Dia do Programador

0

Olá, pessoal! O post de hoje é pra partilhar o que vocês irão encontrar na sequência didática “13  de setembro – Dia do Programador” do E-book 48 Atividades para o mês de setembro.

13  de setembro – Dia do Programador

No dia 13 de setembro comemora-se o dia do Programador. Este profissional trabalha com programação de computadores, desenvolvendo sites e outros softwares. Por ser uma profissão muito atual, o professor estará estimulando a aproximação dos alunos com temas da atualidade e com o mercado de trabalho, mantendo a abordagem profissional em sala de aula.

Para o Dia do Programador propomos trabalhar com:

  • Elaboração de uma atividade em equipe;
  • Desenvolvimento de habilidades como a escrita e a criatividade;
  • Atividade interdisciplinar entre as disciplina de português e ciências.

Dia do Programador

Estrutura dessa proposta da atividade para o Dia do Programador

  • Essa sequência didática é composta por um momento inicial de brainstorm, no qual sugerimos uma discussão sobre os passos que o professor deverá tomar a fim de realizar a atividades proposta;
  • Sugestão de uma atividade de leitura, em que sugerimos um referencial teórico que auxiliará o professor nesse processo, indicando um material para consulta e leitura;
  • Orientação para a proposição de uma produção textual.;
  • Sugestão de uma atividade de FeedBack, na qual orientamos detalhadamente como deve acontecer.

Conheça uma das nossas atividades: Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor deverá passar para a turma uma cesta com recursos visuais: imagens de computadores, imagens de programadores, softwares, jogos de computador, dentre outros. Os alunos serão questionados sobre qual é o profissional é responsável por aqueles programas e jogos.

Se houver possibilidade, o professor poderá convidar um programador para falar da sua profissão com os alunos e tirar dúvidas durante a sua apresentação. Os alunos serão estimulados a conversarem e debaterem o assunto, e o professor poderá direcionar a conversa sobre o tema.

Conheça uma das nossas atividades: Atividade de Leitura

Para a atividade de aprendizagem sobre o tema “Dia do Programador” , os alunos serão convidados a pesquisarem online, em seus celulares ou no laboratório de informática, aspectos sobre a profissão programados, sua história, atribuições, faculdade, dia a dia, remuneração, jornada de trabalho, dentre outros.

 O professor de informática poderá trabalhar em sala de aula os aspectos mais relevantes deste profissional. Os alunos poderão pesquisar sobre esta temática e serão estimulados a conversarem sobre esta profissão após cada pesquisa.

Conheça uma das nossas atividades: Produção Textual

Para a produção textual, os alunos utilizaram como base a pesquisa online realizada sobre a profissão programador. Em um primeiro momento, os alunos deverão produzir um texto introdutório sobre a profissão.

O professor deverá criar em sala de aula um ambiente calmo e tranquilo, que estimule a concentração e a produção escrita.

Dia do Programador

Conheça uma das nossas atividades: Feedback

Para a atividade de feedback, cada aluno deverá ler para a turma o seu texto e em seguida, explicar com suas palavras o que aprendeu. Além disso, sugerimos a utilização das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book, onde a turma poderá expressar a sua satisfação com o tema apresentado.

Obrigado por se interessa por esse e-book, intitulado 48 Atividades para o mês de setembro!!!

Para comprar esse book aqui:

Dia do Programador 1

Não perca tempo!