar, que juntas servem à segurança pública.

Dito isto, podemos prosseguir com as características básicas de cada polícia.

Polícia Militar

A famosa PM – Polícia Militar – possui caráter ostensivo preventivo, e isso basicamente pode ser entendido como a prevenção e o combate direto ao crime. Ela realiza o policiamento preventivo, seja por meio do policiamento motorizado ou a pé; ainda contando com as categorias de policiamento florestal, rural, rodoviário, de radiopatrulhamento, aéreo e por fim o escolar, este diretamente ligado com a escola, tendo como objetivo de garantir a segurança dos alunos e afastar a presença de sujeitos libidinosos do perímetro escolar.

O princípio ostensivo é exatamente a razão de ser da Polícia Militar. A simples presença de uma viatura e do contingente policial inibe boa parte a atuação criminosa e afasta a possibilidade de ações ilegais. Além do mais, a PM também socorre e atende diretamente o cidadão, resolvendo e mediando conflitos entre eles. Também vale lembrar que o corpo de bombeiros faz parte da Polícia Militar.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Polícia Civil

A razão de ser da Polícia Civil é basicamente investigar e solucionar os crimes cometidos em cada estado. Isso, entretanto, só ocorre uma vez que os delitos já foram praticados; e este é o fato o que a diferencia drasticamente da Polícia Militar, que os previne e combate durante a sua prática.

Quando um delito ocorre e o sujeito é preso, o policial militar encaminha o criminoso até uma delegacia de polícia, que pertence a Polícia Civil, e lá é realizado o B.O – Boletim de Ocorrência – o sujeito é preso e a Polícia Civil assume sua custódia, liberando os policiais militares para retomar suas funções de patrulhamento. Além do mais, quando um crime é cometido e não se sabe o responsável, é a Polícia Civil que busca solucioná-lo por meio de seus investigadores.

O sério problema da criminalidade no Brasil

Não é uma crítica direta a Polícia Civil, e sim uma análise da precária taxa de resolução de crimes no Brasil, que nos mostra que algo está muito errado. Em nosso país, tristemente, somente cerca de 5 a 8% de todos os crimes praticados são solucionados e seus respectivos responsáveis são punidos. É uma lástima. Você pode conferir uma reportagem na íntegra a respeito disso:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/04/maioria-dos-crimes-no-brasil-nao-chega-ser-solucionada-pela-policia.html

Com relação a estruturação e organização das polícias, segue um vídeo com a opinião de um próprio bandido, além de um especialista. Trata-se do trecho de um documentário. Segue o mesmo:

O documentário pode ser assistido na íntegra através do seguinte endereço:

Bônus: materiais sobre a importância do papel das polícias nas escolas

Atuação policial no combate à violência escolar:
http://www.catolicavirtual.br/catedra/wp-content/uploads/2011/05/249_243.pdf

Caderno Polícia e Escola – Projeto Polícia e Escola:
http://www.soudapaz.org/upload/pdf/cadernopol_cia_2.pdf

Conclusões

Se você já chegou aqui deve ter percebido que não há segredos com relação à abordagem sobre o tema das duas polícias. Em nosso país existe certo receio com relação às polícias, e isso é muito nocivo de modo geral para a sociedade, o que cria tensões. Devemos reconhecer o importante papel dos policiais civis e militares, valorizando-os e apoiando-os como acontece em países mais desenvolvidos. Sem dúvidas, também é preciso pressionar as autoridades para que a corrupção nas nossas instituições públicas seja combatida exaustivamente.

Para finalizar, se você deseja acabar com qualquer dúvida de seus alunos com relação à função de nossas duas polícias, não há segredo, bastando ressaltar o caráter estadual que as polícias possuem no Brasil, além do fato de que a militar previne e combate diretamente o crime e a civil é responsável pela investigação e solução dos casos.

Através deste artigo, esperamos que as suas aulas sejam proveitosas, os policiais possam ser prestigiados e os alunos tenham aprendido mais e melhor sobre a importante função da polícia em nossa sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.