Olá, meus queridos! Tudo bem? O tema da vez é o Dia dos Artistas. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura.

Dia dos Artistas – 24 agosto

O dia dos Artistas segue a linha de trabalho com profissões além de garantir a oportunidade de uma atividade lúdica permeada pela criatividade artística do aluno. Acreditamos que introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho auxilia na definição de gostos e habilidades.

Assim, os alunos poderão desenvolver habilidades cognitivas, de ritmo, escrita, criatividade além de introduzir um novo conhecimento sobre arte, visitando um museu. As disciplinas de português, artes, história, inglês e espanhol poderão ser beneficiadas com esta data.

Brainstorm

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito ARTE.

Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre a arte e tudo o que gostariam de aprender. Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o artista.

Atividade de Aprendizagem

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história da arte, tipos de arte, a função do artista, poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita no museu de arte mais próximo da escola. O contato direto do aluno com a arte ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades. Se a visita ao museu não for possível, sugerimos uma vista online aos sites de diversos museus no Brasil (como o MASP em São Paulo) e pelo mundo. Nos museus onde o site estiver em inglês por exemplo, o professor de inglês poderá criar um tour online com os alunos, explicando cada parte do site do museu nesta língua.

Produção Artística

Nesta atividade os alunos estarão livres para criar o tipo de arte com o qual mais se identificou, por isso a etapa anterior de pesquisa é tão relevante. O professor irá convidar os alunos para a “Oficina do Aluno Artista”, onde os alunos receberão diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.

Os alunos estarão livres para utilizarem os recursos que preferirem. O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos. Diversos tipos de arte poderão ser criados. Como exemplo podemos citar pinturas, desenhos, quadros, esculturas, artesanatos, textos, poesias, músicas, teatro, dentre outros.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos irão expor a sua arte no pátio da escola, em um espaço criado para a “Oficina do Aluno Artista”. Um cartaz grande com o nome da oficina poderá chamar a atenção do público da escola. Os alunos irão apresentar as suas produções, explicando para os visitantes o objetivo da obra e reforçando que estão comemorando o dia dos artistas.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste ebook), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.