Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Internacional da Dança, vamos lá?

Atividades para o Dia Internacional da Dança – 29 de Abril

Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

O que é o Dia Internacional da Dança?  

O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril, sendo uma boa oportunidade para trabalhar em sala de aula as habilidades artísticas dos alunos. Por isso, nessa atividade sugerimos a realização de um concurso de danças.

Assim, os alunos poderão pesquisar sobre a história da dança, estilos de danças e atividade poderá ser conduzida por professores de história, educação física, artes e pedagogos.

Atividades introdutórias sobre o Dia Internacional da Dança – 29 de Abril

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de uma aula diversas imagens de pessoas dançando e as distribua entre os alunos. O professor também poderá utilizar vídeos. Com os alunos organizados em um círculo, o professor deverá perguntar quais danças os alunos conhecem e gostam.

Os alunos poderão discutir livremente sobre o tema. Depois desse momento, o professor poderá introduzir a data comemorativa “Dia Internacional da Dança” e explicar um pouco mais sobre o tema.

Atividade de Leitura para o Dia Internacional da Dança

Para a atividade sugerimos que os alunos realizem uma pesquisa nos livros textos de história, artes ou online sobre a história da dança e estilos de danças.

O professor de história poderá auxiliar nesta etapa. Além disso, sugerimos que os alunos busquem outras modalidades de estudo para a atividade de leitura, como a visualização de vídeos online, histórias, contos, dentre outros. Os achados mais importantes deverão ser anotados e o professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Sugestões de links:

https://funarte.gov.br/danca/29-de-abril-e-o-dia-internacional-da-danca/
https://mundodadanca.art.br/2011/04/dia-internacional-da-danca-2011.html

29 de abril – Dia Internacional da Dança 2

Atividade de Produção textual para o Dia Internacional da Dança – Gênero Concurso de dança

Para a atividade de produção, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por criar uma dança, de preferência com referência a estilos nacionais e internacionais como forró, valsa, balé, tango, salsa dente outros. Assim os grupos poderão ser desenvolver a coreografia e escolher a música. Os alunos estarão livres para criarem figurinos e deverão dispor de material artístico. O professor deverá estimular um ambiente criativo em sala de aula.

Atividade de Avaliação para o Dia Internacional da Dança

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar o concurso de danças “O Internacional da Dança”. Cada grupo irá à frente e deverá apresentar para a turma a sua dança. O professor poderá pedir para que os alunos contem com as suas palavras o que aprenderam com esta atividade e ainda poderá aplicar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book. Todos os alunos deverão receber uma estrela pela apresentação.

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Capa Ebook Atividades de ABRIL 1 8527354

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://hotmart.com/product/51-atividades-para-o-mes-de-abril-datas-comemorativas/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia Internacional da Dança

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!