Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Propagandista, vamos lá?

Atividades para o Dia do Propagandista – 02 de Abril

O propagandista é aquele que usa técnicas especiais para apresentar ou divulgar um determinado produto ou marca. Ele possui um conhecimento que faz com que o seu público-alvo se interesse por determinado produto ou serviço, e despertando o interesse da compra. Este profissional pode trabalhar também em campanhas políticas.

Para realizar uma propaganda, é necessário ter as mais diversas informações sobre o item apresentado. Dessa forma, é possível fazer uma melhor descrição do produto e também tirar qualquer dúvida que o consumidor possa ter.

No Brasil, o dia 2 de abril é tido como o Dia do Propagandista.  

O que é o Dia do Propagandista?

O dia do Propagandista traz para a sala de aula a oportunidade de apresentar aos alunos mais uma profissão. Como a escola é um local que contribui para a definição dos gostos profissionais dos alunos, incluir temáticas dessa área pode ajudar no desenvolvimento de novas habilidade, impactando positivamente no futuro dos alunos. Assim, esta atividade traz uma reflexão profunda para os alunos.

Através do gênero textual propaganda, os alunos serão conduzidos para uma maior compreensão da temática abordada. Nesta atividade teremos a oportunidade de se trabalhar com recursos visuais e vídeo e ao mesmo tempo desenvolver produção textual. Poderá ser desenvolvida por professores e pedagogos nas disciplinas portuguesa, literatura, língua estrangeiras e história, com participação ativa dos alunos.

02 de abril – Dia do Propagandista

Atividades introdutórias sobre o Dia do Propagandista – 02 de Abril

Para a oficina de ideias o professor começará a aula com o vídeo de uma propaganda. Após apresentar o vídeo, os alunos deverão dizer do que se trata o vídeo. Assim que a resposta “propaganda” for alcançada, o professor apresentará a data comemorativa em questão.

Após esse momento, será perguntado à turma “o que fazem os propagandistas?”. As respostas dos alunos irão nortear o professor acerca das discussões, análises e conhecimento que esta atividade deverá conter. Os alunos serão direcionados pelo professor para uma discussão descontraída.

Atividade de Leitura para o Dia do Propagandista

Para a atividade de leitura, será realizada a leitura ativa de textos sobre propaganda e como criar uma propaganda. Sob a supervisão do professor, os alunos deverão ler textos online sobre estes temas. A atividade de leitura será realizada em silêncio em um primeiro momento e em seguida, com participação dos alunos relatando o que entenderam dos textos. Sugerimos a leitura de textos online como este disponível nos links:

https://demonstre.com/5-atividades-com-propagandas/

https://demonstre.com/propagandas-politicas/

http://www.matildefilmes.com.br/propagandas-criativas-que-conquistaram-seus-objetivos/

https://www.ignicaodigital.com.br/aprenda-como-fazer-propaganda-de-um-produto/

https://novonegocio.com.br/publicidade/como-fazer-propaganda/

https://pt.wikihow.com/Criar-uma-Propaganda-de-Sucesso

Como ferramentas de pesquisa, os alunos estarão livres para utilizarem os computadores do laboratório de informática ou os próprios celulares. Além disso, o professor de história será convidado a abordar da propagando no Brasil e no mundo e o tema também poderá ser trabalhado por professores de línguas estrangeras.

Atividade de Produção textual para o Dia do Propagandista – Gênero Criando uma propaganda

Para a atividade de produção escrita, cada aluno irá escolher um tema ou produto e criar a sua própria propaganda. Questões sobre as qualidades do produto ou tema escolhido, benefícios, contribuições, características poderão ser abordados. O professor poderá ajudar os alunos a delimitarem o seu tema principal e a desenvolverem o texto a partir disso. Assim que o tema for escolhido, os alunos deverão produzir uma propaganda em forma de vídeo, panfleto, anúncio, dentre outros com base no aspecto escolhido.

Sugerimos a criação de um ambiente calmo e tranquilo que favoreça a concentração e a criatividade do aluno para esta produção textual.

Atividade de Avaliação para o Dia do Propagandista

Ao final da atividade, os alunos irão apresentar as propagandas criadas. Elementos de todos os textos deverão ser reunidos e os alunos montarão um cartaz para fixar no mural da sala de aula para reforçar a ideia de como criar uma propaganda.

Como avaliação os alunos pregarão carinhas felizes ou tristes (ferramenta faces – ver no final deste e-book) no cartaz, ao mesmo tempo que contam o que aprenderam nesta atividade.

 

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://go.hotmart.com/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia do Propagandista

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.