Olá, hoje vamos falar sobre o Dia do Profissional de Educação Física. Uma data que merece ser lembrada pela escola e professores. Boa leitura!

01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física – Plano de Aula

O dia do Profissional de Educação Física é uma ótima oportunidade para abordar o aspecto do ensino de esporte, bem como introduzir os alunos ao mundo das profissões. Além disso, esta atividade poderá acontecer em parceria com a disciplina de Educação Física, com uma homenagem a estes professores. Dentro do ambiente escolar, a Educação Física abrange a cultura corporal, introduzindo e integrando o aluno nesta temática e preparando-o para produzi-la, reproduzi-la e também transformá-la.

01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, expressão corporal, esportes e criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física e pedagogos.

Brainstorm para o dia do profissional de educação física

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor de educação física venha até a sala de aula e apresente para os alunos os movimentos a sua profissão. Com o professor de educação física representando o próprio motivo desta data comemorativa e com os alunos reunidos em um círculo, o professor da disciplina ou pedagogo deverá perguntar aos alunos tudo o que eles sabem sobre os profissionais da Educação Física.

Em uma conversa descontraída o professor poderá introduzir a história desta profissão trazendo do esporte, cultura, dança e expressão corporal. Em seguida, cada aluno deverá anotar no quadro o que gostaria de aprender sobre este tema.

Atividade de Leitura para o dia do profissional de educação física

Para a atividade de leitura sugerimos uma base científica para os professores através do trabalho publicado por Darido (2004) neste link. Os alunos serão estimulados a pesquisarem em grupos aspectos do ensino da Educação Física, do engajamento dos alunos nas atividades e sobre a importância desta disciplina.

Em seguida, deverão fazer um paralelo com a história da profissão. Uma pesquisa online também poderá ser conduzida, com anotação dos achados mais importantes.

Produção textual para o dia do profissional de educação física

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre “A importância dos Profissionais da Educação Física na Escola”. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam.

Elementos do esporte, arte e cultura poderão ser introduzidos em todos os trabalhos e os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta.   Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala, reconhecimento cultural, com os esportes e com a profissão, dentre outros.

Feedback para o final da sua aula sobre o dia do profissional de educação física

Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema “Dia do Profissional de Educação Física”. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre a história da profissão. Ao mesmo tempo, o professor de educação física será responsável por criar jogos e brincadeiras com os alunos.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado. Os alunos poderão ainda escrever cartões de agradecimentos para os professores de Educação Física da escola.

Compartilhe o nosso plano de aula para o dia do profissional de educação física

Obrigado por nos acompanhar, abraços e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.