Hoje nós vamos falar sobre o Dia do Professor,  uma importante data que celebra profissionais da educação tão importantes para a nossa sociedade.

A data também é muito importante para manter uma boa relação professor e aluno,  aspecto imprescindível de um processo de ensino-aprendizagem bem sucedido. 

No dia do professor os docentes costumam ser homenageado por seus estudantes e isso fortalece o vínculo entre ambos, além de ser um momento muito gratificante para o professor.

Nós vamos explicar para você sobre como surgiu essa data no Brasil e também vamos falar sobre o Dia do Professor em outros lugares do mundo, demonstrando que essa é uma data celebrada em muitos países!

Vamos lá?

Saiba mais sobre o Dia do Professor 

Em nosso país o dia do professor é comemorado em 15 de outubro,  uma data que celebrada anualmente em todas as escolas, onde são feitas homenagens para os professores que o restante da equipe escolar e pelos alunos.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Homenagear o professor é muito importante, esse é um profissional profissional  sobre o qual se assentam os alicerces da sociedade. Afinal de contas, todos nós só somos o que somos hoje porque já passamos pelas mãos de  professores que nos alfabetizaram e cuidaram da nossa educação.

E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa data tão importante para nossa educação e para a nossa vida. Afinal todos nós já fomos alunos e  também temos entre os nossos leitores muitos professores!

Acompanhe.

O dia do professor no Brasil

O dia 5 de outubro foi proclamado pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores em 1994, para celebrar a aprovação, ocorrida em 5 de outubro de 1966, da Recomendação da UNESCO/OIT sobre o Estatuto dos Professores, em cooperação com OIT.

happy teacher with students background 1098 2917 4829184
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A situação ocorre em uma conferência intergovernamental especial convocada pela UNESCO e realizada em Paris.

Como podem ver a data proclamada pela Unesco é 5 de outubro enquanto que no Brasil nós  celebramos no dia 15, existe um bom motivo para isso. 

Foi no dia 15 de outubro de 1827, que Dom Pedro I, o Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. 

Ficou decretado que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. 

Esse decreto versava ainda sobre várias coisas interessantes: como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. 

Todas as ideias eram bem inovadoras, e revolucionárias, mas acabaram não sendo cumpridas, o que foi uma grande pena para nossa educação. 

Mas, foi somente no ano de 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

A ideia nasceu em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. 

No decorrer do período letivo do segundo semestre, que acontecia ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para descanso da rotina e também de Congresso e analisar os rumos da Educação no restante daquele ano.

A celebração do dia do professor foi um verdadeiro sucesso e espalhou-se pela cidade,  percorrendo todo o país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. 

Este decreto traz a definição essencial da razão deste feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

De lá para cá o dia do professor vem sendo celebrado no Brasil todos os anos em 15 de outubro. 

Quais outras datas relacionadas ao dia do professor são celebradas em 5 de outubro?

No dia 5 de outubro celebra-se também a adoção, pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação da UNESCO sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior.  Em vários países do mundo existe um dia especial para os professores, em muitos deles a data é feriado, enquanto que em outros é apenas um dia para realizar homenagem.

O que posso fazer para o Dia do Professor junto aos meus colegas professores?

Se você é professor e quer comemorar o seu dia de uma forma divertida junto aos seus colegas, que tal fazerem algumas brincadeiras para confraternizar e descansar?  Se você estiver sem ideias dá uma olhada no nosso artigo: 10 brincadeiras para professores.

O dia do professor em outros lugares do mundo

O dia do professor não é celebrado apenas o Brasil,  vamos apresentar para você agora algumas curiosidades sobre como a data é celebrada em outras Nações.

senior teacher standing near desk classroom 23 2148201068 1124060
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

No dia 5 de setembro é o Dia do Professor na Índia. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. 

Quando o Dr. Radhakrishnan tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns de seus alunos e amigos se aproximaram e lhe pediram para permitir que eles comemorassem seu aniversário no dia 5 de setembro. 

Em resposta, o Dr. Radhakrishnan disse: “Ao invés de comemorar o meu aniversário separadamente, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de setembro fosse marcado como o Dia do Professor.”

Contudo, ele não é um feriado na Índia.  É tido como uma data comemorativa onde as crianças e professores vão para a escola normalmente, mas as atividades habituais e de classe são substituídas por atividades de celebração, agradecimentos e recordações. 

Já na Malásia o dia do professor é comemorado em 16 de Maio no início do ano, e na Albânia é o dia do professor é realizado em 7 de Março sendo feriado nacional.

Mas, esse não são os únicos países do mundo a comemorar o Dia do Professor em uma data bem diferente da determinar a pela Unesco e do dia comemorado no Brasil.

Quais outras Nações do mundo também comemoram o dia do professor?

A China comemora o Dia do Professor no dia 28 de Setembro, data escolhida em homenagem ao dia de nascimento do filósofo Confúcio. Na República Checa o dia do professor é um feriado não oficial comemorado em 28 de Março. E a América Latina também tem o dia internacional do professor Celebrar em todo o continente no dia 11 de setembro. 

Onde posso saber mais sobre  a carreira docente?

Se você ficou interessado pela profissão docente ou já é professor,  e quero ideias para incrementar a sua carreira dá uma olhada no nosso artigo sobre Formação de professores.

O Dia do Professor: dicas finais

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte pra gente o que você achou nos comentários!

back school concept with woman studying library 23 2148172405 6810285
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Como vimos o dia do professor é celebrado em muitos países do mundo e no Brasil essa é uma data para lá de especial para todos os educadores e seus alunos!

Se você é professor não deixe de comemorar o seu dia, se você  é aluno Não deixe de homenagear os seus Mestres e parabenizá-los no dia 15 de outubro!

 Até a próxima!