in , ,

Dia do Soldado – Roteiro de atividades

Dia do Soldado – Roteiro de atividades 2

Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia do Soldado. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia do Soldado – 25 de agosto

O dia do Soldado é um grande momento para abordar esta figura como profissional e como agente da história, tanto no Brasil como no mundo.

Dia do Soldado – Roteiro de atividades 1

As disciplinas de português e história são diretamente beneficiadas por esta atividade, onde os alunos podem adquirir conhecimento histórico, sobre profissão e desenvolver habilidades de pesquisa e escrita de gêneros textuais como a carta.

Nesta atividade, habilidade de imaginação, pesquisa, leitura, escrita e oralidade serão trabalhadas. Os professores ou pedagogos das disciplinas de português e história poderão executar esta atividade em sala de aula, com benefícios para os alunos.

Brainstorm

Para este brainstorm gostaríamos de motivar os alunos a falarem sobre os momentos históricos e políticos que conhecem que envolvem a figura do soldado. Em um círculo, cada aluno falará o que sabe e o que gostaria de saber. Após este momento, o professor passará pela turma figuras de soldados em seu ambiente de trabalho e exercendo a sua função.

Os alunos deverão então imaginar quem são estes soldados, como eles se chamam, o que eles gostam, o que fazem nas horas vagas, se tem filhos e como é a sua família. Esta estratégia de imaginação durante a oficina de ideias, aproxima os alunos do tema trabalhado, quanto permite que o lúdico cumpra a sua função no processo de aprendizagem.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura sugerimos que os alunos façam uma pesquisa online, no laboratório de informática ou nos livros de história da biblioteca em busca de mais informações sobre o soldado. Além disso, sugerimos um breve guia para esta pesquisa afim de direcionar os alunos em seus trabalhos:

  • O que é a profissão “soldado”
  • O que faz um soldado
  • Locais de trabalho
  • Vestimenta
  • Salário

Todos os achados relevantes deverão ser anotados. Em seguida o professor de português fará uma introdução ao gênero textual ficção científica, instigando e motivando os alunos quanto a relevância deste gênero para o entretenimento.

Produção Textual

Para a produção textual, cada aluno deverá usar como base o que anotou sobre a pesquisa feita na etapa anterior. Será trabalhado o gênero textual ficção científica onde o soldado será o personagem central do texto. Os alunos estarão livres para a criação, mas sugerimos que os textos não sejam demasiadamente longos (mais do que 3 páginas).

Sugerimos a criação de um ambiente calmo e tranquilo que favoreça a concentração e o foco do aluno para esta produção textual.

Feedback

Para a atividade de feedback, os alunos deverão ler os seus textos para a turma, buscando fazer interpretações dos fatos escritos e exaltando a figura do soldado. O professor deve providenciar um cartaz escrito “Dia do Soldado”.

Em seguida, cada deverá fixar o seu texto de ficção no cartaz e contar para a turma o que aprendeu nesta atividade. Como sugestão, o professor pode utilizar algumas das ferramentas de feedback deste e-book (ver ferramentas no final deste ebook).

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

Dia do Soldado – Roteiro de atividades 2


Dia do Soldado – Roteiro de atividades 3

 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

Vídeo: O parto - Mitos e verdades sobre o parto - o parto dói?

Vídeo: O parto – Mitos e verdades sobre o parto – o parto dói?

Livro: Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas

Livro: Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas