Dia internacional da Juventude – Roteiro de atividades 1

Olá, pessoal! Hoje o nosso roteiro de atividades é sobre o Dia Internacional da Juventude. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia internacional da Juventude – 12 de agosto

O Dia Internacional da Juventude discute em cada ano temas relevantes para os jovens e propõe soluções para os seus problemas. Assim, esta data é uma excelente oportunidade de trabalhar cidadania e sociedade em sala de aula.

O professor poderá direcionar debates, produções escritas e artísticas sobre este dia, estimulando o aluno em diversos aspectos. Disciplinas como português, artes e história poderão ser beneficiadas com esta atividade.

Brainstorm

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo e o professor deverá dispor de imagens de jovens, sorrindo, praticando esporte, se alimentando, e também jovens tristes, sozinhos, nas ruas.

O professor deverá conduzir uma discussão sobre a juventude e o que os jovens mais precisam para garantir um futuro de qualidade. Os alunos estrão livres para dar opiniões. Em seguida o professor apresentará a data comemorativa do dia como o dia Internacional da Juventude.

Atividade de Leitura

Para esta atividade sugerimos a leitura de artigos online no site da Organização das Nações Unidas (ONU), como este no link a seguir: Dia Internacional da Juventude: ONU debate Agenda para 2030 com jovens no Rio.   Os alunos também poderão realizar uma pesquisa online sobre o Dia Internacional da Juventude , caso o professor julgue necessário.

Produção Textual

Nesta atividade os alunos serão separados em duplas. O professor deverá dar as instruções sobre o texto escrito que será produzido. Os alunos serão convidados a desenvolverem um texto sobre “Como foi criado o dia Internacional da Juventude?”.

Em um segundo momento cada dupla irá fazer um cartaz em comemoração ao o dia Internacional da Juventude. Os alunos receberão diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros. Os cartazes deverão ser colados nos corredores da escola, para a apreciação de outros estudantes.

Feedback

Para a atividade de feedback cada dupla irá ler o seu texto em frente a sala. Ao final de cada leitura, os alunos terão 3 minutos de debate com mediação do professor. Em seguida as duplas poderão explicar o que aprenderam com esta atividade.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste ebook), onde cada aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.