Dia do Psicólogo – Guia de atividades

1
564
Dia do Psicólogo – Guia de atividades 2

E aí, pessoal. Tudo bem? O tema de hoje é o Dia do Psicólogo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Dia do Psicólogo – 27 de agosto

Mantendo a temática do mundo do trabalho na escola, o Dia do Psicólogo é uma grande oportunidade para continuar apresentando aos alunos uma opção profissional. Acreditamos que compreender o universo das profissões garante ao aluno a definição dos seus gostos e habilidades.

Abordando este tema de maneira lúdica, o processo de ensino se torna enriquecido e os alunos podem aprender durante as brincadeiras e atividades.

Nesta atividade, o professor ou pedagogo poderá trabalhar a partir dos gêneros textuais e da disciplina de línguas (português, inglês e espanhol) a expressão de pensamentos do aluno e o reconhecimento de uma nova profissão. O aluno desenvolverá habilidades de pensamento, pesquisa, leitura e escrita.

Brainstorm

Para esta oficina de ideias o professor deverá levar para a sala de aula diversos pedaços de papel em branco e balões coloridos. Os alunos deverão encher os balões enquanto o professor escreve no quadro a palavra PSICÓLOGO.

O professor irá introduzir esta profissão aos alunos, apresentando brevemente as suas funções. Os alunos serão convidados a escreverem nos pedaços de papel todas as ideias, pensamentos e conceitos que tem sobre este profissional e colarem estes pedaços de papel nos balões distribuídos pela sala. Os balões serão colocados na parte da frente da sala, para que os alunos vejam as ideias produzidas.

O professor poderá pegar diferentes balões e comentar sobre as ideias e palavras escritas em cada um deles, permeando os alunos nos conceitos aplicados na primeira fase desta atividade.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura sugerimos como base o site do Conselho Federal de Psicologia. O professor poderá preparar textos, aulas e guias com base neste site. Além disso, uma atividade de pesquisa online no laboratório de informática ajudará os alunos a entrarem em contato com a profissão e compreenderem melhor as suas atribuições. Sugerimos os seguintes tópicos para a pesquisa nesta atividade de leitura:

  • O que faz um psicólogo
  • História da profissão
  • Faculdade necessária
  • Anos de faculdade
  • Ambiente de trabalho
  • Horas de trabalho
  • Vestimenta
  • Salário

Produção Textual

O gênero textual conto será trabalhado nesta atividade. Em um primeiro momento, o professor irá desenvolver com os alunos os requisitos necessários para a escrita de um conto.

O professor poderá introduzir a estrutura do texto e estará durante toda a atividade dando dicas para os alunos. Os alunos irão trabalhar individualmente, utilizando como base o conhecimento adquirido na etapa anterior de pesquisa e leitura.

Os contos deverão ter como tema principal o psicólogo e as possíveis situações que este profissional vive no seu dia a dia.Os alunos serão estimulados a serem criativos de desenvolverem quantos contos conseguirem. Nesta atividade, os contos dos alunos poderão ser desenvolvidos em inglês e/ou espanhol com o auxílio dos professores de línguas.

Feedback

Cada aluno será convidado a ler o seu conto para a turma e explicar um pouco sobre a profissão abordada. O feedback desta atividade será feito através da aplicação de uma das ferramentas de feedback no final deste ebook. Sugerimos a primeira ferramenta com as faces feliz ou triste.

O aluno também estará livre para expressar o que aprendeu nesta atividade. E o professor poderá avaliar o desenvolvimento de cada aluno durante a atividade.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

  1. Novamente uma atividade sobre uma profissão, ótimo! Acredito que mostrar todas as opções profissionais para os alunos é uma coisa muito importante tanto para o aluno valorizar todas as profissões como devem ser valorizadas, quanto para a decisão da carreira profissional do aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.